8 experiências em VR para você explorar o mundo da realidade virtual


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Sem você tem óculos VR e está à procura de algumas das experiências mais incríveis com a tecnologia de realidade virtual, chegou ao lugar certo! Com esses óculos, você pode ser transportado para diversos locais e ter uma imersão total nos mais variados assuntos e temas. Hoje em dia, há muitos conteúdos voltados especialmente para essa tecnologia.

Por isso, o AppGeek separou alguns dos vídeos e aplicativos para que você possa explorar esse mundo virtual quase como se estivesse fazendo tudo pessoalmente! Dá uma olhada:

1. Newseum VR Experience

Se você se interessa e quer aprender mais sobre História, o Newseum VR é uma das experiências mais interessantes disponíveis atualmente. No vídeo em 360º disponibilizado pela instituição, você pode voltar no tempo por 7 minutos e presenciar como era a Berlim comunista no pico da Guerra Fria!

Com seus óculos VR, fones de ouvido e controles, você anda pelas ruas desertas de Berlim e checa pôsteres de propagandas comunistas. Ainda é possível testemunhar a atmosfera de austeridade na cidade, até então dividida por um muro.

Apesar de a experiência se passar na sala de casa, é impossível não sentir aflição. Nessa atividade, você tenta se esconder dos guardas que protegiam a divisão da cidade, que estão sempre à procura de pessoas que tentem atravessar o limite entre Berlim Oriental e Ocidental.

Para uma experiência ainda mais imersiva, ao passar para o lado ocidental, você utiliza os controles que acompanham seus óculos VR para quebrar a barreira. E, assim, finalmente, restaurar a liberdade entre os berlinenses.

2. My Brother’s Keeper

My Brother’s Keeper (O Guarda do meu Irmão, em tradução livre) é uma produção cinematográfica criada para uma experiência de imersão total em uma história de guerra. Ao passar dos limites com uma narrativa sobre a Guerra Civil americana, essa opção fará você se sentir dentro do enredo!

A história do filme é sobre dois irmãos que foram separados, que então lutam em lados opostos da guerra. No entanto, eles são inesperadamente reunidos no campo de batalha. Enquanto caminha com os protagonistas, você é transportado para flashbacks de quando eram jovens, revelando o que os levou a estarem em lados diferentes na guerra.

Com tecnologia inovadora e técnicas para uma experiência de cinema imersiva, My Brother’s Keeper é uma ótima maneira de saber mais sobre a Guerra Civil dos EUA.

3. Inside the Human Body

Esta é uma experiência de realidade virtual muito interessante e educativa. Com uma imersão bastante didática, você fica sabendo diversas curiosidades sobre o que acontece dentro do nosso corpo, “visitando” órgãos e entendendo suas funções para nos manter vivos.

O vídeo é realmente uma viagem pelo corpo humano, explorando desde o sistema digestório ao circulatório. A narração conta com leves doses de humor, assim você se informa, aprende e se diverte ao mesmo tempo!

Em menos de cinco minutos, você já fica sabendo muito mais sobre o seu corpo. Ótimo para quem quer aprender mais sobre como funciona os mecanismos da vida humana e para aqueles que estudam anatomia.

4. Expedição ao coração de um vulcão ativo

Já pensou em visitar o coração de um vulcão ativo? Agora você pode! Com essa experiência incrível, você passa por todos os estágios de exploração de um vulcão. No início, é preciso andar pela floresta com o equipamento, mas conforme você avança, chegará à borda da cratera e ficará maravilhado!

De lá, você observa todos os detalhes sobre o vulcão, desde o fogo subindo à lava que se movimenta no lago incandescente abaixo dos seus pés. Muito interessante para quem tem curiosidade sobre essas montanhas que podem explodir a qualquer momento.

Além disso, você também aprende sobre expedições vulcânicas, contando com explicações bastante didáticas e atrativas sobre como os vulcanólogos se preparam para estar de frente para a cratera de um vulcão ativo no mundo real. Então, se você quer saber mais, embarque nessa experiência incrível!

5. Mega Coaster 360º

Se você está a procura de adrenalina, experenciar uma montanha-russa com seus óculos VR pode ser uma boa opção.

É claro que a sensação não será exatamente a mesma que estar em uma montanha-russa de verdade, mas a experiência chega bem próxima de causar aquela aflição gostosa que só os amantes desse brinquedo entendem!

Há diversas opções de vídeos em 360º de montanhas-russas no YouTube, sendo preciso apenas uma rápida pesquisa na plataforma para começar a fazer os passeios mais loucos ao redor do mundo. Parece mesmo que você está lá! Experimente. Mas tenha cuidado, é possível ter náuseas de verdade.

6. National Geographic VR

Realidade virtal com o National Geographic VR

A National Geographic é uma das maiores produtoras de documentários do mundo e, claro, não iria deixar a realidade virtual de lado. Com um aplicativo que conta com uma vasta biblioteca de vídeos em 360º, você pode utilizar seus óculos VR para maior imersão nos conteúdos disponibilizados pela revista.

Com perspectivas totalmente novas, você pode mergulhar em outro mundo! É possível nadar com tubarões, visitar os limites do espaço e ter encontros únicos com belas espécies de animais, muitas delas em perigo de extinção.

A biblioteca da National Geographic VR está sempre atualizada com conteúdos novos, cobrindo cultura, animais, ciência, viagens e outras imagens vistas de uma forma única. A maioria do conteúdo é de coisas reais, espalhadas para você explorar por toda a Terra ou pelo Universo!

Para baixar o NatGeo VR, selecione o seu sistema operacional: Android / iOS.

7. NYT VR

Realidade virtual com o New York Times VR

Um dos jornais mais importantes do mundo, o New York Times (NYT) criou um aplicativo repleto de vídeos em 360º para você ter experiências únicas com seus óculos VR. No app, há uma grande biblioteca com os mais diversos tipos de conteúdo, levando você a lugares que nunca pensou em chegar.

As opções são muitas: dá para visitar desertos, o fundo mar, a guerra na Síria contra o Estado Islâmico ou, ainda, algum lugar mais tranquilo. Além disso, é possível escalar o World Trade Center com Jimmy Chin, um montanhista profissional.

Há ainda a possibilidade de visitar planetas longínquos como Plutão. Tudo renderizado de forma que possa levar você aos mais diversos lugares, sejam mundos alienígenas ou locais históricos de interesse mundial. Perfeito para as mais diversificadas experiências, a principal premissa do NYT é colocar você no centro das histórias que o jornal publica.

Para baixar o NYT VR, selecione o seu sistema operacional: Android / iOS.

8. Google Spotlight Stories

Realidade virtual VR com o Google Spotlight Stories

O Google Spotlight Stories é um aplicativo muito interessante para quem quer tirar o máximo proveito dos óculos VR. Há diversos curta-metragens e atividades para se fazer, levando você para dentro dos acontecimentos narrados na plataforma.

Com uma biblioteca repleta de vídeos e histórias imersivas, você tem as mais diversas experiências de realidade virtual, sendo um dos aplicativos com a tecnologia mais premiados (indicado até ao Oscar por uma de suas animações!).

Para criar as histórias, o Google conta com uma equipe de artistas e especialistas na tecnologia de VR, garantindo maneiras inovadoras e inteligentes de fazer os internautas entrarem, quase que literalmente, no conteúdo! Dá para explorar as narrativas com muita liberdade e autonomia.

Todos os programas são desenvolvidos com os dispositivos móveis como público alvo. E para que suas experiências sejam realmente incríveis, é indispensável o uso de fones de ouvido.

Para baixar o Spotlight Stories, selecione o seu sistema operacional: Android / iOS.

Como a tecnologia de realidade virtual parece ter chegado para ficar, essas são algumas das experiências imersivas que você pode encontrar na internet. E se ainda quer mais fontes de conteúdo, conheça 15 apps para aproveitar seus óculos VR!

Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade, religião, entre vários assuntos. Sem falar nas nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, Game of Thrones, etc. e tal.