10 dicas para você deixar seu Instagram Stories muito mais atrativo


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Hoje, o Instagram Stories é uma das funções mais populares da rede social. As postagens instantâneas caíram no gosto dos internautas e fazer bom uso do Stories é uma estratégia para quem não quer apenas mais seguidores, mas engajamento e interação com amigos e fãs do perfil. Pensando nisso, o AppGeek preparou uma lista com 10 dicas para você bombar no Instagram Stories!

Com uma grande variedade de recursos próprios, o Instagram Stories permite a postagem de fotos e vídeos, que podem ser editados para que textos e outros conteúdos interessantes possam ser incluídos na postagem.

Além disso, também é possível utilizar aplicativos de terceiros para turbinar as postagens, para que os seus vídeos e fotos temporários fiquem ainda mais atrativos.

Instagram no celular smartphone

1. Utilize o Stories como um slideshow

O Instagram Stories não é a melhor opção para quem deseja postar textos muito detalhados, com muitos caracteres. A função é, na verdade, mais como um slideshow de conteúdos. É uma maneira de você compartilhar coisas sobre o seu dia a dia de uma forma sucinta e atrativa.

Por isso, quando for criar uma história para postar na rede social, leve em consideração que pensar no Stories como um slideshow pode ajudá-lo a criar postagens muito mais apelativas, com muito conteúdo, ainda que com pouco texto. Lembre-se dos tempos da faculdade ou de projetos apresentados no trabalho: seja claro, direto e coerente.

O Instagram Stories foi feito para que você possa mesclar fotos, vídeos e textos, incluir detalhes para maior informação e figurinhas para animar a postagem. Assim, você conta com conteúdos que podem ser muito mais relevantes para seus seguidores e fãs.

Afinal, quem não gosta de abrir uma história e saber exatamente o que se passa sem ser bombardeado com texto e outros pormenores? Experimente olhar para o Instagram Stories de uma maneira diferente a partir de agora!

2. Não descarte hashtags e localização

Para que a sua história seja encontrada mais facilmente, não se esqueça de continuar utilizando hashtags e a geolocalização de onde a história se passa. Isso é importante para que o Instagram mostre a sua postagem para potenciais seguidores, que podem estar procurando pelos termos destacados por você.

Apesar de não ser possível inserir várias hashtags no Instagram Stories, diferentemente das postagens no feed da rede social, você tem a opção de incluí-las na própria história, assim como mostrar a localização.

Inserir hashtags e localização no Instagram Stories

Claro, tudo é personalizável e a decisão final é sua, mas se você quer conseguir mais seguidores, ter isso em conta é fundamental: quem não é visto, não é lembrado. Por isso, não descarte as hashtags e a localização para ser encontrado!

3. Inclua músicas nas postagens

Há uma função muito interessante do Instagram Stories em parceria com o Spotify: você pode compartilhar uma música que estiver ouvindo na rede social. Com isso, dá para mostrar aos seguidores seu gosto musical ou indicar uma canção para momentos importantes para você e seus fãs.

  • No Spotify, basta clicar no botão de compartilhar (geralmente vinculado a uma música específica) e escolher a opção “Histórias do Instagram”. Na tela, surgirá automaticamente a função do Stories.
  • É possível incluir texto, figurinhas, cores, entre outras opções.
  • Para que seus seguidores ouçam a música, é necessário que cliquem na foto da história para serem direcionados ao Spotify.

Música do Spotify no Instagram Stories

Porém, se você quer inserir músicas como background das suas histórias, utilize um aplicativo que cumpra esta função. O AppGeek indica o InShot e o Lapse It, ambos recheados de funcionalidades, como incluir músicas no fundo das suas postagens e várias outras opções atrativas.

4. Histórias longas podem entediar

Com tanto conteúdo na rede social, ficar entediado com um Stories muito longo pode ser até normal. No entanto, se alguém se cansar do que você está postando, irá passar para as histórias do próximo perfil rapidamente, uma vez que é possível deixar um conteúdo de lado com o simples deslizar do dedo.

Por isso, não se esqueça que uma história longa pode causar esse inconveniente. O ideal é postar Stories dinâmicos, que vão chamar a atenção dos seus seguidores, mas não entediá-los. Lembre-se que nem todo mundo tem tempo para ver 15 fotos, cobertas de textos e figurinhas. Tenha bom senso!

Se realmente precisar contar uma história longa, faça isso através de uma postagem no feed normal do Instagram. Ali, você pode postar diversas fotos e um texto bem elaborado para a publicação. Muito melhor para acontecimentos importantes e que merecem maior destaque e atenção.

Deixe os Stories para postagens mais dinâmicas e de visualização rápida!

5. Faça transmissões ao vivo

Transmissão ao vivo live no Instagram Stories

Engajamento é a palavra da vez para quem quer sucesso no Instagram. Para isso, nada melhor que ter um contato quase que pessoal com seus seguidores e fãs.

Uma transmissão ao vivo cumpre bem esse papel: além de ter prioridade, pois o Instagram deixa a transmissão em foco, os seguidores recebem um aviso de que você está iniciando uma live.

O vídeo gerado na transmissão também ficará 24 horas no ar, desaparecendo em seguida. Obviamente, é importante que salve a gravação para que não a perca e a tenha disponível, caso queira revisar o que andou falando na rede social.

Não seja tímido! Comece a fazer lives agora mesmo para aumentar o engajamento e, quem sabe, ganhar novos seguidores e fãs.

6. Salve Stories no smartphone

Salvar suas histórias no celular é, além de seguro, muito útil. Primeiramente, caso haja um erro no Instagram, você pode evitar ter que refazer todo o Stories. Além disso, ter o conteúdo salvo permite o compartilhamento em outras redes sociais, como o Facebook, o WhatsApp e o Snapchat.

Caso também queira fazer alterações em alguma história para repostar mais tarde, ficará muito mais fácil se souber exatamente o que quer mudar ou incluir. Assim, postar um novo Stories com base em um conteúdo postado anteriormente fica mais simples e rápido!

7. Faça enquetes

Outra forma de estar sempre em contato com seus seguidores e fãs de maneira mais personalizada é a criação de enquetes. Com essa opção, você pode fazer perguntas nos seus Stories para serem respondidas pelos internautas.

Enquete no Instagram Stories

Dá para criar perguntas ou respostas a serem escolhidas, ou criar uma enquete deslizante, em que você pode medir o grau de satisfação ou insatisfação sobre determinado assunto. Perfeito para quem quer fazer uma pesquisa entre os fãs sobre a próxima aventura ou história para contar!

8. Comece a agendar Stories

No próprio Instagram, não há a opção de agendamento de postagens e Stories. Mas nem tudo está perdido! Com diversos aplicativos disponíveis atualmente, agendar um post é uma das coisas mais simples de se fazer.

As vantagens de agendamentos de publicações são várias: sabendo os horários que seus seguidores mais utilizam a rede, você pode fazer postagens em momentos-chave para gerar mais engajamento. Além disso, é importante para quando você tem um compromisso ou uma viagem marcada e não poderá estar ativo na rede social.

Basta escolher os melhores horários para a publicação e agendar, gerando interação no seu perfil mesmo quando você não estiver por lá! O AppGeek já listou alguns dos melhores aplicativos para o Instagram e indica o Gerenciagram, que é gratuito e muito fácil de usar. Comece a agendar Stories agora mesmo!

Gerenciagram para agendar post no Instagram Stories

9. Insira links nos seus Stories

A princípio, inserir links no Instagram Stories pode ser visto como útil apenas para empresas e marcas que queiram divulgar alguma promoção ou campanha. No entanto, você pode inserir links para conteúdos relevantes aos seus seguidores, como um artigo no seu blog ou o portfólio no seu site.

Interessante para quem quer postar mais que histórias, links permitem aos interessados conhecer melhor o conteúdo que você publica e estar em contato com o seu perfil.

Importante: para que você possa inserir links nas suas histórias, é preciso ter uma perfil verificado ou uma conta de negócios com pelo menos 10 mil seguidores. Caso não conte com isso, o ícone da corrente não estará disponível.

Para inserir links no Stories é muito fácil:

  • Toque em “Seu story” e selecione o conteúdo que será usado;
  • Clique no ícone com duas correntes entrelaçadas;
  • Digite ou cole o URL da página para a qual deseja direcionar seus seguidores;
  • Publique!

10. Participe nos Stories de seus seguidores

Rede Social Instagram

Nunca se esqueça de que o Instagram é uma rede social e uma das dicas mais valiosas é se envolver em postagens de outras pessoas.

O engajamento com seguidores e fãs é crucial para que eles mantenham o interesse nas suas histórias. Conectar-se com o público é um motivador para que o índice de engajamento na sua página cresça e, com isso, ganhar novos seguidores.

Por isso, não se esqueça: visualize Stories de seguidores, visite perfis, curta, comente, compartilhe. Esteja em contato com seus fãs. Assim você pode lembrá-los sobre o seu perfil de uma maneira agradável e útil.

E, convenhamos, quem gosta daqueles internautas chatos que só querem curtidas e followers, não é mesmo? Então, faça a sua parte!

Agora, se você quer ganhar seguidores, conheça 6 ferramentas e aplicativos para a tarefa. E se deseja bombar na rede social, listamos ações e apps que podem ajudá-lo a ganhar curtidas. Mas se quer tirar ótimas fotos para postar, saiba quais são os 7 melhores apps de câmera para o seu celular!

Saiba também como organizar o feed e deixar seu Instagram mais bonito. Veja também 7 aplicativos de sorteio para turbinar suas campanhas e promoções!

Emerson Machado
Emerson Machado
Apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade, religião, entre vários assuntos. Sem falar nas nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, Game of Thrones, etc. e tal.