Como fazer dueto no TikTok em 5 passos em 2020


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Fazer dueto no TikTok com amigos ou tiktokers famosos é um dos vários recursos divertidos presentes no app. A funcionalidade, disponível tanto para Android quanto iPhone, divide a tela ao meio e seu vídeo aparece lado a lado com o da outra pessoa.

Para utilizar o recurso, é necessário ter o app instalado em seu aparelho Android ou iOS e ter uma conta no serviço. Além disso, o perfil com o qual fará o dueto precisa ser público e o vídeo não pode ter mais de 15 segundos.

Depois, basta seguir os passos abaixo:

1. Abra o TikTok e localize o vídeo com o qual deseja gravar um dueto. Toque sobre o ícone de uma seta para abrir um menu de opções de compartilhamento;

TikTok fazer dueto

2. Agora, opte por Dueto;

3. Aguarde o carregamento até abrir o recurso de gravação do dueto. A tela aparecerá dividida ao meio, com o vídeo original à direita. Toque sobre o círculo vermelho para começar a gravar e segure até finalizar a filmagem;

TikTok fazer dueto

  • Abaixo da sua imagem, será exibido o mesmo filtro usado pelo usuário do vídeo original, caso haja algum. Toque sobre ele para ativar, antes de iniciar a gravação.
  • Na lateral direita da tela, estão disponíveis ferramentas de alteração de velocidade, filtros, recurso de embelezamento e temporizador.

4. Ao finalizar, poderá inserir efeitos, filtros, texto ou adesivos. Ao concluir as edições, vá em Avançar;

5. Depois, é só publicar o vídeo da maneira como preferir. É possível marcar amigos e incluir hashtags na legenda, bem como optar por compartilhar o dueto em outras plataformas, como Instagram Stories, Facebook e WhatsApp. Conclua o processo em Publicar.

De um modo geral, os duetos são usados para quem quer cantar junto com seu ídolo da música. Ou então para fazer uma coreografia ou movimento engraçado em sincronia com a gravação de outro usuário.

Dicas para mandar bem no TikTok

1. Grave vídeos sem segurar o botão

TikToK

Ao deixar as mãos livres, você conseguirá fazer mais movimentos e coreografias e, assim, enriquecer ainda mais os seus vídeos. Para isso, basta ativar o temporizador, disponível através do ícone de um relógio na tela de filmagem.

Indique a duração do filme e se deseja uma contagem de 3 ou 10 segundas. Então, vá em Começar a filmar e aguarde o fim da contagem regressiva para começar. Se quiser interromper, é só tocar sobre o círculo vermelho.

2. Melhore a iluminação

Está em um ambiente de pouca luz? Não se preocupe. É possível ativar o flash do smartphone e tornar o vídeo mais bem iluminado. O ícone fica disponível na tela de gravação e aparece somente quando é usada a câmera que conta com o recurso.

Ou seja, se seu aparelho tem apenas flash na câmera traseira, então, verá o ícone somente quando ela for ativada. Se a câmera frontal também conta com flash, então a opção também será exibida.

3. Explore os recursos de edição

TikTok

O TikTok conta com dezena de filtros que utilizam realidade aumentada, semelhantes àqueles usados nos Stories do Instagram e no Snapchat. Experimente as opções para criar conteúdos originais e criativos.

Outro recurso muito usado no app é a edição de vídeo. A possibilidade de fazer cortes fáceis de fazer permitem criar efeitos visuais “mágicos”, como a troca de roupa ou de penteado ao dar um pulo ou tapar a tela.

Se estiver gravando com as mãos livres, basta tocar no círculo vermelho para pausar o vídeo e tocar novamente para retomar a filmagem. Se estiver segurando o botão, basta soltá-lo e voltar a segurar quando quiser gravar.

Depois, ajustes podem ser feitos através das ferramentas de edição, como a inclusão de efeitos de transição e corte do vídeo. Também é possível dublar e dançar músicas que adora, disponíveis na opção Sons. Ou então, usar uma canção com trilha sonora depois que o vídeo for gravado, nos efeitos de pós-produção.

Quer saber mais? Confira nosso guia completo TikTok: o que é e como fazer vídeos no app mais baixado do mundo

4. Adicione tags e compartilhe

tiktok fazer dueto

Quer se tornar popular e virar um tiktoker conhecido? Então comece a explorar ao máximo as ferramentas sociais do app. Participe de desafios e use hashtags relacionadas para ser listado na aba Descobrir.

Compartilhe também o vídeo em outras redes sociais. Assim, pode divulgar sua conta em outras plataformas e ganhar novos seguidores.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.