Aprenda a converter PDF em Excel em 6 passos


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Converter um arquivo PDF em um Excel é um procedimento que pode ser feito gratuitamente, sem precisar baixar nada. Normalmente, um documento é salvo em PDF com o objetivo de protegê-lo de alterações ou permitir que seja aberto sem problemas de formatação em qualquer aparelho ou sistema operacional.

Mas o que fazer se o original for perdido e modificações precisarem ser feitas nas planilhas? Os conversores online podem ser a salvação. É necessário apenas que o arquivo contenha tabelas.

Entre as opções de ferramentas disponíveis na web que oferecem o serviço estão:

Confira a seguir como transformar um PDF em Excel em 6 passos.

Como converter PDF em Excel

Os sites listados acima funcionam de maneira bastante semelhante, portanto, fique à vontade para escolher aquele que melhor o atenda. Em nosso tutorial, usaremos o I Love PDF para realizar a conversão.

1. Acesse o site I Love PDF;

2. O link acima já encaminha para a ferramenta de conversão de PDF em Excel. Portanto, clique em Selecionar arquivo PDF;

Converter PDF em Excel

3. Ao encontrar o arquivo desejado, clique sobre ele e, depois, no botão Abrir;

4. Na tela seguinte, vá em Converta para Excel;

Converter Excel em PDF

5. Aguarde alguns segundos e, então, clique em Baixe o Excel;

6. Agora, basta escolher a pasta onde deseja guardar, nomear o arquivo e finalizar o processo em Salvar.

  • Ao abrir o arquivo baixado, pode ser que o programa não permita a edição, como medida de segurança. Para modificar o documento, basta clicar no botão Habilitar edição, exibido no topo da planilha.

Além de PDF em Excel, essas plataformas online permitem a mudança para vários formatos. É possível, por exemplo, converter Word em JPEG sem baixar nada, bem como transformar imagens em qualquer formato.

Como converter Excel em PDF

Quem desejar fazer o caminho contrário, ou seja, proteger um Excel transformando o arquivo em PDF, também não enfrentará dificuldades. O processo, inclusive, pode ser feito dentro do próprio programa da Microsoft.

1. Abra o arquivo do Excel que deseja salvar em PDF;

2. Vá na opção Arquivo, situada no canto superior esquerdo da tela;

Converter Excel em PDF

3. No menu que abrir, clique em Salvar como;

4. Então, selecione a pasta na qual deseja salvar o arquivo;

5. Na janela que abrir, nomeie o documento e, em Tipo, selecione a opção PDF;

Converter PDF em Excel

6. Finalize o processo em Salvar.

  • Vale destacar que apenas é transformada em PDF a aba visualizada no momento em que o processo é realizado.

Por que salvar um arquivo em PDF?

O Portable Document Format (PDF) é um formato de documento criado em 1993 pela Adobe. A extensão é capaz de manter a formatação do arquivo preservado, independente do sistema operacional onde é aberto. Além disso, também oferece a possibilidade de proteger o conteúdo de qualquer tipo de edição.

Inicialmente, todos os arquivos em PDF eram inalteráveis, sendo, inclusive, impossível copiar dados. Atualmente, há maior flexibilidade e somente documentos salvos com senha pelo autor não podem ser modificados. Entre as alterações permitidas estão o destaque de partes do texto, criação de notas, inclusão de conteúdo, entre outras opções.

Salvar um arquivo em PDF é uma ótima opção caso tenha que ser lido por pessoas em diferentes dispositivos. Mais válido ainda quando o autor não quer que a formatação apareça diferente em cada aparelho nem que o conteúdo seja modificado.

Também é a escolha ideal para quem precisa imprimir algo em uma loja, por exemplo, e prefere evitar surpresas em relação à incompatibilidade com o sistema do local.

Curiosamente, é possível até mesmo salvar uma página da internet em PDF para acessá-la depois, mesmo sem rede. São preservados textos, imagens, tabelas e até mesmo os links, assim como na versão online.

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.