Aprenda a usar o dicionário Aurélio Digital e amplie seu vocabulário


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

O app Aurélio Digital leva para as telas do Android e iOS o clássico Dicionário Aurélio. O programa permite fazer buscas pelos termos por escrito ou por voz, bem como conhecer uma nova palavra por dia.

Há ainda a possibilidade de usá-lo no modo clássico, procurando verbetes um a um, em meio a mais de 3 mil vocábulos.

Vale ressaltar, no entanto, que o aplicativo é freemium, sendo oferecidas 50 consultas gratuitas. Excedido esse limite, o usuário deverá aderir ao plano pago para continuar utilizando o serviço.

A seguir, o AppGeek explica como usar o Aurélio Digital. De quebra, dá ainda alternativas de dicionários online gratuitos e de outros apps para ampliar seu vocabulário.

Como usar o app Aurélio Digital

Para realizar o tutorial abaixo é necessário baixar e instalar o Aurélio Digital em seu smartphone Android e iOS.

1. Abra o app Aurélio Digital. Quando usá-lo pela primeira vez, será requisitado que faça o download de uma base de dados com as informações do dicionário. Para isso, toque em Baixar;

  • Sugerimos que esse passo seja realizado quando estiver conectado a uma rede Wi-Fi, para evitar o gasto de dados de internet móvel;

2. Aguarde a finalização do download. Então, vá em Pular, para começar a usar o app;

3. Se quiser pesquisar sobre um termo específico, digite-o na barra de pesquisar no centro da tela. Se preferir, toque sobre o ícone de um microfone e fale a palavra;

aurélio digital

4. Toque sobre o vocábulo para visualizar a definição. Além de ler o conteúdo, é possível adicioná-los aos favoritos, ao tocar sobre a estrela. O usuário também pode compartilhá-lo em outras plataformas rapidamente, ao acessar o ícone de compartilhamento, no topo da tela.

Além de de pesquisar por termos e expressões, o app oferece outros recursos. São eles:

Tela principal

É possível aprender mais diariamente ao conferir a Palavra do dia. O termo (e aqueles dos três dias anteriores) fica disponível na tela principal do app.

Isso também pode ser acessado pelo menu lateral, disponível no ícone formado por três linhas, no canto esquerdo da tela.

Ainda na tela principal, estão disponíveis publicações relacionadas ao autor, Aurélio Buarque de Holanda, e à Língua Portuguesa.

Dicionário A-Z

dicionário aurélio

Remete aos antigos dicionários de papel, onde é necessário buscar pelo verbete desejado em meio aos demais. A opção pode ser acessada pelo menu lateral, representado por ícone formado por três linhas.

As palavras estão divididas por ordem alfabética e, para encontrá-las, basta arrastar o dedo pela tela. Ao achar aquela que procurava, toque sobre ela para ver seu significado. Vale ressaltar que, a cada consulta através desse modo, é consumida uma pesquisa gratuita disponível.

Conjugador de verbos

Também disponível no menu lateral, o conjugador de verbos só é oferecido na versão paga do app. Com a ferramenta, é possível visualizar todos os tempos verbais de uma conjugação de uma só vez.

Dicionários online

Prefere não baixar nada e fazer as consultas diretamente do navegador? Há uma série dicionários online e gratuitos disponíveis na internet. Reunimos os melhores deles:

1. Dicio - Dicionário online da Língua Portuguesa

Dicio

De acordo com os desenvolvedores, o Dicio conta com mais de 400 mil palavras. É exibido não apenas o seu significado, mas também plural, sinônimos, antônimos, conjugação verbal e muito mais.

O usuário pode fazer a busca comum por termos ou enriquecer seu vocabulário através da ferramenta Sortear palavras. Vocábulos como inverificabilidade e onicófago podem ser alguns dos que te surpreenderão nessa pesquisa inusitada.

2. Michaelis

Michaelis

Outro clássico, o Michaelis online permite realizar buscas por termos em português ou encontrar traduções para outros idiomas. Para alterar o tipo de pesquisa, basta clicar sobre o item à esquerda da barra de buscas.

Entre as línguas disponíveis estão inglês, italiano, francês, espanhol e alemão. A página inicial do serviço também oferece uma nova palavra por dia. Mas, diferente do Dicio, não é possível alterá-la.

3. Priberam

Priberam

O Priberam difere dos demais por permitir fazer não apenas a busca pelo termo desejado, mas também uma pesquisa reversa. Ou seja, o usuário pode inserir uma palavra no campo e o serviço exibirá todos os significados que contenham o vocábulo digitado.

Nas configurações de pesquisa, disponíveis no ícone de uma engrenagem, é possível alterar o português para europeu ou brasileiro. Também se pode optar por utilizar o acordo ortográfico, bem como destacar as grafias alteradas com ele.

Outros apps de dicionário

O Dicionário Aurélio é um dos mais clássicos da Língua Portuguesa, mas, claro, não é o único. Caso prefira opções que sejam totalmente gratuitas ou que ofereçam traduções para outras línguas, é possível encontrá-las nas lojas de aplicativos do iOS e do Android.

O AppGeek preparou uma lista com 7 aplicativos para ter um dicionário sempre à mão. Confira!

Se seu objetivo, entretanto, é aprender novos idiomas, veja então 6 aplicativos de tradução úteis para iPhone e Android. Confira também 6 apps para conversar com estrangeiros e fazer amigos do mundo todo.

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.