Converter um arquivo PDF em um Excel é um procedimento que pode ser feito gratuitamente, sem precisar baixar nada. Normalmente, um documento é salvo em PDF com o objetivo de protegê-lo de alterações ou permitir que seja aberto sem problemas de formatação em qualquer aparelho ou sistema operacional.
Mas o que fazer se o original for perdido e modificações precisarem ser feitas nas planilhas? Os conversores online podem ser a salvação. É necessário apenas que o arquivo contenha tabelas.
Entre as opções de ferramentas disponíveis na web que oferecem o serviço estão:
Confira a seguir como transformar um PDF em Excel em 6 passos.
Como converter PDF em Excel
Os sites listados acima funcionam de maneira bastante semelhante, portanto, fique à vontade para escolher aquele que melhor o atenda. Em nosso tutorial, usaremos o I Love PDF para realizar a conversão.
1. Acesse o site I Love PDF;
2. O link acima já encaminha para a ferramenta de conversão de PDF em Excel. Portanto, clique em Selecionar arquivo PDF;
3. Ao encontrar o arquivo desejado, clique sobre ele e, depois, no botão Abrir;
4. Na tela seguinte, vá em Converta para Excel;
5. Aguarde alguns segundos e, então, clique em Baixe o Excel;
6. Agora, basta escolher a pasta onde deseja guardar, nomear o arquivo e finalizar o processo em Salvar.
- Ao abrir o arquivo baixado, pode ser que o programa não permita a edição, como medida de segurança. Para modificar o documento, basta clicar no botão Habilitar edição, exibido no topo da planilha.
Além de PDF em Excel, essas plataformas online permitem a mudança para vários formatos. É possível, por exemplo, converter Word em JPEG sem baixar nada, bem como transformar imagens em qualquer formato.
Como converter Excel em PDF
Quem desejar fazer o caminho contrário, ou seja, proteger um Excel transformando o arquivo em PDF, também não enfrentará dificuldades. O processo, inclusive, pode ser feito dentro do próprio programa da Microsoft.
1. Abra o arquivo do Excel que deseja salvar em PDF;
2. Vá na opção Arquivo, situada no canto superior esquerdo da tela;
3. No menu que abrir, clique em Salvar como;
4. Então, selecione a pasta na qual deseja salvar o arquivo;
5. Na janela que abrir, nomeie o documento e, em Tipo, selecione a opção PDF;
6. Finalize o processo em Salvar.
- Vale destacar que apenas é transformada em PDF a aba visualizada no momento em que o processo é realizado.
Por que salvar um arquivo em PDF?
O Portable Document Format (PDF) é um formato de documento criado em 1993 pela Adobe. A extensão é capaz de manter a formatação do arquivo preservado, independente do sistema operacional onde é aberto. Além disso, também oferece a possibilidade de proteger o conteúdo de qualquer tipo de edição.
Inicialmente, todos os arquivos em PDF eram inalteráveis, sendo, inclusive, impossível copiar dados. Atualmente, há maior flexibilidade e somente documentos salvos com senha pelo autor não podem ser modificados. Entre as alterações permitidas estão o destaque de partes do texto, criação de notas, inclusão de conteúdo, entre outras opções.
Salvar um arquivo em PDF é uma ótima opção caso tenha que ser lido por pessoas em diferentes dispositivos. Mais válido ainda quando o autor não quer que a formatação apareça diferente em cada aparelho nem que o conteúdo seja modificado.
Também é a escolha ideal para quem precisa imprimir algo em uma loja, por exemplo, e prefere evitar surpresas em relação à incompatibilidade com o sistema do local.
Curiosamente, é possível até mesmo salvar uma página da internet em PDF para acessá-la depois, mesmo sem rede. São preservados textos, imagens, tabelas e até mesmo os links, assim como na versão online.