12 apps para dormir melhor e relaxar para Android e iPhone


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Vários app prometem ajudar a dormir melhor através de simples toques no celular. Alguns oferecem sons da natureza, barulhos de chuva e até mesmo da lenha queimando na fogueira.

Outros sugerem métodos de relaxamento e luzes em tons apropriados para não ficar desperto. Isso sem contar as opções com ruído branco que asseguram auxiliar a qualidade do sono ao monitorar seu comportamento durante a noite.

O AppGeek reuniu aplicativos que te ajudam a dormir melhor para Android e iPhone (iOS). Escolha o seu preferido!

Apps para dormir com barulho de chuva

1. Sleepo

Imagem de divulgação do app Sleepo na Play Store

O Sleepo é um app que reúne mais de 30 sons diferentes em HD. Somente na categoria Chuva e Água, há nove variedades, que podem ser combinadas entre elas, ampliando as possibilidades.

Dentre as opções estão chuva fraca e forte, bem como batendo na janela, no guarda-chuva, no mato ou no telhado. Sons de trovoadas também estão disponíveis, além de gotejamento e barulho da água do mar.

O app conta com um timer integrado, ideal para não gastar bateria do aparelho após adormecer. É possível ajustar o volume apenas do som ou do sistema como um todo. O programa é capaz de rodar em segundo plano enquanto outros aplicativos são usados no celular.

  • Sleepo (grátis, com compras no app): Android

2. Rain Rain Sleep Sounds

Imagem de divulgação do app Rain Rain Sleep Sounds na App Store

Embora ofereça outros tipos de sons, o Rain Rain Sleep Sounds tem os barulhos de chuva como carro-chefe. Basta abrir o app e escolher uma dos 35 opções gratuitas disponíveis (ou 60 pagas, se estiver disposto a investir) e ouvi-las individualmente ou combinando umas com as outras.

A biblioteca reúne ruídos como chuva intensa, de verão, na floresta e na cidade. Há ainda as opções de água sobre uma tenda, trovoadas, chuvisco, entre várias outras.

É possível definir as suas favoritas, controlar o volume e ativar um timer para o áudio ir se dissipando após um período de tempo definido por você. Se quiser, configure um alerta para lembrá-lo de usar o app e ter uma noite de sono revigorante. O programa funciona em segundo plano.

  • Rain Rain Sleep Sounds (grátis, com compras no app): Android | iOS

Apps para dormir com o som da natureza

3. Ambience

Imagens de divulgação do app Ambience na Play Store

O Ambience se define como um misturador de sons relaxantes. O app reúne mais de 100 áudios de alta qualidade e permite ouvir até 3 ao mesmo tempo na versão gratuita. É possível controlar o volume de cada um deles individualmente.

As faixas são divididas por categorias. Entre elas estão os sons de chuva, oceânicos e de água. Há ainda opções de barulhos da noite, do campo e de vento e fogo.

O usuário pode relaxar ao som de golfinhos, gaivotas, cascata, uivos de lobos, canto de gaivotas e muito mais. O aplicativo funciona em segundo plano, enquanto se utiliza outros apps.

  • Ambience (grátis, com compras no app): Android

4. Naturespace

Imagens de divulgação do app Naturespace na App Store

O Naturespace é um app com sons da natureza para quem preza pela qualidade. O programa oferece áudios holográficos, também conhecidos como 3D, devido à tamanha imersão que possibilita.

São seis faixas gratuitas e mais de 100 que podem ser adquiridas sob pagamento e testadas antes da compra. Os itens liberados incluem canto de pássaro pela manhã, chuva caindo na água e noite no lago.

Há também verão na montanha, som de rio e das ondas do mar quebrando na beira da praia. O app dispõe de recurso de sleep timer e funciona em segundo plano.

  • Naturespace (grátis, com compras no app): Android | iOS

Apps para relaxar e dormir melhor

5. Meditation & Relaxation Music

Imagem de divulgação do app Meditation & Relaxation Music no Google Play

O Meditation & Relaxation Music é um app que reúne diferentes tipos de sons relaxantes. Os áudios são voltados para quem deseja uma trilha sonora tranquila para meditar ou que ajude a desacelerar e pegar no sono.

Há barulhos da natureza, instrumentos musicais, gotas caindo em um balde de metal e ruídos das montanhas do Tibet. Também é possível escutar sons isocrônicos e bits binaurais. Essas opções prometem influenciar o cérebro através da frequências das ondas sonoras emitidas.

O usuário pode combinar e ouvir até 10 faixas ao mesmo tempo, controlando o volume de cada uma de forma individual. Marque as preferidas e ative o timer para que o app seja fechado quando adormecer.

  • Meditation & Relaxation Music (grátis, com compras no app): Android | iOS

6. Free Calm Sleep

Imagem de divulgação do app Free Calm Sleep na Play Store

O Free Calm Sleep é um app voltado especificamente para a melhoria na qualidade do sono. Além dos sons para ajudar a dormir, oferece também histórias com essa finalidade, bem como meditações guiadas.

Os áudios são divididos em categorias, como sons ambientes, barulhos da natureza e para crianças. Logo ao selecionar a música, o app permite definir por quanto tempo deseja reproduzi-la. Se quiser, pode programar para que seu tema favorito seja executado sempre no mesmo horário, para despertá-lo de forma suave.

As histórias para dormir são narradas em tons específicos para ajudar a relaxar e ter uma noite reparadora. Já as meditações guiadas auxiliam no processo de adormecimento. As opções variam de 5 a 45 minutos. Os conteúdos, no entanto, são todos em inglês.

  • Free Calm Sleep (grátis): Android

Apps de ruído branco para dormir melhor

7. White Noise Sleep Sounds

Imagens de divulgação do app White Noise Sleep Sounds na Google Play

Apesar do nome, o White Noise Sleep Sounds oferece diferentes tipos de sons relaxantes. No entanto, conta com uma categoria voltada apenas para aqueles que são conhecidos como ruídos brancos.

A seção At Home tem faixas que reproduzem secador de cabelo, ventiladores, TVs fora de sintonia e ponteiros de um relógio. Já em Urban e Vehicles, estão disponíveis áudios de um trem sobre os trilhos, motor de avião, entre outros.

É possível adicionar os que mais gosta aos favoritos e combinar até três em uma mesma faixa, com controle individual de volume.

  • White Noise Sleep Sounds (grátis, com compras no app): Android | iOS

8. White Noise Free

Imagens de divulgação do app White Noise Free na Google Play

Simples e eficaz. Assim pode ser definido o app White Noise Free. Basta abri-lo para se deparar com os ícone das mais de 40 opções de áudio. Além do clássico branco, conta com ruídos rosa, marrom e azul, no qual cada cor oferece uma frequência diferente de ondas sonoras.

Entre barulhos que também são tidos como ruídos brancos, há ar-condicionado, motor de avião, secador de cabelo, dois tipos de ventiladores e dois de aspirador de pó. O usuário pode combinar os sons e controlar o volume de cada um individualmente.

Há ainda a opção de ativar o timer para encerrar o programa após determinado período de tempo. Se quiser, nas configurações pode ligar o efeito de fade-out, que reduz gradualmente o volume da faixa.

  • White Noise Free (grátis): Android

Apps de monitoramento de sono

9. Sleep Cycle

Imagens de divulgação do app Sleep Cycle na Play Store

O Sleep Cycle é um app de monitoramento, que acompanha os padrões e acorda o usuário somente em um momento de sono leve. O programa faz isso sem alarme, proporcionando um despertar natural e menos brusco.

Ao dormir com o celular ao seu lado, o aplicativo registra sua atividade noturna, como movimentos e ronco. Depois, gera gráficos com estatística com os dados coletados.

O pacote pago oferece mais recursos. Entre eles estão meditações guiadas, histórias para dormir e sons relaxantes. Há um monitoramento mais aprofundado de seus hábitos noturnos e a possibilidade de salvar as informações na nuvem.

  • Sleep Cycle (grátis, com compras no app): Android | iOS

10. Sleep as Android

Imagens de divulgação do app Sleep as Android na Play Store

O Sleep as Android registra os ciclos de sono, monitorando toda a atividade do usuário durante a noite. O app grava roncos, falas, movimentos e respiração. Basta deixar o smartphone ao lado do corpo enquanto dorme.

Para acordar da melhor forma possível, deve indicar uma faixa de horário na qual deseja ser despertado. O despertador soará apenas no momento ideal. E só poderá ser desligado após realizar uma tarefa simples, como maneira de provar que está acordado.

O app é gratuito, mas oferece versão paga com opção de monitoramento diário, acesso a estatísticas e canções que ajudam a dormir.

  • Sleep as Android (grátis, com compras no app): Android

Apps de filtro de luz para dormir melhor

11. Twilight

Imagens de divulgação do app Twilight na Play Store

Estudos recentes mostram que a luz azul emitida por telas de dispositivos eletrônicos pode prejudicar o sono. A iluminação funcionaria como uma espécie de estimulante, atuando no cérebro de forma semelhante ao café.

O app Twilight busca cortar a influência da luminosidade, ao mudar a tonalidade e intensidade de acordo com a exposição solar. Ou seja, após o pôr do sol altera automaticamente a iluminação, que volta ao normal depois do nascer do sol local. Mas, se preferir, pode configurar os horários manualmente.

12. Blue Light Filter

Blue light filter

O objetivo do Blue Light Filter é o mesmo do Twilight. Proteger o usuário da luz azul durante a noite, ajudando a reduzir a agitação antes da hora de dormir. Com uma utilização bastante intuitiva, oferece oito diferentes temperaturas da cor.

Também permite personalizar a intensidade e ajustar o escurecimento da tela. É possível ativar o aplicativo para que mude as configurações de iluminação automaticamente todos os dias ou fazê-lo manualmente.

  • Blue Light Filter (grátis): Android

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.