Saiba como fazer gráfico no Excel no PC e no celular


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Deseja tornar mais fácil a interpretação de dados em uma tabela? Fazer gráfico no Excel pode ser uma boa solução. O editor de planilhas oferece uma série de opções de formatos, como de linhas, colunas, pizza, rosca, bolhas, entre outros.

A funcionalidade está disponível a partir da versão 2013 do programa, no Office 365 e também está presente na edição online, com algumas restrições. É possível também usufruí-la através do app do Excel para Android e iOS.

O AppGeek explica a seguir o passo a passo de como fazer gráfico no Excel e personalizá-lo. Confira!

Como fazer gráfico no Excel no computador

Para realizar o processo abaixo, é necessário ter o Excel 2013 ou versão superior, ser assinante do Office 365 ou ser usuário do Excel Online.

1. Abra o Excel;

2. Crie uma tabela da forma que considerar melhor;

3. Ao finalizar a tabela, selecione-a por completo;

Como fazer gráfico no Excel

  • Como selecionar os dados para o gráfico no Excel? Clique na primeira célula da tabela e, em seguida, pressione a tecla Shift. Mantenha a tecla pressionada e, com o mouse, clique sobre as linhas da tabela para marcá-las.
    Atenção: a tabela é um retângulo e é possível que a primeira célula não esteja preenchida, mas deve ser selecionada mesmo assim.

4. Com a tabela toda selecionada, vá na aba Inserir;

5. Então, clique em Gráficos recomendados;

6. O programa sugere os tipos de gráficos que mais combinam com a maneira como as informações estão dispostas na tabela. Selecione a que preferir na coluna à esquerda da janela;

Como fazer gráfico no Excel

7. Confirme sua escolha em OK;

8. Se quiser incluir um nome ao gráfico, clique sobre Título do Gráfico e edite;

9. Qualquer alteração que fizer na tabela é, imediatamente, representada no gráfico.

Como editar gráfico no Excel

Seu gráfico foi criado, mas você sente que a apresentação do conteúdo não está exatamente como gostaria. Saiba que é possível editá-lo e deixá-lo mais atrativo.

Para isso, clique sobre a área vazia do gráfico. Surgirão, na parte superior direita da tela duas novas abas: Design e Formatar. Em Design, há a opção Alterar Cores. O programa disponibiliza novas combinações de matizes.

Ao lado, o programa oferece também outros estilos possíveis para o tipo de gráfico escolhido por você. Se quiser, mude para o que atender melhor à sua proposta. No entanto, se quiser alterar o tipo selecionado, basta ir em Alterar tipo de gráfico, selecionar o que desejar e confirmar em OK.

Mas, se a sua vontade é personalizar o conteúdo de vez, dê um duplo clique sobre um dos itens do gráfico. No nosso caso, será uma das colunas, mas poderia ser uma linha ou uma fatia da pizza, por exemplo.

Como fazer gráfico no Excel

Na lateral direita da tela, surgirão opções de edição. Entre elas estão preenchimento, inclusão de linha em torno, sombreamento, brilho, suavização das bordas, transparência e muito mais.

Nossa dica é que explore as ferramentas oferecidas para deixar o conteúdo final com a sua cara. Se, por acaso, não gostar de alguma escolha feita, basta dar Ctrl+Z ou apertar a seta de retorno, situada no canto superior esquerdo da tela, para desfazer.

Como incluir imagem de fundo nos gráficos do Excel

É possível personalizar quase tudo em um gráfico no Excel, inclusive o plano de fundo. A ferramenta é ideal para deixar a sua marca ou simplesmente incluir o logo de sua empresa no conteúdo a ser apresentado.

Para isso, dê dois cliques na zona de fundo que deseja alterar. Se clicar mais externamente, todo o gráfico receberá a imagem. Se optar pela região central, somente essa área será personalizada.

Em seguida, surgirá um menu de opções do lado direito da tela. Vá no item representado por um balde de tinta e marque a opção de preenchimento que mais se adequa ao que deseja.

Como fazer gráfico no Excel

Se quiser incluir uma imagem do computador, opte por Preenchimento com imagem ou textura. Clique no botão Arquivo, que surgirá logo abaixo, e escolha a imagem a ser inserida no fundo.

Em Transparência, deslize a barra para que a imagem se dilua com o fundo, de modo a não atrapalhar a visualização da informação exibida.

Como imprimir ou salvar somente o gráfico do Excel

Imprimir ou salvar somente o gráfico - ou seja, sem incluir a tabela ao lado - é bastante simples. Primeiramente, clique sobre o gráfico para selecioná-lo. Depois, vá em Arquivo e, em seguida, em Imprimir.

Confira na imagem à direita se é exibido somente o gráfico. Caso afirmativo, em Impressora, opte por Microsoft Print to PDF e clique em Imprimir. Em seguida, escolha a pasta onde deseja salvar o arquivo, nomeie e clique em Salvar. A imagem será salva em PDF.

Como fazer gráfico no Excel

Veja também como fazer o caminho contrário e transformar um PDF em Excel.

Se quiser imprimir, repita o processo, mas em Impressora, selecione a impressora instalada em sua máquina. Depois, vá em Imprimir e pronto.

Como fazer gráfico no Excel no celular

Para realizar o passo a passo abaixo é necessário ter o Excel instalado em seu smartphone Android ou iOS.

1. Abra o Excel;

2. Crie uma tabela da forma que considerar que melhor atenderá às suas necessidades;

3. Ao finalizar, selecione todas as células que formam tabela. Para isso, toque sobre uma célula por alguns segundos. Depois, arraste os círculos das extremidades até que toda a tabela esteja marcada;

Como criar gráfico no Excel

4. Agora, toque no ícone de um A com um lápis;

5. Na parte inferior do app, surgirá um menu. Vá em Página Inicial e, em seguida, opte por Inserir;

6. Dentre as opções que surgirem, selecione Gráfico;

7. Agora, é hora de definir o tipo de gráfico que deseja, se será em coluna, linhas, pizza, barras, etc;

8. Depois de escolher o tipo, defina o estilo que prefere;

9. Assim como na versão para PC, é possível alterar o título do gráfico ao tocar sobre ele;

10. Se o gráfico estiver selecionado, o app exibe, na parte inferior da tela outras opções de edição, como cor, estilo, layout, elementos, fontes, etc.

11. Qualquer alteração que fizer na tabela é, imediatamente, representada no gráfico.

Tipos de gráficos e suas aplicações

São tantas as opções de tipos de gráficos que o Excel oferece que é normal ficar confuso e não saber qual melhor se adequa à sua situação. Abaixo, explicamos quais as melhores explicações para os tipos mais usados. As informações abaixo foram obtidas no site da Microsoft, desenvolvedora do editor de planilhas.

  • Linhas: de acordo com a Microsoft, esse tipo é ideal para representar dados contínuos ao longo do tempo. No entanto, é preciso que o tempo tenha sempre o mesmo intervalo, como meses, trimestres ou anos, por exemplo.
  • Colunas ou barras: pode ser usado para demonstrar intervalos de valores, escolhas em escalas específicas (por exemplo: sim / não ou ainda concordo / concordo parcialmente / discordo) e dados que não estão em qualquer ordem específica.
  • Pizza: ideal para tabelas com uma linha ou coluna de dados, porque exibe o tamanho dos itens proporcionalmente à soma desses itens. Não deve ser usado caso a tabela conte com números negativos ou se tiver mais de oito categorias.
  • Barras: pode ser uma boa escolha quando se deseja enfatizar comparações individuais. É ideal quando os valores representam períodos de tempo.

Se organização e foco no objetivo são sua meta, confira também nossa lista com 6 apps que podem te ajudar a ganhar dinheiro. E ainda: se organize com um dos 7 aplicativos incríveis de controle financeiro selecionados pelo AppGeek.

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.