Aprenda como compactar imagem sem instalar nenhum programa


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Quem tem um blog ou site já deve saber que compactar imagens é fundamental. Além de economizar espaço nos servidores, ainda são carregadas mais facilmente, contribuindo para uma maior rapidez na navegação. Logo, saber como compactar uma imagem não é somente importante, mas necessário. Pensando nisso, o AppGeek resolveu explicar como fazer isso facilmente e sem enrolação!

Com diversas plataformas online e softwares disponíveis atualmente, uma das maneiras mais simples para compactar uma imagem é escolher um serviço online que conta com essa função. Entre os mais utilizados estão:

Entre os softwares para o PC analisados pelo AppGeek, os destaques ficam para o PNGGauntlet, com versões compatíveis com Windows, MacOS e Linux, e o Caesim, disponível para o sistema operacional da Microsoft.

Como compactar imagem

O processo de compactação é bastante similar nas mais variadas plataformas. Para o tutorial, selecionamos o Compress Now, que é muito simples e intuitivo, bastante rápido para compactar imagens facilmente. Confira!

1. Abra o seu navegador de internet e acesse o site do Compress Now;

Compactar imagem com o Compress Now

2. Escolha um Nível de compressão;

  • Aqui, você pode deslizar a barra para ter uma compressão alta ou outra com menos perdas na qualidade. Bastante útil para quem não quer que a imagem fique irreconhecível depois de compactá-la.

3. Clique em Enviar imagens (ou solte as que desejar na caixa disponível);

  • É possível compactar até 10 imagens de uma vez no Compress Now.

4. Selecione Comprimir;

  • Antes de salvar a imagem no computador, o Compress Now oferece uma visualização de como ela ficará. Isso é importante porque algumas imagens podem perder muita qualidade com a compactação. Logo, saber exatamente se a alteração não vai afetar consideravelmente a imagem é fundamental.

5. Para salvar a imagem, basta clicar em Baixar.

Fim! Muito rápido, simples e fácil, em questão de segundos você consegue ter todas as imagens compactadas para publicar nas redes sociais, no seu blog ou site.

Há ainda outras formas de você compactar imagens, utilizando o Photoshop ou outro editor de imagens disponível para celulares e computadores.

Nos editores, basta encontrar as opções de tamanho da imagem e redimensioná-las de acordo com as suas necessidades. Para não se perder, é importante estar atento à qualidade da imagem redimensionada e checar se não houve perdas significativas.

Turista mulher fótografa a tirar fotos

Vantagens de compactar imagens

Hoje em dia, o Google é uma das fontes de onde vêm leitores e visitantes do seu site. Por isso, é importante estar atento ao tamanho das imagens publicadas, pois o motor de busca dá preferência para sites de carregamento rápido. Ou seja, que abrem facilmente e sem enrolação, entregando o conteúdo sem lentidão.

Segundo a empresa, sites rápidos satisfazem mais, facilitando o ganho de seguidores e até mesmo retornos financeiros, caso o seu site seja voltado para a venda de produtos ou serviços. Além disso, o Google revela que internautas passam menos tempo em sites lentos ou que demorem para apresentar conteúdos, como imagens e vídeos.

É fundamental prestar sempre atenção à velocidade que seu site ou blog tem na hora do acesso. As conexões de internet não contam com padrões de velocidade muito definidos e, por isso, variam muito, dependendo da localidade em que o internauta se encontra.

Por isso, mantenha páginas leves! As chances de melhores resultados aumentam.

Agora que você já sabe como compactar imagens, temos 7 aplicativos para montagem de fotos que você precisa conhecer! Se precisa de outros formatos, veja como converter imagem sem programas. Mas se está à procura de curtidas, conheça 7 apps para transformar fotos em desenhos.

Para digitalizar documentos, aqui estão 10 aplicativos para escanear pelo celular. E se quer garantir mais privacidade no celular, veja 8 apps para esconder fotos.

Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade, religião, entre vários assuntos. Sem falar nas nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, Game of Thrones, etc. e tal.