Como desfocar o fundo da foto no Android, iPhone e PC facilmente


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

O recurso de desfocar o fundo da foto já está disponível de forma nativa na maioria dos smartphones modernos. O modo Retrato promete maior profundidade de campo, ao borrar a parte de trás da imagem, deixando o elemento em primeiro plano em foco.

O efeito, também conhecido como bokeh, só pode ser aplicado no momento de tirar a foto. Para usar inseri-lo a uma fotografia que já foi feita, é preciso recorrer ao auxílio de aplicativos ou ferramentas de edição online.

O AppGeek mostra como desfocar o fundo da foto sem dificuldades em cada uma dessas opções. Confira!

No app Câmera do iPhone e do Android

desfocar fundo da foto
Reprodução/ Apple

O modo Retrato está disponível nos modelos mais atuais do iPhone e de aparelhos com o sistema Android. A funcionalidade está disponível no app de câmera desses celulares e permite borrar o fundo em tempo real, na hora de tirar a foto.

Todos os modelos de iPhone, a partir do iPhone 7 Plus contam com a função. No modo selfie, só está presente no iPhone X ou posteriores. Usá-lo é muito simples. Basta abrir o app câmera e deslizar as opções até o modo Retrato.

Quando estiver tudo pronto, o nome do efeito de iluminação usado ficará em amarelo. Então, é só tocar no botão redondo para tirar a foto.

Já no Android, a maioria dos modelos com duas câmeras traseiras trazem o efeito no aplicativo de câmera de forma nativa. O LG V30 é uma das exceções. Alguns aparelhos com apenas uma câmera também oferecem a funcionalidade, criada através de software e não pelo jogo de lentes.

A forma de usar pode variar um pouco de acordo com o aparelho e a fabricante. Mas, de modo geral, basta abrir o app de câmera e procurar pelo modo Retrato ou Foco. A orientação é colocar o objeto ou a pessoa que ficará em foco a uma distância de até 2.5m do celular.

Com a ajuda de um aplicativo para Android e iPhone

Quem não tem um celular com modo Retrato ou quer aplicar o efeito bokeh em uma foto já tirada, pode recorrer a um app de edição. Para o nosso tutorial, usaremos o aplicativo Snapseed, disponível para Android e iOS.

Portanto, para seguir o passo a passo, é preciso baixar o app em seu smartphone.

1. Abra o Snapseed e toque no círculo de + ou em Abrir e toque sobre a foto que deseja editar;

2. Com a imagem já aberta no aplicativo, toque em Ferrament;

desfocar fundo da foto com aplicativo

3. Role o menu de ferramentas e, ao ver Efeito foco, toque sobre a opção;

4. Por padrão, é aberto o efeito em formato oval/ arredondado. No centro fica o objeto em foco e na borda a área de transição para a zona desfocada;

  • É possível aumentar ou diminuir o raio do círculo arrastando dois dedos sobre ele em movimento de pinça.
  • O centro pode ser alterado ao tocar sobre o círculo azul e arrastá-lo para a área da imagem na qual deseja deixar em foco.

5. Se quiser mudar o padrão de desfoque para bordas retas, toque sobre o ícone de um círculo com outro dentro, no menu inferior. Assim como a opção circular, é possível movê-lo pela imagem e posicionar onde preferir;

6. Independente do padrão circular ou reto, o aplicativo permite personalizar o desfoque. No ícone no centro da tela, terá acesso ao controle do grau de desfoque, do tamanho da zona de transição e da intensidade da vinheta;

desfocar fundo da foto com app

7. Para editar, basta tocar sobre a opção desejada e, então, arrastar a barra, no topo da tela, para a direita ou esquerda;

8. Finalizados todos os ajustes, vá no ícone de check (✔), situado no canto inferior direito da tela;

9. Para salvar o resultado, toque em Exportar. Depois, decida se deseja salvar uma cópia no aparelho ou compartilhar através de algum aplicativo.

Online (sem baixar qualquer app ou programa)

Se preferir editar a imagem no computador ou não quiser baixar um programa no celular, é possível recorrer a apps online. O Fotoram é uma das melhores opções disponíveis, por permitir ajustar o grau de desfoque.

1. Abra o navegador de sua preferência no celular ou no PC e acesse o site do Fotoram. Vá em Upload Imagem e escolha a foto que deseja desfocar;

2. Agora, selecione a opção Foco;

desfocar fundo de foto online

3. É possível regular o raio da zona mantida em foco no item Foco. Já em Quantidade, o usuário escolhe a intensidade do desfoque;

4. Ao terminar os ajustes, vá em Salvar para guardar a imagem;

5. Escolha o formato (.JPG ou .PNG), a qualidade e clique no ícone de uma seta para baixo para fazer o download.

No Instagram

O Instagram permite desfocar o fundo de fotos que serão postadas no feed. Para isso, basta tocar sobre o ícone de +, no centro da tela, e tocar sobre a foto desejada.

Insira o filtro que quiser e, então, vá na aba Edição. Role as opções até o final e toque em Tilt shift. Em Radial, é mantido em foco a zona central e as bordas são desfocadas. Use dois dedos em movimento de pinça para aumentar ou diminuir o raio da área em foco.

Desfocar fundo da foto no Instagram

Se escolher Linear, a zona desfocada é reta. Também é possível o efeito pela tela e ampliar e reduzir a porção da imagem desfocada.

Ao finalizar os ajustes, vá em Concluir. Depois, é só finalizar a publicação, como faria em qualquer outro post na rede social.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.