Como contar caracteres e palavras no Word e Google Docs


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Contar palavras e caracteres do Word ou Google Docs é fundamental para fazer trabalhos e artigos com um número mínimo de letras. Tanto o editor de texto da Microsoft quanto o do Google dispõem do recurso integrado que informa essa quantidade.

No entanto, se preferir, é possível recorrer a ferramentas online que também fazem o serviço. O AppGeek mostra como contar caracteres nas duas plataformas e indica ainda as melhores opções de contadores online gratuitos. Confira!

Como contar caracteres e palavras no Word

O uso do recurso pode variar um pouco dependendo da versão do Word utilizada. Mas, salvo algumas nomenclaturas, o passo a passo é essencialmente o mesmo em todas elas.

1. Abra o documento do Word no qual deseja contar os caracteres;

2. Note que, na barra inferior do documento, há algumas informações. Entre elas, o número de palavras. Clique sobre ela;

contar caracteres no word

3. Será aberta uma caixa com mais informações sobre o texto. A ferramenta mostra quantas páginas, palavras, parágrafos e linhas que o documento tem. Além disso, indica o número de caracteres com os espaços entre as palavras e linhas incluídos e sem os espaços.

como contar caracteres no word

Se quiser saber essa mesma informação de apenas um trecho do texto, selecione a parte desejada com o mouse. Note que surgirão duas informações na barra de contagem de palavras xxx/yyy, no qual a primeira indica os dados apenas do conteúdo selecionado.

Ao clicar sobre a caixa, serão exibidas também somente os dados do trecho. Para voltar a ver informações sobre o texto por completo, clique em qualquer ponto do documento para desfazer a seleção.

como contar caracteres no Word

Se, por acaso, não estiver visualizando a opção de contagem de palavras na barra inferior do Word, é possível recorrer a outro caminho. Na aba Revisão, vá em Contar palavras. Esse método funciona tanto para o documento completo quanto para trecho selecionado do texto.

Como contar caracteres e palavras no Google Docs

No Google Docs, por padrão, o contador de palavras e caracteres não fica tão à vista quanto no Word. No entanto, é possível torná-lo sempre visível ou consultar apenas quando necessitar.

1. Abra o documento do Google Docs no qual deseja saber a quantidade de caracteres;

2. Vá em Ferramentas e, no menu que abrir, clique em Contagem de palavras. Se preferir, é possível acessar o recurso com o atalho de teclas Ctrl + Shift + C;

contar caracteres no Google Docs

3. A ferramenta exibe o número de palavras, páginas, bem como dos caracteres com e sem os espaços entre palavras e linhas. Se quiser que o recurso esteja sempre visível, marque a caixa ao lado da opção Mostrar a contagem de palavras ao digitar. Confirme em OK;

contar caracteres do google docs

  • Se quiser apenas checar, basta fechar a janela ao final da consulta.

4. Logo, surgirá uma caixa no canto inferior esquerdo da tela. Ao tocar sobre ela, aparecerão os demais dados. Para omitir o recurso, é só clicar em Ocultar contagem de palavras.

Se quiser saber as informações sobre caracteres e palavras de apenas um trecho do texto, basta selecioná-lo. Depois, é só consultar a ferramenta de contagem de palavras, do mesmo modo como indicamos acima.

Contador de palavras e caracteres online

Se usa um editor de texto como o Word Pad, que não oferece contador de palavras e caracteres integrado, as ferramentas online podem ser uma boa alternativa. Basta copiar o texto do programa, acessar o site e colar no local indicado pelo serviço.

Confira a seguir as melhores opções de serviços que permitem contar caracteres online.

Word Counter

Word Counter

Com uma interface bonita e fácil de usar, o Word Counter conta as palavras e caracteres automaticamente, em tempo real. O serviço oferece ainda ferramenta de contagem de palavras repetidas.

A ferramenta também indica, no topo do editor, se a quantidade de letras extrapola o limite do permitido em sites como Facebook, Twitter e da meta-descrição do Google. Há ainda recurso de revisão de texto, compatível somente com conteúdos em inglês.

Contador de caracteres

Contador de caracteres

Assim como o próprio nome indica, o Contador de Caracteres é simples e fácil de usar. Basta colar o texto na caixa de mensagem. Automaticamente, o serviço indica a quantidade de caracteres com e sem espaço, palavras e linhas. Qualquer alteração feita, seja incluir ou excluir letras, é exibida na hora.

Invertexto

invertexto

O contador de caracteres é apenas uma das dezenas de ferramentas oferecidas pela plataforma Invertexto. Assim como o exemplo acima, basta colar ou redigir o conteúdo. Então, fica sabendo na mesma hora informações sobre caracteres (com espaço), palavras e linhas.

CounterWords Free

Word Counter

O contador de texto do serviço CounterWords Free é bastante completo. Ao colar ou redigir o conteúdo na caixa de texto, é exibido automaticamente na lateral da tela informações como palavras, caracteres, frases, linhas e parágrafos.

Mas não é só. Também são contabilizados os numerais, pontuação, número de páginas e tempo médio de leitura silenciosa ou em voz alta. Ao rolar a tela, o usuário tem acesso às estatísticas das palavras usadas, com indicação de repetições.

Dados sobre contagens de caracteres

É comum serem solicitados documentos ou trabalhos com uma quantidade limite de palavras e caracteres. Mas esses números podem soar vagos. Afinal, quantas palavras tem uma página? E quantas páginas têm 5000 caracteres?

De acordo com o artigo sobre lauda da Wikipedia, um artigo que segue as normas da ABNT, pode ter mais de 3 mil caracteres em uma página A4. Nesse caso, é preciso usar fonte Times New Roman ou Arial tamanho 12 e espaçamento entre linhas de 1,5.

A resposta, no entanto, pode variar. Depende de fatores como o tipo e tamanho da fonte, espaçamento usado, número de linhas puladas, tamanho das margens, entre outros aspectos.

Portanto, com tantas opções disponíveis, a melhor alternativa pode ser mesmo utilizar um contador de caracteres. Apenas assim é possível certeza da quantidade de letras e palavras de seu texto.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.