Veja como ficar invisível no WhatsApp e esconder o status online


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Ficar invisível no WhatsApp e esconder o status online é possível no Android e na versão web com a ajuda de aplicativos terceiros. Para quem não quer baixar um app, há uma série de recursos nativos que ajudam a tornar o uso no mensageiro o mais discreto possível.

Além de ler mensagens sem aparecer com online, o AppGeek ensina como remover confirmação de leitura e o visto por último. Veja a dica também para ver o Status de amigos sem ser descoberto.

Como ficar invisível no WhatsApp no celular

O app Unseen permite ler mensagens de texto, ouvir áudios e ver fotos e vídeos sem que seus contatos saibam ou notem que está online. No entanto, o app não deixa responder a seus amigos sem que seja visto.

1. Baixe e instale o app Unseen no seu dispositivo Android;

2. Abra o Unseen, toque em Próximo e, novamente, em Próximo;

3. Na tela Escolha seus aplicativos de chat favoritos, marque a caixa correspondente ao WhatsApp (e, caso queira, de outros mensageiros nos quais também deseja ficar invisível). Confirme em Próximo;

Como ficar invisível no WhatsApp

4. O programa solicitará autorização de acesso às notificações do smartphones. Vá em Dar autorização;

5. Você será direcionado às configurações do sistema de Acesso a notificações. Então, ative a chave relativa à opção Unseen. Na caixa que abrir, toque em Permitir;

6. Em seguida, abra o app Unseen novamente. Assim que receber mensagens, elas serão exibidas no próprio aplicativo. Assim como no WhatsApp, os alertas também aparecem na barra de notificações do Android. Toque sobre eles para ver o conteúdo.

Como ficar invisível no WhatsApp

Como ficar invisível no WhatsApp Web

No passo a passo abaixo, é possível não só ver mensagens sem ser notado, como enviar conteúdos. Seus contatos não conseguem ver o status online nem são informados quando você está digitando.

Para isso, basta instalar a extensão WAIncongnito no Google Chrome.

1. Acesse a página do WAIncognito na Chrome Web Store e clique em Usar no Chrome para instalar a extensão;

2. Na caixa que abrir, opte por Adicionar Extensão. Após alguns segundos, o ícone do programa será exibido ao lado da barra de endereços do navegador;

3. Acesse, então, o WhatsApp Web e acesse sua conta, caso já não esteja logada. Note que o ícone do WAIncognito surge entre as opções no topo a tela. Isso significa que seus contatos já não conseguem vê-lo online;

Como ficar invisível no WhatsApp

4. É possível, enviar mensagens sem que seja exibido online nem digitando na barra de status. A confirmação de mensagem lida, caso esteja ativada, também não é exibida para a outra pessoa.

Não esqueça que o recurso funciona apenas para a versão web do WhatsApp. Portanto, se entrar na versão do mensageiro para Android ou iOS ou no programa para computadores, permanecerá sendo visto normalmente pelos contatos.

Confira as 12 melhores extensões para o Google Chrome em 2019.

Dicas para ter mais privacidade no WhatsApp

Quer ter uma rotina mais discreta no mensageiro, mas não vê necessidade de instalar um app para ficar invisível para isso? Então, as opções de privacidade nativas do WhatsApp podem ser mais do que o suficiente para o que deseja. Confira:

Remover confirmação de leitura no WhatsApp e de visualização no Status

Não quer que seus contatos saibam quando suas mensagens foram lidas? É bastante simples remover os checks ou tiques azuis. Para isso, na aba Conversas, toque sobre ícone de três pontinhos no canto superior direito da tela.

No menu que abrir, opte por Configurações (ou Ajustes, no iOS) e, depois, por Conta. Na tela a seguir, vá em Privacidade e desmarque a chave relativa à opção Confirmação de leitura.

Como ficar invisível no WhatsApp

Ao desativar o recurso, também deixará de saber quando alguém visualizar um conteúdo enviado por você. Nos grupos, entretanto, as confirmações de leitura permanecem.

Ao cancelar a funcionalidade, poderá ainda ver publicações do WhatsApp Status sem ser notado. Assim como não verá mais quem visualiza seus posts.

Remover visto por último

Quando ativada, a função Visto por último exibe para seus contatos quando foi a última vez que esteve online no app. Muita gente, no entanto, se sente monitorada e não gosta de compartilhar esse tipo de informação.

Desativá-la, no entanto, é bastante simples. Basta seguir o caminho: ícone de três pontinhos na tela de conversas → Configurações (ou Ajustes, no iOS) → ContaPrivacidadeVisto por últimoNinguém.

Ao realizar o procedimento, também não conseguirá visualizar a última vez que outros usuários acessaram o mensageiro.

Desconfia que alguém cortou relações com você no mensageiro? Então confira 5 passos para saber se foi bloqueado no WhatsApp. Se acredita que as mídias que recebe no app estão pesando no telefone, veja como não salvar fotos e vídeos do WhatsApp no celular!

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.