Figurinhas para WhatsApp: 5 formas para baixar novos adesivos no app


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Baixar figurinhas para WhatsApp pode ser muito mais simples do que imagina. Atualmente, é possível adicionar apenas os melhores adesivos, através do próprio mensageiro, do teclado do Google ou salvando a imagem enviada por um contato.

Claro, há ainda a opção de baixar apps com pacotes de adesivos ou, então, criar seu próprio sticker. O AppGeek mostra todas as formas de baixar e instalar figurinhas no WhatsApp e tornar suas conversas ainda mais divertidas.

1. Pelo próprio WhatsApp

Através do recurso de figurinhas do WhatsApp, o usuário consegue salvar a imagens disponíveis individualmente ou baixar o pacote completo. Veja como é simples.

1. Abra o WhatsApp e acesse a conversa com o grupo ou contato para o qual deseja enviar um adesivo;

2. Ao lado da caixa de mensagem do app, toque sobre o ícone de um emoji sorridente;

figurinhas para WhatsApp

3. No menu de opções que abrir, toque sobre ícone que se assemelha a uma folha dobradaícone, na parte de baixo do aplicativo, para acessar o recurso de figurinhas;

4. Agora, vá em +, localizado logo abaixo do ícone do microfone do WhatsApp;

5. Você verá uma lista de figurinhas. Toque sobre um desses pacotes para visualizar os adesivos disponíveis;

figurinhas do WhatsApp

6. Se gostou de apenas alguns, é possível guardá-los individualmente. Para isso, toque sobre o sticker que deseja e segure por alguns segundos. Você visualizará a mensagem Deseja adicionar essa figurinha às favoritas?. Vá em Adicionar;

  • A imagem ficará disponível em suas figurinhas favoritas (ícone de uma estrela ícone estrela)

7. Se gostou de todas, então, toque no botão Baixar, para instalar todo o pacote.

Nesse caso, surgirá um ícone do pacote na seção de figurinhas. Os adesivos dos pacotes também são catalogados pelo app através das emoções desejadas pelo usuário, disponíveis no ícone de coração.

2. Pelo teclado do Google (GBoard)

Aparelhos com o sistema Android costumam ter o GBoard, app de teclado do Google, instalados de fábrica. O aplicativo também pode ser adquirido por usuários de iPhone, através da App Store.

Além dos adesivos, oferece recursos como tradução, pesquisa, uso para apenas uma mão, entre outras opções. No que diz respeito às figurinhas, permite tanto usar imagens individuais sem precisar baixar ou fazer o download dos seus pacotes preferidos.

1. Abra o WhatsApp e acesse uma conversa na qual deseja compartilhar figurinhas;

2. Toque sobre a caixa de mensagem do WhatsApp para ativar o teclado. No próprio teclado, toque sobre o ícone de um emoji sorridente, ao lado da barra de espaço;

figurinha do whatsapp

3. Na tela seguinte, vá no ícone que se assemelha a uma folha dobrada com uma carinha para acessar os adesivos;

4. Toque sobre o ícone de + para visualizar as opções de figurinhas disponíveis;

5. Ao encontrar um pacote/ tema que o interesse, toque sobre ele (e não sobre adicionar) para ver as imagens disponíveis;

  • Os pacotes que apresentam um ícone de play indicam figurinhas animadas. Elas são compartilhadas como GIFs.

6. Se quiser apenas compartilhar uma figurinha do pacote, toque sobre ela e será enviada automaticamente para o contato. Se for uma figurinha animada, ela é enviada como GIF, o que requer uma confirmação de envio;

  • A imagem enviada não é salva, mas fica armazenada temporariamente na seção de figurinhas usadas recentemente (ícone de um relógio). Se não quiser perdê-la de vista depois de um tempo, siga o mesmo processo indicado para salvar as figurinhas enviadas por um contato, explicado abaixo.

figurinhas do whatsapp

7. Curtiu todo um pacote de sticker? Então toque em Adicionar. Nesse caso, surgirá um ícone do pacote na bandeja de figurinhas do Gboard e elas poderão ser acessadas por ali sempre que quiser;

8. Para achar um adesivo por tema, toque sobre o ícone de uma lupa e, então, digite o termo que deseja. Logo, serão disponibilizados todos os stickers relacionados. Basta tocar sobre o que quiser para enviar ao contato.

Figurinha personalizada

O GBoard oferece a opção de criar figurinhas que são, literalmente, a sua cara. Para isso, basta ir em Minis e, na tela seguinte, enquadrar o rosto dentro da moldura e apertar o botão com a câmera.

Figurinha para whatsapp

Tente fazer o registro em um ambiente iluminado, para que o recurso consiga capturar bem as suas características físicas. Em seguida, serão gerados 3 pacotes de figurinhas: Mini emojis, docinhos e corajosos.

Se achar que o resultado não foi fidedigno, é possível editar o bonequinho em Personalizar.

3. Salvando figurinhas de um contato

Recebeu uma figurinha divertida e gostaria de salvar para usar depois? Pois saiba que o processo é muito simples. Basta tocar sobre a imagem recebida e segurar durante alguns segundos para selecioná-la.

Note que no surgirão opções no topo da tela. Toque no ícone de estrela para favoritar o adesivo.

figurinhas para whatsapp

Para usar os adesivos favoritos, é só acessar o ícone de emoji ao lado da caixa de mensagem do WhatsApp. Depois, tocar sobre a imagem que se assemelha a uma folha dobrada ícone e, então, tocar sobre o ícone de estrela ícone estrela.

4. Por aplicativo

Se as figurinhas disponíveis não o atendem, é possível ainda recorrer a apps que oferecem pacotes de stickers. O modo mais fácil de encontrar esses apps é através do próprio WhatsApp.

Para isso, mais uma vá no ícone de emoji ao lado do teclado → ícone de folha dobrada → ícone de +. Role a aba Todas as figurinhas até o final e vá em Obter mais figurinhas.

figurinhas para whatsapp

O mensageiro abrirá a loja as opções de apps com pacotes de figurinhas disponíveis no Google Play ou App Store para você baixar. Normalmente, esses aplicativos são gratuitos, mas contam com muita publicidade, o que pode ser bastante inconveniente para alguns.

De um modo geral, funcionam de forma semelhante. Vamos dar como exemplo o Todas Figurinhas - WAStickerApps, um dos mais bem avaliados no quesito adesivos. Logo ao abrir, são listados os pacotes de figurinhas, divididos por temas.

Diferente dos stickers nativos do WhatsApp e do Gboard, não é possível visualizar ou usar as imagens dos pacotes previamente. É necessário baixar o pacote. Para isso, toque no ícone de uma seta para baixo. Em outros programas, é possível que esteja escrito download ou conte com um ícone semelhante ao da seta.

figurinhas whatsapp

Depois de baixar, toque sobre o ícone de +, que aparecerá no local onde a seta estava.. Na tela seguinte, vá em Adicionar ao WhatsApp e confirme em Adicionar. O pacote ficará juntamente com os outros baixados no próprio WhatsApp.

5. Faça sua própria figurinha

Nada melhor do que criar sua própria figurinha para se expressar da maneira que preferir. É possível fazer adesivos divertidos usando fotos suas e de seus amigos. Se quiser adicionar um toque de humor, insira frases icônicas ou que remetem a situações engraçadas.

O AppGeek ensina como no passo a passo Como fazer figurinhas e deixar o WhatsApp mais divertido.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.