Como denunciar spam e se proteger de notícias falsas no WhatsApp


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

O WhatsApp permite denunciar spams sem sequer sair do app. O mensageiro realiza uma forte campanha de combate a mensagens indesejadas e de conteúdo falsos. Para isso, conta com a colaboração de seus usuários.

De acordo com a empresa, esse tipo de conteúdo pode vir de conhecidos ou desconhecidos que tenham acesso a seu número de telefone.

O objetivo dessas informações não verdadeiras seria de enganar e fazer com que alguém se comporte de determinada maneira. Podem, por exemplo, pedir para abrir ou compartilhar um link, realizar cadastros, enviar dados, entre outras coisas.

Confira a seguir como denunciar spams no WhatsApp no Android e iPhone. Descubra também como reconhecer esse tipo de conteúdo e se proteger de mensagens falsas.

Como denunciar spam no WhatsApp no Android e iOS

O aplicativo de bate-papo permite denunciar spams enviados tanto de desconhecidos quanto de contatos já adicionados.

Como denunciar spam no WhatsApp de um número desconhecido

1. Abra o WhatsApp como de costume e toque sobre a mensagem do número desconhecido para visualizá-la;

2. Logo abaixo da mensagem, toque em Denunciar;

Denunciar spam whatsapp

3. Na caixa que abrir, confirme sua escolha em Denunciar.

  • Caso não queira mais que a pessoa entre em contato, marque também a caixa ao lado do texto Bloquear contato e apagar mensagens dessa conversa.

Logo, você não receberá mais mensagens dessa pessoa. Ela também não conseguirá visualizar se está online ou quando foi a última vez que esteve no app, caso tenha o recurso ativado.

Ainda segundo o WhatsApp, o usuário indesejado também não será capaz de visualizar qualquer atualização feita em seu perfil nem na seção Status. Seu número de telefone, entretanto, não será removido da lista de contatos dessa pessoa.

Como denunciar spam no WhatsApp de um número conhecido ou grupo

1. Abra o WhatsApp como de costume e toque sobre o contato ou grupo para acessar a conversa;

2. Toque sobre o nome da pessoa ou do grupo para acessar as configurações relativas a ela/ele;

Denunciar spam whatsapp

3. Desça a tela e vá em Denunciar Contato;

4. Na caixa que abrir, confirme sua escolha em Denunciar.

  • Se não quiser mais que a pessoa ou grupo entre em contato, marque também a caixa ao lado do texto Bloquear contato e apagar mensagens dessa conversa.

Como retirar uma denúncia de spam no WhatsApp

Denunciou uma pessoa ou grupo como spam e se arrependeu? O WhatsApp não oferece a opção de desfazer essa acusação. Uma maneira de tentar resolver o mal-entendido é explicar a situação diretamente à empresa.

Para tal, é necessário abrir o mensageiro e, a partir da tela inicial, seguir o caminho: Configurações → Ajuda → Fale conosco. Então, descreva o problema e inclua capturas de tela, caso as tenha. Prossiga em Avançar.

Na tela seguinte, escolha o item Isso não responde à minha pergunta. O seu app padrão de e-mail será aberto. Revise o conteúdo e envie para o endereço indicado automaticamente.

Vale destacar, no entanto, que não há qualquer informação oficial de que a solução acima é efetiva para desfazer denúncias de spam. Mas não se preocupe. A empresa explica que, não necessariamente, por causa de um relato, uma conta de usuário será banida.

Se a sua maior preocupação, na realidade, é retomar o contato com a pessoa que denunciou, o processo é mais simples.

1. Abra o WhatsApp e vá no ícone de três pontinhos, no canto superior direito da tela;

2. No menu que abrir, vá em Configurações;

3. Em seguida, opte por Privacidade;

4. Role a tela seguinte e toque em Contatos bloqueados;

denunciar spam whatsapp

5. Toque sobre o contato que deseja desbloquear e confirme em Desbloquear xxxx.

Em seguida, a pessoa será desbloqueada. No entanto, todo o histórico de conversa existente antes do bloqueio é perdido.

Como reconhecer se um conteúdo é spam ou falso no WhatsApp

O próprio WhatsApp dá dicas para que seus usuários evitem ser enganados por mensagens indesejadas ou falsas. Para não cair em golpes, desconfie se o conteúdo:

  • Apresentar erros ortográficos ou gramaticais;
  • Solicitar que acesse algum link ou que compartilhe a mensagem com outros usuários;
  • Pedir dados pessoais (bancários, senhas, datas, etc.);
  • Tiver um remetente que diga ser da equipe do WhatsApp;
  • Explicar como evitar punições, como a suspensão, ao encaminhar o texto;
  • Contar com informações sobre um possível prêmio ou recompensa (como no caso dos falsos sorteios e promoções).

A empresa orienta que, caso receba algo do gênero, não clique em qualquer link ou dê qualquer informação pessoal. Em seguida, exclua a mensagem e informe à pessoa que a enviou que se trata de spam ou golpe.

Como evitar compartilhar fake news no WhatsApp

O termo fake news está mais em alta do que nunca e diz respeito a notícias falsas que circulam, principalmente pelas redes sociais, como se fossem legítimas.

Além de causar desinformação, esse tipo de conteúdo pode prejudicar as pessoas que supostamente estão envolvidas nas histórias.

Por isso, o WhatsApp recomenda que confira, primeiramente, se a mensagem foi escrita por quem a enviou ou se foi encaminhada. No segundo caso, a tag Encaminhada é exibida logo na parte de cima do balão de diálogo.

Denunciar spam whatsapp

Fato ou fake news: como saber se uma notícia é falsa ou verdadeira

Mais uma vez, é importante estar atento à escrita. Muitas vezes, essas notícias são de fontes suspeitas e podem apresentar erros gramaticais e ortográficos. Assim, busque confirmar o que leu em sites confiáveis.

Uma imagem vale mais que mil palavras? Nem sempre. Com a ajuda da tecnologia, fotos, vídeos e áudios podem ser facilmente editados e alterados para algum propósito específico. Mais uma vez, veja se a mídia está sendo replicada em diferentes veículos de comunicação credíveis.

Se recebeu a mesma mensagem de muitos amigos e viu diversos compartilhamentos sobre o tema em redes sociais, ainda desconfie. Notícias falsas costumam apresentar polêmicas que viralizam facilmente. No entanto, não é porque muitas pessoas compartilharam que ela se tornará real.

Atualizado em
Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca formada pela UFRJ, atualmente vive em Portugal, país que adotou.