Fleets do Twitter: como usar função que lembra os Stories do Instagram


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

O Fleet é uma espécie de Stories do Twitter, lançado inicialmente apenas no Brasil. O recurso permite que os usuários da rede social façam posts efêmeros, que ficam no ar por somente 24 horas. As publicações podem conter texto, fotos, vídeos ou GIFs.

O modo de publicação está disponível somente nos apps para Android e iOS da plataforma, não contemplando a versão web.

O AppGeek explica como usar o Fleet e mostra quais são as suas principais funcionalidades. Confira!

Como usar o Fleets do Twitter

Para utilizar o Fleets, é necessário ter instalado em seu dispositivo o aplicativo do Twitter para Android ou iOS.

1. Abra o Twitter e note que na parte de cima do feed está sua imagem de perfil com um símbolo de +. Toque sobre ela para acessar o Fleets;

Twitter Fleets

2. Logo em seguida, será aberta a tela de publicação do recurso. Por padrão, é aberto o editor de texto. Se for a opção que deseja, redija a mensagem e toque no botão Fleet para publicar;

3. Se quiser tirar uma foto ou fazer um vídeo, selecione o ícone da câmera no menu inferior. Como em outros apps, basta tocar uma vez no botão central para fazer a fotografia. Se preferir gravar um filme, segurar o botão e largue quando quiser encerrar o vídeo.

  • Ao finalizar, vá em Usar foto/vídeo para publicar ou faça outra em Tirar novamente. Mais uma vez, vá em Fleet para compartilhar;

4. Para compartilhar uma foto ou vídeo da galeria, basta tocar sobre o ícone quadrado com um desenho dentro, em destaque acima. Selecione a mídia e compartilhe em Fleet;

5. Por fim, se quer publicar um GIF divertido, vá em GIF, no menu inferior. Na janela que abrir, verá os GIFs organizados por categorias. Toque uma delas para visualizar as imagens disponíveis ou procure, na barra de pesquisas, pelo tema de sua preferência. Ao encontrar o GIF perfeito, toque sobre ele e compartilhe em Fleet.

Como inserir texto em fotos, vídeos e GIFs em um Fleet

Além do editor de texto, é possível inserir mensagens nas fotos compartilhadas através do Fleet, sejam aquelas feitas na hora ou armazenadas no celular. Depois de fazer o clique ou escolher a imagem, toque sobre o ícone Aa, no topo superior direito.

Fletts twitter

Digite a mensagem e, se quiser inserir um fundo branco para que o texto sobressaia, toque sobre o ícone Aa que surgirá no canto inferior esquerdo da tela. Ao terminar, vá no botão Concluído e finalize a publicação normalmente em Fleet.

Já no caso dos vídeos e GIFs, o recurso não oferece, pelo menos por enquanto, a opção de incluir texto ou legenda.

Como excluir um Fleet

Publicou um Fleet do qual se arrependeu? Sem problemas. Excluir o conteúdo compartilhado é muito simples.

Repita o passo 1 do tutorial acima. Na tela de publicação, arraste o dedo de cima para baixo para visualizar as suas publicações efêmeras feitas nas últimas 24 horas.

fleet twitter

Ao lado do tempo de publicação, há um ícone de três pontinhos. Toque sobre ele e, depois, vá em Excluir Fleet.

Como ver o Fleet de alguém

Twitter fleets

Assim como os Stories do Instagram e do Facebook, os Fleets publicados são exibidos no topo do feed. Quando alguém faz uma publicação do tipo, sua foto de perfil será exibida no topo. Basta tocar sobre ela para ver o conteúdo.

No entanto, também é possível conferir os Fleets de alguém acessando o seu perfil na rede social. Caso tenha algum post do gênero disponível, a foto da pessoa ganhará um contorno azul. Basta tocar sobre ela para visualizar o que foi postado.

Se a pessoa tiver publicado mais de um fleet, basta arrastar o dedo de baixo para cima da tela para visualizar os demais. Para passar para os posts da pessoas seguinte, arraste o dedo da direita para esquerda. Para voltar ao usuário anterior, faça o movimento no sentido contrário.

Afinal, o que é o Fleet do Twitter?

O Fleet é um recurso de posts efêmeros que vem sendo testado pelo Twitter apenas no Brasil. A novidade funciona de forma muito parecida com os Stories do Instagram e do Facebook.

De acordo com a empresa, a função foi lançada com o objetivo de deixar os usuários mais à vontade para falar o que quiserem. Afinal, diferente dos tweets, os Fleets não podem ser compartilhados nem comentados publicamente. Críticas, elogios e opiniões só podem ser feitos através de mensagem privada.

Limites de caracteres

Assim como nos tweets tradicionais, o editor de texto do Fleet também limita a quantidade de caracteres a 280. De acordo com o Gerente de Produto do Twitter, Mo Al Adham, a prioridade dos Fleets é a comunicação textual.

Apesar disso, a opção não oferece qualquer opção de edição. O usuário pode apenas redigir o conteúdo e publicar. Não há possibilidade de alterar estilo, tamanho ou cor da fonte, nem plano de fundo, por enquanto.

Quem visualizou meu Fleet

fleets twitter

Como excluir uma conta do Twitter definitivamente pelo celular e PC

Sim, o Fleet também mostra quem visualizou as suas publicações. A imagem de perfil do seguidor que viu o post é exibida na parte de baixo da tela, apenas para a pessoa que publicou.

Sendo assim, ao acessar o Fleet de alguém, esse usuário também será capaz de ver sua foto de perfil entre os visualizadores da publicação.

Postar Fleet como tweet

Gostou tanto do seu Fleet que deseja imortalizá-lo? Você pode publicá-lo com um tweet comum. O recurso funciona apenas com publicações de texto e fotos.

Para acessar um Fleet já publicado, basta tocar sobre a sua imagem com o ícone de +, como se fosse publicar um novo. Com a tela de publicação aberta, arraste o dedo de cima para baixo e, então, verá o último post efêmero feito.

Para ver os anteriores (feitos, claro, há menos de 24 horas), basta repetir o movimento.

Fleet Twitter

Note que, no canto inferior esquerdo, ao lado do tempo de publicação, há um ícone de três pontinhos. Toque sobre ele e, no menu que aparece, vá em Twittar isso.

Duração dos vídeos

Tantos os vídeos da galeria quanto os feitos na hora têm a duração máxima de 2 minutos. No caso daqueles importado do aparelho, o app permite cortar o trecho que deseja compartilhar com seus seguidores.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.