Aprenda a desbloquear o celular com a voz facilmente


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

É possível desbloquear seu celular Android com a voz sem precisar baixar nada. O recurso é nativo no sistema operacional e funciona através de uma combinação das ferramentas Smart Lock e Google Assistente.

Ao ativar a funcionalidade, o usuário consegue acessar a tela inicial do aparelho sem precisar tocar nele. Basta dizer “Ok, Google” e pronto.

O método de desbloqueio por voz não está disponível para aparelhos com Android 8.0 (Oreo) ou superior. Nesses casos, é possível apenas ativar a assistente a partir da tela de bloqueio e acessar alguns aplicativos.

Como fazer o Google Assistente reconhecer a sua voz

Tanto para desbloquear o aparelho quanto para usar o assistente do Google com a tela bloqueada, é necessário ter a voz cadastrada no sistema. Aprenda abaixo como fazer:

1. Pressione o botão Home por alguns segundos, até que o app do Google Assistente seja aberto;

2. Toque no ícone que se assemelha a uma bússola, situado no canto inferior direito;

3. Então, vá em sua imagem de perfil e, em seguida, selecione Configurações;

4. Toque sobre a aba Assistente;

Desbloquear celular com a voz

5. Em Dispositivos - Assistente, selecione o seu aparelho;

6. Caso não esteja ligada, ative a chave referente ao Google Assistente;

7. Agora, toque em Modelo de Voz;

8. Então, vá em Redefinir modelo de voz;

9. Role a tela que abrir até o final e toque sobre o botão I agree (eu concordo, em livre tradução);

Desbloquear Android por voz

10. Diga Ok, Google quatro vezes, para que o sistema possa reconhecer e registrar sua voz. Realize o processo, de preferência, em um local silencioso, para não haver interferências;

11. Finalize o procedimento em Concluir.

Como desbloquear o celular Android por voz

Agora que já tem sua voz cadastrada e reconhecida pelo Google Assistente, basta seguir os passos abaixo para realizar o desbloqueio por voz. Não esqueça que não está presente em aparelhos com Android 8 (Oreo) ou superior.

1. Diga Ok, Google ou pressione o botão Home por alguns segundos e o app aparecerá na tela;

Desbloquear celular Android por voz

2. Toque sobre um ícone que remete a uma bússola, situado no canto inferior direito da tela;

3. Na seção Explorar, vá na sua imagem de perfil para acessar as configurações do programa. No menu que abrir, vá em Configurações;

4. Agora, selecione a aba Assistente;

5. Role a tela e selecione seu aparelho na seção Dispositivos - Assistente;

6. Ative a chave referente à opção Desbloquear com o Voice Match;

7. Agora, basta dizer Ok, Google para acessar a tela inicial do sistema.

Como acessar o Google Assistente com a tela bloqueada

Ao acessar o app de auxílio com a tela bloqueada, o usuário consegue fazer pesquisas na internet e ter acesso a alguns apps. Nesse caso, a funcionalidade está disponível apenas em smartphones e tablets com Android 8 (Oreo) ou superior.

1. Diga Ok, Google ou pressione o botão Home por alguns segundos até que o app de auxílio surja na tela;

2. Vá ao ícone que remete a uma bússola, localizado no canto inferior direito da tela;

3. Em Explorar, toque em sua imagem de perfil;

Desbloquear celular com a voz

4. No menu que abrir, vá em Configurações;

5. Siga para a aba Assistente;

6. Selecione seu aparelho na seção Dispositivos - Assistente;

7. Ative a opção Acessar com o Voice Match para abrir o app de auxílio mesmo com a tela bloqueada;

Desbloquar Android com a voz

8. Se quiser enviar mensagens e e-mails, checar a agenda, contatos e outras funcionalidades com o aparelho protegido, ative também a chave referente à opção Resultados pessoais na tela de bloqueio.

O desbloqueio por voz é seguro?

O Google ressalta que o método de desbloqueio por voz não é o mais seguro que existe. Pessoas com uma voz parecida ou uma gravação da sua própria voz podem liberar o telefone.

No entanto, o recurso pode ser útil para quem precisa acessar mensagens ao dirigir ou tem criança de colo e nem sempre estão com as mãos livres.

Smart Lock: outros modos de desbloqueio

A ferramenta de segurança Smart Lock foi lançada pelo Google em 2014, juntamente com o Android 5.0 (Lollipop). A funcionalidade permite o desbloqueio do aparelho de formas diferentes, além dos tradicionais senha, padrão e PIN.

Uma delas é o Voice Match, que, em um primeiro momento, garantia o acesso ao sistema apenas com a voz do usuário. Atualmente, a opção concede permissão de uso do assistente do Google com o aparelho bloqueado.

Através do app de ajuda, a pessoa consegue informações de aplicativos, como e-mail, agenda, mapas, pesquisa, entre outros.

Outra alternativa é o Rosto de segurança, que permite desbloquear o celular através do reconhecimento facial. Mais uma vez, a empresa destaca que o método não é tão seguro quanto um padrão, PIN ou senha. O que significa que pessoas muito parecidas, como um irmão gêmeo, por exemplo, poderia conseguir visualizar suas informações.

Com o Smart Lock do Android também é possível adicionar uma localização confiável, na qual o smartphone ficará sempre desbloqueado, como sua casa ou trabalho.

Além disso, a ferramenta oferece a opção de manter o aparelho sempre desbloqueado enquanto estiver em movimento. O bloqueio só ocorre quando os sensores notam que o dispositivo foi guardado.

Se a segurança é uma das suas maiores preocupações em relação ao seu smartphone, veja como colocar senha em apps no Android e no iOS. No entanto, caso tenha perdido ou tido o aparelho roubado, confira nossa dica de como rastrear um celular Android.

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.