Veja como descobrir o IP externo e local da sua conexão à internet


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Sempre que um computador, celular ou outro dispositivo conecta-se à internet, imediatamente é atribuído ao aparelho um protocolo de internet, o famoso IP. Para descobrir o IP externo e interno (local) é bem simples e o AppGeek preparou esse tutorial rápido para você saber como sem complicações!

O Internet Protocol (IP) atribuído pela rede interna é chamado de IP local, enquanto o IP externo é aquele gerado pelo provedor de internet.

Neste sentido, vale destacar que um IP local é gerado para o seu dispositivo quando se conecta a uma rede pela primeira vez. Um IP externo é aquele que identifica a rede para a sua casa, empresa ou qualquer outro ponto de acesso.

Como descobrir o IP externo

Primeiramente, é importante entender que o IP externo é aquele que a provedora de internet utiliza para identificar a conexão instalada no ponto de acesso (casa ou empresa). O IP é utilizado para identificar qualquer rede conectada à internet.

Além disso, também serve para identificar a interface e fazer o endereçamento de localização na rede mundial de computadores. É um rótulo numérico simples, mas essencial para a identificação de dispositivos conectados à internet.

Para descobrir o IP externo no PC ou no celular, basta acessar um dos mais variados serviços online que oferecem a descoberta do protocolo de internet. Entre os diversos sites, o AppGeek indica os seguintes:

Descobrir endereço de IP externo

Basta acessar um destes endereços e o número do IP externo já surgirá na tela. Rápido, simples e sem complicações.

Como descobrir IP interno e externo no celular

Para os smartphones, o mais recomendado é a utilização de um aplicativo que pode trazer as informações da internet para a palma da mão. O AppGeek indica Fing, que está disponível para Android e iOS e conta com diversos recursos para gerenciar o seu serviço de internet.

1. Abra o Fing;

2. Verifique a lista de dispositivos conectados à sua rede Wi-Fi;

  • Já é possível checar o IP interno de cada aparelho conectado.

Como descobrir IP interno no celular

3. Para verificar mais detalhes, como o IP externo, selecione o dispositivo.

Pronto! Em simples passos você já fica sabendo não apenas o endereço de IP interno do seu aparelho, mas de todos aqueles conectados à sua rede Wi-Fi. Com o Fing, também dá para fazer uma análise geral da sua conexão à internet e ter todos os detalhes que precisar sobre IPs e outros rótulos.

Como descobrir IP interno no PC

Se você quer saber o IP local no computador, os passos também são simples. No Windows, basta abrir o Prompt de Comando e seguir as nossas indicações. Confira:

1. No Windows, abra o Prompt de Comando;

  • No Windows 10, clique na lupa de pesquisa ao lado do menu iniciar e digite CMD e selecione o Prompt de Comando.

2. Na tela negra que aparecer, digite ipconfig e aperte Enter.

O endereço do seu IP local (interno) estará ao lado de IPv4 Adress.

Descobrir endereço interno (local) no PC

  • Em algumas versões do Windows, aparecerá em português: Endereço IPv4.

Pronto! Em simples passos já dá para saber o seu endereço de IP interno. Dá para alterar o endereço de IP interno para um de sua preferência. No entanto, o recomendado é que o próprio roteador defina estes números, pois assim você evita que o mesmo dispositivo tenha o mesmo IP interno na mesma rede.

Lembre-se que o endereço de IP interno (local) ou externo servem para a identificação de dispositivos conectados à rede mundial de computadores. Por isso, é crucial que estejam de acordo com os parâmetros do roteador para que o acesso à internet seja feito sem complicações.

Agora que já pode saber o IP interno e externo em qualquer dispositivo, saiba como limpar o cache do Android e deixar o seu celular mais rápido. Se está com dificuldades em navegar na internet, limpar o cache do Chrome pode ser o primeiro passo para solucionar o problema!

Emerson Machado
Emerson Machado
Apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade e nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, etc.