Descubra como enviar os emojis secretos de 2019 no WhatsApp


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Os emojis secretos do WhatsApp são símbolos e carinhas que ainda não foram lançados oficialmente, mas podem ser visualizados por alguns usuários do mensageiro. Em 2019, os ícones descobertos foram a bandeira do orgulho trans, bem com os símbolos de feminino, masculino e transgênero.

Inicialmente, a bandeira só podia ser vista por usuários do WhatsApp Beta para Android. Agora, encontra-se disponível para todos aqueles com a versão 2.19.56 ou superior do app instalada, mas apenas para o sistema operacional do Google.

Já os símbolos de feminino, masculino e transgênero, entretanto, podem ser enviados também nas edições web e desktop do WhatsApp.

Como o próprio nome sugere, os emojis secretos não estão disponíveis entre as opções de carinhas do mensageiro. O AppGeek explica como usá-los a seguir:

Como usar os emojis secretos do WhatsApp

Os emojis secretos do WhatsApp só podem ser conferidos por usuários da versão 2.19.56 ou superior do aplicativo para Android. Isso significa que os símbolos ainda não são decodificados em outros sistemas operacionais, como iOS, Windows Phone ou Symbian, por exemplo.

1. Abra o WhatsApp como habitualmente;

2. Para enviar a bandeira do orgulho trans, copie as imagens abaixo:

🏳️‍⚧

3. Agora, cole as duas na janela de bate-papo do WhatsApp. Os símbolos se transformarão na bandeira azul, rosa e branca.

Emoji secreto do WhatsApp

4. Se quiser mandar para os seus amigos os símbolos de feminino, masculino ou transgênero, basta copiar os ícones abaixo (apenas os ícones):

♀ (feminino)

♂ (masculino)

⚧ (transgênero)

5. Então, é só colar a imagem na conversa que desejar e enviar para quem quiser.

Por que a bandeira do orgulho transgênero?

De acordo com a Emojipedia, desde 2017, a bandeira do orgulho transgênero aparece entre os 50 emojis mais solicitados no site.

O ícone ainda está em processo de aprovação no Unicode Consortium, organização sem fins lucrativos que cria padrões unificados de softwares e dados adotados por diversas empresas de tecnologia.

Emoji secreto WhatsApp

No entanto, empresas independentes podem ter a iniciativa de criar os próprios emojis (ou combinações deles) e utilizá-los em suas plataformas, como fez o WhatsApp.

Emojis secretos do passado 

Os emojis encontrados em março de 2019 não foram os primeiros não catalogados encontrados pelos usuários do WhatsApp. Em 2015, foi descoberta a possibilidade de enviar a figura de uma mão exibindo o dedo do meio no mensageiro.

O desenho ainda não estava disponível oficialmente entre as outras carinhas, mas quando copiada e colada, era exibida. Já em 2016, com a proximidade dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o mensageiro surpreendeu novamente ao lançar a imagem dos anéis olímpicos.

A figura era formada quando era enviada uma sequência de cinco caracteres de círculo. No entanto, não durou muito tempo e sequer chegou a ser oficializada.

O que é o WhatsApp Beta, afinal?

O WhatsApp Beta é uma versão de testes do mensageiro disponível para usuários Android. Quem adere a essa edição, testa possíveis novos recursos antes das outras pessoas.

No entanto, nem sempre essas novidades são implementadas e podem ser canceladas sem aviso prévio. Além disso, a versão Beta do app pode apresentar instabilidades que não existem na versão final.

Caro queira testar, basta acessar a página de adesão ao programa do WhatsApp no Google Play, logar com sua conta do Google e clicar em Participar dos testes.

WhatsApp Beta tester

Em seguida, seu smartphone receberá uma atualização do mensageiro. Quando não quiser mais ser um Beta tester, é só desinstalar o aplicativo e baixar novamente a versão comum.

Agora que já sabe quais são os símbolos secretos do mensageiro, também vai curtir descobrir os emojis mais populares e os mais estranhos do WhatsApp. Mas se as figuras animadas são a sua diversão, confira como fazer GIFs no PC, celular e diretamente no mensageiro!

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, já trabalhou com assessoria de imprensa, comunicação interna e há sete anos escreve sobre tecnologia - sua verdadeira paixão. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.