Saiba como ter uma conta comercial no WhatsApp Business em 5 passos


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

O WhatsApp Business foi desenvolvido com os pequenos empresários em mente. Ter uma conta comercial no mensageiro mais utilizado do mundo pode ser ótimo para estar em contato com clientes e potenciais parceiros de forma rápida e agradável, já que a maioria das pessoas utiliza o aplicativo.

Por isso, o AppGeek resolveu explicar como ter uma conta comercial no WhatsApp Business. Isto pode alavancar os negócios e trazer ainda mais vantagens para a sua empresa e seus clientes, que podem passar a ter contato com o seu empreendimento de forma instantânea.

Como ter conta comercial no WhatsApp Business

O procedimento para ter uma conta comercial no WhatsApp Business é basicamente o mesmo de quando se cria uma conta pessoal. É muito rápido e simples, mas é aconselhável utilizar um número de telefone somente para os negócios.

1. Baixe e instale o aplicativo no celular;
2. Abra o app e clique em Concordar e Continuar;

Como ter uma conta comercial no WhatsApp Business


3. Insira o número de telefone que usará no WhatsApp Business;

  • Caso o número inserido já seja utilizado no WhatsApp Messenger, o aplicativo fará a sugestão de transferir o número para a sua conta comercial. No entanto, se não deseja fazer isto, insira o número do celular empresarial.

4. Se não acontecer automaticamente, insira o código enviado por SMS para a verificação do número;
5. Dê as permissões necessárias para que o app acesse contatos e arquivos de mídia.

Pronto! Ao instalar o aplicativo, você já terá acesso a diversas ferramentas para utilizar o WhatsApp no seu negócio e aumentar a interação com clientes. As opções disponibilizadas pela plataforma são várias e o AppGeek explica uma a uma.

Como ter uma conta comercial no WhatsApp Business

Vantagens do WhatsApp Business

Perfil comercial

Ao criar um perfil comercial no WhatsApp Business, você poderá incluir informações cruciais para que clientes e possíveis prospectos estejam em contato com você e seu negócio. Não apenas pelo mensageiro, mas por diferentes canais.

No perfil comercial, você pode incluir dados como a descrição da empresa, o endereço da loja virtual e física (se possuir). Também dá para divulgar o site do empreendimento e disponibilizar endereços de e-mail para o caso de alguns usuários quererem entrar em contato desta forma.

Além disso, é possível incluir um mapa de onde está situado o endereço e incluir horários de funcionamento. Assim, todos ficam bem informados!

Estatísticas

Para que consiga ter uma visão geral de como o WhatsApp pode estar ajudando no crescimento do negócio, a plataforma traz estatísticas e métricas de diversos tipos para acompanhar tudo e não perder nenhum detalhe.

Estatísticas com conta comercial no WhatsApp Business

O mensageiro mostra dados sobre quantas mensagens foram enviadas com sucesso, entregues aos destinatários e lidas. É uma ótima ferramenta para se ter noção do quanto a estratégia de marketing tem sido eficaz através do WhatsApp Business.

As informações só podem ser acessadas no celular, mas contam com gráficos complexos e dados diversos que fazem a diferença na hora de criar uma nova campanha ou promoção.

Isto porque ter o conhecimento de quantas pessoas realmente têm se envolvido com suas mensagens pode ser um diferencial na hora de criar novas ações.

Mensagens rápidas e automáticas

Outra função muito interessante do WhatsApp Business é poder enviar mensagens rápidas e automáticas. Elas podem ser personalizadas de várias maneiras, seja um texto para dar as boas-vindas ou até mesmo para responder perguntas frequentes.

Respostas automáticas com a conta comercial no WhatsApp Business

Para que a interação com os clientes não seja prejudicada, dá para criar uma mensagem personalizada para garantir que em determinado momento as questões serão respondidas. Assim, quem entrar em contato em um momento que não há disponibilidade para resposta (ou uma resposta automática que sane tal dúvida), ficará assegurado de que receberá retorno assim que possível.

Etiquetas

No WhatsApp Business, você pode organizar seus contatos através de etiquetas. Isto facilita encontrar determinados clientes, que pediram informações ou estão à espera de um pedido. É interessante porque tudo é facilmente identificado por cores e nomes de categorias personalizadas por você.

Etiquetas de contatos com a conta comercial no WhatsApp Business

Assim, é possível visualizar rapidamente clientes que ainda estão em falta com o pagamento de algum produto ou serviço, aqueles que já receberam o que compraram e os que já tiveram os serviços oferecidos finalizados por você ou sua equipe. Ótimo para manter tudo organizado para um balanço no fim de mês!

Com uma conta comercial no WhatsApp Business, organizar seu negócio para ter uma interação mais direta e pessoal com os clientes fica fácil. Além disso, com as funcionalidades e vantagens das ferramentas disponibilizadas, criar promoções e campanhas pode ficar simples e muito mais atrativo.

Para integrar o mensageiro na rede social mais queridinha da atualidade, o AppGeek explica como colocar o link do WhatsApp no Instagram facilmente. Ensinamos ainda como ter dois WhatsApp no mesmo celular e como utilizar o mensageiro no PC.

Com tudo isso, utilizar o smartphone para fazer sucesso com os clientes é só uma questão de colocar a mão na massa!

Emerson Machado
Emerson Machado
Apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade e nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, etc.