Como excluir sua conta no Telegram em 4 passos


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Ao excluir o Telegram, o usuário apaga de vez todas as suas mensagens e contatos do mensageiro. O encerramento da conta é irreversível, ou seja, as informações deletadas não podem ser recuperadas.

Se tem certeza que deseja encerrar as atividades no principal concorrente do WhatsApp, confira a seguir o que fazer. A ação não pode ser feita pelo aplicativo, mas, sim, no navegador web de sua preferência.

A empresa recomenda que o processo seja feito pelo computador, mas nada impede de realizá-lo através do celular.

1. Abra o navegador e acesse a página de desativação do Telegram. Insira o número de telefone associado à sua conta no Telegram e vá em Next;

  • Se o serviço não reconhecer o número inserido, pode ser que não tenha colocado no formato internacional. O modelo consiste em colocar o símbolo de + seguido do código do país, código da cidade e o número do telefone. No caso de um brasileiro residente na cidade do Rio de Janeiro, seria +5521999999999.

2. Será enviado um código de confirmação para o seu Telegram (não por SMS). Digite-o na caixa abaixo de Confirmation Code e vá em Sign In;

Página de desativação do Telegram

  • O Telegram recomenda que esse código nunca seja compartilhado com ninguém, mesmo se for alguém que diga ser do Telegram. A companhia afirma que não solicita o envio do mesmo em hipótese alguma.

3. Se quiser, informe o motivo de sua saída do serviço na caixa Why are you leaving? (Por que você está saindo?, em livre tradução). Finalize a exclusão da conta em Delete My Account;

Página de exclusão do Telegram

4. Na janela pop-up que surgir, confirme sua decisão no botão vermelho com o texto yes, delete my account.

Pronto, sua conta foi excluída.

O que acontece ao excluir a conta do Telegram?

Ao excluir o Telegram, todos os dados, como mensagens, mídias e contatos são deletados e não poderão ser recuperados. Os seus contatos, entretanto, continuarão a ter acesso aos conteúdos enviados por você a eles.

Além disso, os grupos e canais criados por você continuarão a existir e seus membros permanecerão interagindo normalmente. Apesar de não terem mais o criador, os administradores manterão as suas funções.

Me arrependi, e agora?

Bateu arrependimento de ter excluído seu Telegram e quer voltar para o serviço? Não há qualquer impedimento para isso. Mas saiba que, por mais que cadastre o mesmo número de telefone, não conseguirá recuperar os dados relativos à sua conta excluída.

A nova conta será identificada pelo serviço como um novo usuário e, mesmo que se comunique com contatos que já possuía na conta anterior, o histórico não é recuperado. A conversa é aberta como nova para ambos, sem qualquer conteúdo precedente.

Tenho um novo número, preciso excluir o Telegram antigo?

Se tem um número de telefone novo, o app permite fazer a troca sem perder a sua conta. Assim, consegue migrar seus contatos, mensagens e mídias e até mesmo os chats secretos são preservados.

Para substituir um número pelo outro, toque sobre o ícone formado por três linhas, no canto superior esquerdo. Em seguida, vá em Configurações e toque sobre o seu número de telefone na seção Conta. Opte por Alterar Número e, na tela seguinte, insira o novo número. Confirme no ícone de check (), no canto superior direito.

Configurações do Telegram

Se quiser utilizar os dois números, saiba que também é possível. Nesse caso, deverá criar uma nova conta associada ao número novo.

Ter duas contas no app, entretanto, pode ser confuso, principalmente para usuários que tenham seus dois números de telefone. Afinal, haverá chats separados para cada conta.

Como faço para sair da minha conta do Telegram?

Pessoa usa aplicativo do Telegram no celular

Sair do Telegram é diferente de excluir sua conta. Sair da conta significa desconectar-se do app, mantendo seu usuário, contatos, mensagens e dados. No entanto, ao fazer isso, perderá todos os chats secretos e mensagens trocadas através deles.

No Android, deve seguir o caminho: Configurações → ícone de três pontinhos no canto superior direito → Sair. No iPhone, vá em Configurações → Editar → Sair.

O serviço, no entanto, lembra que há diversas alternativas para não sair de sua conta e, consequentemente, não perder o conteúdo dos chats secretos.

  • Não é preciso deslogar para usar o Telegram em outros dispositivos. A plataforma é compatível com a utilização em múltiplos aparelhos.
  • Se tiver mais de uma conta no Telegram, basta alternar entre elas, sem precisar sair de nenhuma das duas.
  • Se compartilha o celular com outras pessoas e quer ter a privacidade preservada, pode proteger sua conta com uma senha. Para isso, basta seguir o caminho: Configurações → Privacidade e Segurança → Senha de Bloqueio.

WhatsApp ou Telegram

tela de smartphone com os ícones do Telegram, Facebook e WhatsApp

Por terem funcionalidades semelhantes, há quem fique tentado a decidir entre por ter o WhatsApp ou o Telegram instalados no celular. Nada impede de ter os dois, é claro. Mas escolher um deles pode ser necessário para quem tem pouco espaço de armazenamento, por exemplo

Se ainda está na dúvida se quer excluir ou manter o Telegram, fizemos uma breve lista que pode ajudá-lo a tomar um decisão.

Telegram WhatsApp
Plataformas disponíveis Android, iOS, Windows Phone, Web, Windows, macOS e Linux. Android, iOS, Windows Phone, Web, Windows e macOS.
Grupos Suporta até 200 mil pessoas. Suporta até 256 pessoas.
Canais Suporta número infinito de membros. Não oferece o recurso.
Ligações Apenas voz, com 1 pessoa. Voz e vídeo, com até 50 pessoas.
Bots Oferece recurso. Não oferece recurso.
Compartilhamento de arquivos Arquivos de mídia de até 16MB e documentos de até 100MB. Arquivos em geral de até 1,5GB.
Autenticação com dois fatores Oferece recurso. Oferece recurso.
Versão comercial Não possui. Possui o WhatsApp Business.
Edição de mensagens enviadas Oferece recurso. Não oferece recurso.

Se quiser saber mais sobre o assunto, o artigo WhatsApp ou Telegram? Descubra qual app é o melhor e mais seguro explica em detalhes cada tópico.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.