Veja como usar o Telegram no celular e na web


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Usar o Telegram no celular e no PC simples e intuitivo. O aplicativo de mensagens gratuito é considerado o principal concorrente do WhatsApp. Além de textos, o app permite o envio de fotos, vídeos e arquivos de até 1.5GB em qualquer formato.

Os novos contatos ainda podem ser adicionados pelo nome de usuário ou pelo número de telefone. O serviço também garante a criação de grupos com até 100 mil pessoas e canais com número ilimitado de membros.

Outra funcionalidade que merece destaque é o chat secreto. Ao ativar a opção, é possível configurar mensagens e arquivos para se autodestruírem após determinado período de tempo. Além disso, não permite capturas da tela da conversa.

WhatsApp ou Telegram? Descubra qual app é o melhor e mais seguro

Como usar o Telegram no celular

O programa de mensagens está disponível para smartphones com os sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone. Caso já tenha baixado e instalado o app em seu celular, basta seguir os passos abaixo:

1. Abra o Telegram;

2. Toque sobre o botão Comece a conversar;

3. Na tela seguinte, insira o número do seu celular e toque no ícone de check (✓), na parte superior direita do visor, para confirmar;

4. Surgirá uma mensagem informando que o seu número está sendo checado. Segundos depois, você será direcionado para a tela inicial do app;

5. Para adicionar novos contatos, vá no ícone composto por três linhas horizontais e, no menu que abrir, em Contatos;

Como usar o Telegram no celular e na web

6. O serviço exibirá os contatos da agenda telefônica do dispositivo que também são usuários do Telegram. Para falar com um deles, basta tocar sobre o nome e a janela de bate-papo será aberta.

Como usar o Telegram Web (sem baixar nada)

Para utilizar o Telegram Web, não é necessário fazer o download do programa no PC nem tê-lo instalado no celular. Basta acessar o site do serviço no navegador.

1. Acesse o site do Telegram Web;

2. Será exibida a tela de login, na qual é necessário informar o país e o número de seu celular. Ao concluir, clique em Próxima;

Como usar o Telegram Web

3. Uma janela de confirmação surgirá. Se o número estiver correto, clique em OK;

4. Um código de ativação será enviado para o seu telefone via SMS ou através do app Telegram, caso o tenha instalado no celular. Insira o código no campo correspondente e, depois, clique em Próxima;

5. Você será direcionado para a tela inicial da aplicação. Assim como na versão mobile, é possível checar os amigos que utilizam o programa. Para isso, toque no ícone de três linhas situado no canto superior direito da tela;

Como usar o Telegram na web

6. No menu que abrir, clique em Contatos;

7. Clique então sobre o nome da pessoa com quem deseja conversar para que seja aberta a janela de bate-papo.

Telegram para PC

Além das versões para celular e web, o mensageiro dispõe ainda de uma edição para desktop, disponível para Windows, MAC OS e Linux. Caso o usuário opte por usá-la, é necessário baixar e instalar o programa no computador.

Assim como nas versões web e mobile, é necessário informar um número de telefone móvel válido. Dentre as vantagens em relação à versão para web, está a possibilidade de criar canais, realizar chamadas e ativar o modo noturno.

Telegram ou WhatsApp?

Como o Telegram e o WhatsApp têm a mesma função, ou seja, os dois apps são mensageiros, é comum surgirem comparações entre eles. Entretanto, cabe ao usuário decidir qual é a melhor opção para si, de acordo com suas necessidades.

Em relação ao número de usuários, o WhatsApp sai na frente, uma vez que é mais popular no Brasil e, por isso, tem maior número de adeptos. Mas, para quem precisa manter a discrição e ter mais privacidade, o Telegram tem algumas vantagens.

Com a função de Chat Secreto, é possível fazer com que todo o conteúdo seja destruído após determinado período de tempo, além de não permitir a captura de tela da conversa. O programa oferece ainda proteção por senha de forma nativa, sem a necessidade de instalar apps terceiros.

Saiba como usar o WhatsApp Web e WhatsApp Desktop no PC ou Mac

Telegram chat secreto

Pessoas que desejam se comunicar com uma grande quantidade de contatos, também podem preferir o Telegram. Os grupos no app suportam ter até 100 mil usuários (contra apenas 256 do concorrente).

Há ainda a possibilidade de criar canais nos quais somente os administradores podem enviar conteúdos - os demais são apenas espectadores.

No quesito transferência de arquivos, o Telegram também se destaca. Enquanto o WhatsApp suporta apenas fotos de até 16MB e arquivos em geral de 100MB, o rival garante o envio de itens de até 1.5GB.

Entretanto, no que diz respeito a conversas por vídeo e áudio, o WhatsApp ainda é o campeão. O concorrente é compatível somente com ligações por voz, enquanto o líder da categoria conta com chamadas de vídeo em grupo com capacidade de até quatro participantes.

Se, por acaso, o WhatsApp é o seu eleito, confira então como recuperar mensagens apagadas e conversas no mensageiro. Veja também como ter dois WhatsApps em um celular em apenas 3 passos.

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.