8 apps de corrida e caminhada para monitorar seus exercícios


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Se você pratica corrida ou caminhada, já deve ter pensado em baixar um aplicativo para registrar seus exercícios. Há dezenas de opções para Android e iPhone e, muitas vezes, escolher o melhor nem sempre é fácil. Por isso, o AppGeek fez esta lista com 8 ótimos apps de corrida e caminhada para você!

Assim, dá para ficar antenado na sua rotina de exercícios e ter acesso a informações que podem ser importantes para melhorar suas atividades ao ar livre.

1. RunKeeper

Monitorar corrida com o RunKeeper

Com o RunKeeper, você consegue rastrear toda corrida ou caminhada que fizer. O aplicativo dá acesso a estatísticas detalhadas sobre o ritmo dos exercícios, assim como distância e tempo. Caso queira dados enquanto se exercita, é possível ouvir tudo pelos fones de ouvido.

Para saber se está evoluindo ou não, há todo o histórico guardado em detalhes. Se algum objetivo for alcançado, você recebe uma notificação para se animar e continuar! Com todos os objetivos e metas incluídos no app, fica fácil comparar os resultados da sua evolução.

Além de disponibilizar e registrar todas essas informações, o RunKeeper ainda oferece integração com outros aplicativos de saúde. Desta forma, você pode ter uma visão geral de como anda o funcionamento do seu corpo!

Para baixar o RunKeeper, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

2. Endomondo

Monitorar corrida com o Endomondo

Como se incluísse uma enorme gama de funcionalidades não bastasse, o Endomondo criou uma comunidade para que você se sinta motivado a continuar seus exercícios. Assim, também dá para motivar seus amigos com comentários no feed e acompanhar quem está se saindo melhor no ranking.

Tudo isso baseado nas informações que fornecer. Isto porque o Endomondo rastreia e registra seus treinos. Depois, acesse tudo em uma interface limpa e agradável.

Os dados disponibilizados vão desde o percurso e a quilometragem até o ritmo e a velocidade que você usou nos exercícios. Se quiser ter informações enquanto pratica uma corrida, dá para ouvir tudo pelos fones.

Para uma visão mais ampla sobre a sua saúde, o Endomondo também oferece sincronização com diversos aplicativos e aparelhos eletrônicos. Por exemplo, leitores de frequência cardíaca e sensores de bicicleta.

Para baixar o Endomondo, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

3. MapMyRun

Monitorar corrida com o MapMyRun

Com uma ampla seleção de esportes para que você faça registro, o MapMyRun é um dos aplicativos mais completos quando o assunto é exercício físico. Com ele, você monitora todos os seus treinos, assim como mapeia seus percursos.

Para ficar ainda mais motivado, o MapMyRun conta com uma comunidade de usuários, facilitando a troca de dicas e experiências. Se tiver o aplicativo na versão premium, poderá contar com o auxílio de profissionais de educação física para melhorar treinos e elevar a forma como se exercita!

Estas são apenas algumas funções, mas o app conta com diversas opções atrativas. Uma delas é ser avisado quando chegar a hora de trocar seus tênis de corrida. Perfeito para quem acaba se esquecendo do desgaste do calçado.

Para baixar o MapMyRun, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

4. Runtastic

Monitorar corrida com o Runtastic

Com uma variedade de recursos interessantes, o Runtastic possibilita o registro e o monitoramento de treinos e atividades em tempo real, via GPS. Para motivar, dá para ouvir os dados por áudio e, na tela, ter estatísticas detalhadas sobre seus exercícios físicos!

Além da inclusão de metas e objetivos, é possível escolher um plano de treino de acordo com suas necessidades. Há treinos voltados para quem quer emagrecer, se preparar para competições ou só para relaxar e entrar em forma.

Para que não perca o dia de trocar seus tênis, o Runtastic avisa quando seria necessário. Isto evita lesões e pode ajudar na melhora da sua performance. Depois, basta compartilhar seus resultados com os amigos ou ficar antenado nas dicas da comunidade!

Para baixar o Runtastic, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

5. Nike Run Club

Monitorar corrida com o Nike Run Club

A própria Nike resolveu criar esse aplicativo muito simples, mas repleto de funcionalidades, para aqueles que já correm há algum tempo ou estão começando agora. No app, dá para acompanhar e fazer registros de suas atividades, além de contar com treinos guiados por áudio.

Para deixar a experiência no aplicativo e os exercícios físicos mais atrativos, há desafios semanais e mensais, criados por profissionais de educação física da Nike. Isto para que fique sempre motivado a alcançar suas metas e objetivos!

Os treinos podem ser personalizados para que se adaptem à sua rotina. Há ainda um sistema de insígnias para celebrar suas conquistas, mais uma forma de motivá-lo a seguir com a corrida ou caminhada. Se quiser um tom de competição, dá para comparar seus resultados com os dos seus amigos!

Para baixar o Nike Run Club, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

6. Strava

Monitorar corrida com o Strava

O Strava é simples, mas é completo quando o assunto é monitorar sua rotina de corrida, caminhada ou bicicleta. No aplicativo você monitora distâncias, trajetos, batimentos cardíacos, entre várias outras informações.

O app ainda conta com um sistema de recompensa que lhe dá títulos, dependendo do seu desempenho por tempo e distância percorrida. Há ainda grupos sociais para você fazer parte e conhecer parceiros de corrida.

Caso não queira monitorar apenas corrida, caminhada ou bicicleta, o Strava conta com muitas opções de esportes para você acompanhar sua evolução. Entre elas, natação, crossfit, surfe, ioga e muitas outras.

Para baixar o Strava, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

7. Map My Tracks

Monitorar corrida com o Map My Tracks

Se você quer medir seu desempenho e acompanhar a velocidade da sua corrida, o Map My Tracks é uma ótima opção. Além disso, dá para monitorar o ritmo, frequência cardíaca, a quantidade de calorias queimadas, entre várias informações.

Com a Sala de Treinamento, você mantém um registro de todas as atividades e pode acompanhar sua evolução com o passar do tempo. Assim, dá para ajustar seus exercícios para ter mais eficácia no aumento de desempenho.

No aplicativo, ainda é possível seguir amigos e fazer comentários sobre as atividades deles para mantê-los motivados. Se quiser, dá para compartilhar os próprios resultados facilmente no Facebook ou no Twitter.

Para baixar o Map My Tracks, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

8. 10K Runner

Monitorar corrida com o 10K Runner

O 10K Runner é um dos aplicativos mais simples nesta lista. Isto porque é voltado apenas para quem quer monitorar o ritmo. Com uma interface agradável, o aplicativo conta com funções eficazes para o acompanhamento de suas atividades.

Com um instrutor virtual integrado, é possível receber orientações durante os exercícios através de áudio, mesmo que esteja escutando música.

Para motivar os usuários, o app traz títulos e troféus para cada marco e objetivo alcançado. Há ainda telas motivacionais, que servem para inspirar a rotina.

Para baixar o 10K Runner, selecione o sistema operacional: Android / iOS.

Agora que já estará preparado para monitorar suas corridas e outras atividades físicas, conheça 8 aplicativos de academia para fazer exercícios em casa. Para entender mais sobre o corpo humano, indicamos 7 apps para estudar anatomia.

E, para nunca mais perder a hora da corrida ou de ir para a academia, o AppGeek indica 10 apps de dieta para emagrecer e ter uma alimentação mais saudável!

Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade, religião, entre vários assuntos. Sem falar nas nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, Game of Thrones, etc. e tal.