Veja como desinstalar vários apps de uma vez no Android


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

O Google Play oferece de forma nativa um recurso que permite desinstalar vários apps no Android de uma só vez. Por isso, não é necessário baixar e instalar qualquer app para realizar o procedimento.

A ferramenta é ideal para quem precisa liberar espaço na memória do celular ou quer dar uma repaginada no smartphone e usar novos aplicativos.

O AppGeek explica como excluir múltiplos aplicativos de uma só vez a quem não tem tempo a perder.

Como desinstalar vários apps de uma vez

1. Abra o app da Play Store;

2. Toque sobre o ícone de três linhas, situado no canto superior esquerdo da tela, dentro da barra de pesquisas;

Como desinstalar vários apps de uma vez no Android

3. No menu lateral que abrir, vá em Meus apps e jogos;

4. Selecione a opção Instalados, situada em uma das abas no topo da tela;

5. Dentro da aba, vá em Armazenamento;

6. Selecione as caixinhas localizadas ao lado dos nomes dos programas que deseja desinstalar. Note que, a cada aplicativo marcado, a Play Store informa o quanto da memória será liberado;

Como desinstalar vários apps de uma vez no Android

7. Depois de selecionar todos os apps que deseja deletar, vá em Liberar xx MB, situado na parte inferior da tela;

8. Confirme sua opção na janela que surgir, ao selecionar Liberar xx MB.

Pronto, os apps serão imediatamente removidos de seu aparelho.

Como desinstalar app que vêm de fábrica (bloatwares) no Android

Não é possível desinstalar os apps que já vêm instalados no aparelho (chamados de bloatwares) de forma nativa. A exclusão desses programas só pode ser feita través da realização de root no dispositivo.

O processo torna o usuário o administrador do sistema, de modo que consiga ter controle total do aparelho. O truque, entretanto, só deve ser realizado por pessoas realmente experientes e que saibam o que estão fazendo.

Caso dê errado, o celular pode ficar mais vulnerável a vírus e invasões e até mesmo ficar inutilizável para sempre. Além disso, o sistema só poderá ser atualizado manualmente, ao baixar o update do sotware diretamente do site do desenvolvedor.

E não é só: a maioria das fabricantes de celulares informam que o usuário perde o direito à garantia caso seja feito root no aparelho.

Portanto, se o seu problema for a falta de espaço, a melhor solução pode ser transferir o que for possível para um serviço de armazenamento em nuvem. Se o aparelho tiver entrada, também é valido comprar um cartão de memória.

Como desativar apps do Android

Apesar de não deixar desinstalar, o Android permite desativar esses bloatwares. Eles continuarão no aparelho, mas seus ícones deixam de estar disponíveis e os programas são “desligados”. Confira como fazer:

1. Acesse as configurações do aparelho, normalmente representado por um ícone de engrenagem (⚙️);

2. No menu que abrir, vá em Apps e notificações;

3. Em seguida, toque em Ver todos os xx apps;

4. Agora, escolha o app nativo que deseja desativar;

Como desinstalar vários apps de uma vez no Android

5. Na tela seguinte, toque sobre o botão Desativar;

6. Confirme sua escolha na janela que surgir ao selecionar Desativar app.

Caso queira reativar o aplicativo, repita os passos e aperte o botão Ativar.

Como saber o quanto de memória e bateria cada app consome no Android

Nem sempre as pessoas excluem um aplicativo porque não gostam dele. Muitas vezes, ocupar muito espaço ou consumir demais a bateria do aparelho podem ser bons motivos para desinstalar um programa.

Se por acaso desconfia que alguns apps podem estar prejudicando o desempenho do smartphone, saiba que é bastante fácil descobrir os culpados.

Como apagar cache do apps no Android e liberar espaço

Para descobrir o quanto de memória cada app consome, basta acessar as configurações do sistema e depois ir em Armazenamento. Dentro da opção, vá em Outros apps. Logo, serão listados todos os aplicativos. Abaixo do nome de cada um deles é exibido o seu tamanho.

Ao tocar sobre, o sistema informa também o quanto daquele valor é de memória temporária. Também conhecida como cache, tem como função agilizar o acesso a alguns recursos do programa por salvar preferências de uso.

No entanto, para quem realmente precisa liberar o mínimo que seja da memória, pode optar por limpar cache, através do botão com a opção situado na parte superior da tela. Caso prefira, também é possível limpar todo o cache do Android e tornar o aparelho mais rápido.

Como descobrir o quanto de bateria cada app consome

Alguns programas consomem mais energia que outros, principalmente se rodam em segundo plano. Isto significa que, mesmo quando não está em uso efetivo, ele continua processando informações e atuando “nos bastidores”.

Para descobrir o que pode estar fazendo seu aparelho durar menos tempo ligado, basta acessar as configurações do sistema e ir em Bateria. Serão exibidos os programas que consumiram a bateria do smartphone desde a última recarga e o percentual gasto por eles no total de apps.

Toque sobre o qual deseja saber mais informações. É possível descobrir por quanto tempo o aplicativo foi usado e também a quantidade de tempo que atuou em segundo plano.

O Android dá como opção Forçar parada, ou seja, fazer com que o app seja fechado na hora. Isso pode resultar em mau funcionamento, caso o programa esteja realizando algum processo, como a finalização de um post ou envio de e-mail. A outra opção, um pouco mais drástica, é deletar o aplicativo do aparelho.

Se seu smartphone não tem resistido muito tempo ligado, confira nossa lista com 8 apps para economizar a bateria do celular.

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.