Como diminuir tamanho de vídeo online pelo celular ou PC


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Diminuir o tamanho de um vídeo muitas vezes é necessário para facilitar o envio do arquivo. Para reduzir um filme, seja gravado no celular, câmera ou computador, não é preciso ter conhecimento de edição. Nem baixar qualquer aplicativo ou programa. Afinal, há uma série de sites que oferecem o serviço de compressão gratuitamente.

No passo a passo a seguir, usaremos a ferramenta online Videosmaller, uma das poucas opções disponíveis em português. A plataforma suporta vídeos de até 500 MB nos formatos MP4, AVI, MPEG, MOV e não insere marca d’água.

1. Abra o navegador de sua preferência e acesse o site do VideoSmaller de seu computador ou dispositivo Android ou iPhone. Vá no botão Navegar, situado abaixo de Selecionar arquivo de vídeo (máx. de 500 MB);

reduzir tamanho do vídeo

2. Se estiver no celular, opte por Arquivo ou item semelhante e toque sobre o vídeo que quer redimensionar. No PC, é só acessar a pasta e clicar sobre o arquivo desejado;

3. Se manter a qualidade do vídeo for importante para você, marque a caixa ao lado de Use baixo nível de compactação (melhor qualidade). No entanto, se seu principal objetivo é compactar ao máximo, sem preocupação com a qualidade, mantenha-a desmarcada;

  • A ferramenta permite ainda reduzir a largura do vídeo ou optar para remover o áudio.

reduzir tamanho de vídeo

4. Depois de selecionar aquilo que deseja, vá em Carregar vídeo;

5. O tempo para que o processo seja concluído depende do tamanho do vídeo enviado, da conexão com a internet e do nível de redução que será feito. Após finalizado, clique em Fazer Download para baixar o arquivo em seu celular ou computador.

O criador do site promete remover o seu arquivo dos servidores em minutos. Mas se quiser proteger o seu conteúdo imediatamente, clique em Delete file now para excluí-lo assim que baixar o material.

Outras ferramentas para diminuir vídeos online

Como dissemos, é possível encontrar diversas opções de sites com recursos de redução de vídeo. Selecionamos abaixo boas alternativas também online ao VideoSmaller, se quiser testar. Todas são gratuitas e não inserem marca d’água.

  • Online Uniconverter: Permite que o usuário escolha a qualidade do vídeo e o percentual de compressão. Se quiser, também pode alterar o formato (por exemplo, de AVI para MP4) durante processo. Aceita arquivos de até 300 MB.
  • Free Convert: é uma opção para quem compreende um pouco mais de edição. A ferramenta permite fazer a redução por tamanho, qualidade ou bit rate, escolhendo o nível de compactação desejada. Também oferece mudança extensão do arquivo no processo.
  • Azgif: a ferramenta permite escolher se deseja reduzir o arquivo pela altura ou largura. É importante, entretanto, ficar atento às dimensões originais. Caso contrário, o resultado final pode ficar esticado ou achatado. Aceita arquivos de até 100 MB.

Alternativas para quem não quer perder em qualidade

Ao reduzir o tamanho de um arquivo de vídeo, é inevitável ter alguma perda na qualidade. Para quem precisa compartilhar um filme e quer manter todos os aspectos do original, pode recorrer a alternativas que não envolvem comprimir o vídeo.

Serviços de transferência de arquivo

reduzir tamanho vídeo

Uma solução viável é optar por enviar o vídeo por um serviço de transferência de arquivos grandes. A maior parte deles gera um link, através do qual é possível fazer o download. Basta compartilhar o link dom quem quiser, seja por e-mail, WhatsApp ou mensagem nas redes sociais.

Se nunca usou um serviço do gênero,o AppGeek o ajuda decidir em nosso artigo com os melhores sites gratuitos para transferência de arquivos grandes.

Salvar na nuvem

reduzir tamanho vídeo

Se seu objetivo é diminuir o vídeo para ocupar menos espaço no celular ou computador, o armazenamento na nuvem pode ser uma solução. Há uma dezena de empresas que oferecem boa capacidade de armazenamento gratuita, bastando criar uma conta.

Assim, pode o excluir o arquivo do aparelho e, ainda assim, guardá-lo a salvo com a qualidade original. Outro ponto positivo está no fato de ser acessível de qualquer outro aparelho com acesso à internet. Nosso artigo sobre serviços para armazenar dados na nuvem pode ajudá-lo a decidir a melhor opção para você.

Guardar em mídia física

diminuir tamanho vídeo

A prática de salvar arquivos em mídia física vem caindo em desuso. Mas ainda há quem não confie plenamente nas alternativas digitais de armazenamento. Se você é um deles, pode optar por salvar o vídeo em pen drive, cartão de memória, HD externo ou CD, caso seu computador tenha entrada.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.