Confira como usar o filtro de cachorro do Instagram, o Sasha Dog


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

O filtro de um cachorro amarelo deitado no chão virou febre no Instagram. Chamado de Sasha Dog, o efeito super-realista do cãozinho posicionado em lugares inusitados ou ao lado de outros animais provavelmente já apareceu nos seus stories.

Você deve estar se perguntando: como faço para me divertir também? O AppGeek te ajuda a não ficar de fora do meme do momento.

Ensinamos a como encontrar e usar o filtro do cachorro no Instagram e enganar os seu amigos.

Como usar o filtro do cachorro do Instagram

Para usar um filtro que não é disponibilizado automaticamente pelo Instagram, é necessário “roubar” de alguém que o esteja usando ou procurá-lo na Galeria de Efeitos. Mas encontrar um específico, como o do Sasha Dog, pode não ser tão fácil.

O passo a passo abaixo, entretanto, simplifica a sua vida. Basta ter o app do Instagram instalado em seu smartphone Android ou iPhone.

1. Do celular, acesse a página do filtro Sasha Dog e opte por Abrir com Instagram;

2. Imediatamente, o filtro aberto já nos seus Stories. Para salvar o efeito para usar posteriormente, toque sobre o nome Sasha Dog;

Filtro cachorro Instagram Sasha Dog

3. Em seguida, vá em Salvar na câmera e toque em OK para confirmar;

4. Para usar o efeito, mova o smartphone para “encontrar” o cãozinho caramelo deitado. Ao vê-lo, toque sobre ele e arraste pela tela para posicioná-lo onde quiser.

  • Para ajustar o tamanho, use dois dedos em movimento de pinça até que fique com uma dimensão mais realista em relação ao cenário;

5. Como em qualquer outro Story, toque sobre botão do centro da tela para fazer a foto ou o mantenha pressionado para fazer um vídeo;

Filtro cachorro Instagram Sasha Dog

6. Caso queira, inclua os elementos de edição como texto, filtro, stickers, etc. Conclua a publicação em Seu Story.

Pronto!

Qualquer usuário pode criar filtros no Instagram?

O criador do filtro Sasha Dog, Antonio Ruggiero, é um usuário comum do Instagram. Desde agosto de 2019, a rede social permite que qualquer pessoa faça e compartilhe efeitos do gênero que podem ser acessados por todos.

Para isso, é preciso baixar o programa Spark AR Studio, criado pelo Facebook e disponível para Mac OS e Windows. É através dele que é possível criar os filtros de realidade aumentada. Entre os efeitos estão os de distorção de rosto, simulação de partículas e luzes, máscaras, entre outros.

No entanto, antes de ver suas criações sendo usadas por terceiros, é necessário passar por um processo de aprovação. Para isso, é necessário submetê-lo ao site Spark AR Hub.

É preciso ter uma conta e escolher se deseja compartilhá-lo no Instagram ou Facebook. Durante esse processo, o filtro ficará disponível por 1 hora na plataforma desejada para realizar os devidos testes e ajustes antes de concluir o envio.

Depois que enviar, é preciso aguardar que a equipe do Facebook/ Instagram aprove o conteúdo submetido. O período de recebimento da resposta pode variar de um dia útil a uma semana.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.