É possível desbloquear seu celular Android com a voz sem precisar baixar nada. O recurso é nativo no sistema operacional e funciona através de uma combinação das ferramentas Smart Lock e Google Assistente.
Ao ativar a funcionalidade, o usuário consegue acessar a tela inicial do aparelho sem precisar tocar nele. Basta dizer “Ok, Google” e pronto.
O método de desbloqueio por voz não está disponível para aparelhos com Android 8.0 (Oreo) ou superior. Nesses casos, é possível apenas ativar a assistente a partir da tela de bloqueio e acessar alguns aplicativos.
Como fazer o Google Assistente reconhecer a sua voz
Tanto para desbloquear o aparelho quanto para usar o assistente do Google com a tela bloqueada, é necessário ter a voz cadastrada no sistema. Aprenda abaixo como fazer:
1. Pressione o botão Home por alguns segundos, até que o app do Google Assistente seja aberto;
2. Toque no ícone que se assemelha a uma bússola, situado no canto inferior direito;
3. Então, vá em sua imagem de perfil e, em seguida, selecione Configurações;
4. Toque sobre a aba Assistente;
5. Em Dispositivos - Assistente, selecione o seu aparelho;
6. Caso não esteja ligada, ative a chave referente ao Google Assistente;
7. Agora, toque em Modelo de Voz;
8. Então, vá em Redefinir modelo de voz;
9. Role a tela que abrir até o final e toque sobre o botão I agree (eu concordo, em livre tradução);
10. Diga Ok, Google quatro vezes, para que o sistema possa reconhecer e registrar sua voz. Realize o processo, de preferência, em um local silencioso, para não haver interferências;
11. Finalize o procedimento em Concluir.
Como desbloquear o celular Android por voz
Agora que já tem sua voz cadastrada e reconhecida pelo Google Assistente, basta seguir os passos abaixo para realizar o desbloqueio por voz. Não esqueça que não está presente em aparelhos com Android 8 (Oreo) ou superior.
1. Diga Ok, Google ou pressione o botão Home por alguns segundos e o app aparecerá na tela;
2. Toque sobre um ícone que remete a uma bússola, situado no canto inferior direito da tela;
3. Na seção Explorar, vá na sua imagem de perfil para acessar as configurações do programa. No menu que abrir, vá em Configurações;
4. Agora, selecione a aba Assistente;
5. Role a tela e selecione seu aparelho na seção Dispositivos - Assistente;
6. Ative a chave referente à opção Desbloquear com o Voice Match;
7. Agora, basta dizer Ok, Google para acessar a tela inicial do sistema.
Como acessar o Google Assistente com a tela bloqueada
Ao acessar o app de auxílio com a tela bloqueada, o usuário consegue fazer pesquisas na internet e ter acesso a alguns apps. Nesse caso, a funcionalidade está disponível apenas em smartphones e tablets com Android 8 (Oreo) ou superior.
1. Diga Ok, Google ou pressione o botão Home por alguns segundos até que o app de auxílio surja na tela;
2. Vá ao ícone que remete a uma bússola, localizado no canto inferior direito da tela;
3. Em Explorar, toque em sua imagem de perfil;
4. No menu que abrir, vá em Configurações;
5. Siga para a aba Assistente;
6. Selecione seu aparelho na seção Dispositivos - Assistente;
7. Ative a opção Acessar com o Voice Match para abrir o app de auxílio mesmo com a tela bloqueada;
8. Se quiser enviar mensagens e e-mails, checar a agenda, contatos e outras funcionalidades com o aparelho protegido, ative também a chave referente à opção Resultados pessoais na tela de bloqueio.
O desbloqueio por voz é seguro?
O Google ressalta que o método de desbloqueio por voz não é o mais seguro que existe. Pessoas com uma voz parecida ou uma gravação da sua própria voz podem liberar o telefone.
No entanto, o recurso pode ser útil para quem precisa acessar mensagens ao dirigir ou tem criança de colo e nem sempre estão com as mãos livres.
Smart Lock: outros modos de desbloqueio
A ferramenta de segurança Smart Lock foi lançada pelo Google em 2014, juntamente com o Android 5.0 (Lollipop). A funcionalidade permite o desbloqueio do aparelho de formas diferentes, além dos tradicionais senha, padrão e PIN.
Uma delas é o Voice Match, que, em um primeiro momento, garantia o acesso ao sistema apenas com a voz do usuário. Atualmente, a opção concede permissão de uso do assistente do Google com o aparelho bloqueado.
Através do app de ajuda, a pessoa consegue informações de aplicativos, como e-mail, agenda, mapas, pesquisa, entre outros.
Outra alternativa é o Rosto de segurança, que permite desbloquear o celular através do reconhecimento facial. Mais uma vez, a empresa destaca que o método não é tão seguro quanto um padrão, PIN ou senha. O que significa que pessoas muito parecidas, como um irmão gêmeo, por exemplo, poderia conseguir visualizar suas informações.
Com o Smart Lock do Android também é possível adicionar uma localização confiável, na qual o smartphone ficará sempre desbloqueado, como sua casa ou trabalho.
Além disso, a ferramenta oferece a opção de manter o aparelho sempre desbloqueado enquanto estiver em movimento. O bloqueio só ocorre quando os sensores notam que o dispositivo foi guardado.