Confira mais de 30 fórmulas do Excel para dominar as planilhas


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

As fórmulas do Excel ajudam os usuários a realizar tarefas no editor de planilhas da Microsoft de forma mais ágil e dinâmica. O programa oferece uma grande diversidade de funções que podem ser acessadas por essas combinações de símbolos, letras e números.

Entre elas estão cálculos matemáticos, financeiros, estatísticos e outras opções. Confira a seguir como usar e quais são as principais fórmulas do Excel.

Como usar uma fórmula no Excel

“Uma função é um comando previamente criado que pega um valor ou valores, faz determinado cálculo e retorna um resultado”, explica o tutorial oficial de Excel da Microsoft. As fórmulas são usadas para aplicar essas funções de forma prática. Podem abranger células, intervalos de células ou números.

É importante lembrar que toda fórmula começa com o símbolo de = e, depois, pode variar, dependendo da função desejada. O resultado é exibido ao apertar a tecla Enter.

Falando assim, pode soar mais complicado do que realmente é. Por isso, exemplificamos com a imagem abaixo. Se quisermos somar todos os rendimentos do ano de 2015, devemos colocar na célula F4 o seguinte: =SOMA(B4:E4) e apertar a tecla Enter para conferir o resultado.

Fórmulas Excel

Em vez de escrever B4:E4, você também pode digitar apenas =SOMA(, clicar sobre a primeira célula e, com a tecla Shift pressionada, clicar na última que deseja incluir. Após dar o Enter, o valor da soma aparece. Note que a fórmula continua sendo exibida na barra de fórmulas.

Fórmulas Excel

Se, por acaso, quiser repetir o processo em todas as linhas, basta colocar o ponteiro do mouse sobre a borda da célula onde está a fórmula (no caso, a F4).

Quando a seta se transformar em uma cruz, arraste para baixo (ou lado, se estiver sendo aplicada em colunas). Assim, ela passa a ser replicada automaticamente em cada linha (ou coluna) selecionada.

Fórmulas mais usadas no Excel

Nossa lista reúne, divididas por utilidade, as fórmulas mais populares do Excel. Nos exemplos de fórmula a seguir, as letras C representam células supostamente usadas em cada função.

Matemática

Função

Fórmula
Soma=SOMA(C3:C6)
Subtração=C2-C3
Multiplicação=C3*C5
Multiplicação de várias células=MULT(C1:C4)
Divisão=C2/C3

Divisão de uma coluna por um número constante (no exemplo, localizado na célula C2)

= C6/$C $2

Potência (nesse caso, o cálculo é feito com números e não com as células. No exemplo, seria 5²)

=POTÊNCIA(5;2)
Encontrar o menor número do intervalo selecionado=MÍNIMO(C2:C7)
Encontrar o terceiro menor número do intervalo selecionado=MENOR(C2:C7; 3)
Encontrar o maior número do intervalo selecionado=MÁXIMO(C2:C7)
Encontrar o quinto menor número do intervalo selecionado=MENOR(C2:C7; 5)
Fatorial (nesse caso, o cálculo é feito com números e não com as células. No exemplo, seria fatorial de 3 ou 1x2x3)=FATO(5)

Estatística

Função

Fórmula

Média aritmética=MÉDIA(C2:C6)
Média entre os números nas células de C2 a C6 e o número 3=MÉDIA(C2:C6, 3)
Mediana=MED(C1:C7)
Modo: indica o número que mais se repete em determinado intervalo=MODO(C2:C7)
MédiaSE: média de todas as células que respeitam determinado critério. No exemplo, de todas que tenham valores menores que 1000=MÉDIASE(C2:C5,"<1000")

Condicional

Função

Fórmula

E: determina se duas situações combinadas são verdadeiras ou falsas. No exemplo, se é verdadeiro ou falso que o valor de C2 é maior que o de C3 e também o valor de C2 é menor que o de C4

=E(C2>C3, C2
OU: determina se uma situação ou outra são verdadeiras ou falsas. No exemplo, se é verdadeiro ou falso que o valor de C2 é maior que o de C3 ou valor de C2 é menor que o de C4=OU(C2>C3, C2
NÃO: determina se uma situação não é verdadeira. No exemplo, se a soma dos valores de duas ou mais células não é igual ao valor definido na fórmula, no caso a 32=NÃO(C2 + C3=32)
SE: determina uma ação se uma situação determinada ocorrer. No exemplo, se C2 for igual a 10, multiplicar C4 por 5=SE(C2=10;C4*5)

Data e hora

Função

Fórmula

Hoje (exibe a data atual)=HOJE()
Agora (exibe horário e data atual)=AGORA()

Datam (Adicionar ou subtrair meses de uma data. No exemplo, subtrair 5 dias de 15 de setembro de 2019)

=DATAM("9/15/19",-5)

Pesquisa

Função

Fórmula
PROCV: encontra algo na vertical. A Microsoft explica a fórmula da seguinte forma: "=PROCV(valor de pesquisa; intervalo que contém o valor de pesquisa; o número da coluna no intervalo que contém o valor devolvido; opcionalmente pode especificar VERDADEIRO para uma correspondência aproximada ou FALSO para uma correspondência exata)".=PROCV(102;C4:C7;4; FALSO)
PROCH: tem a mesma função que o PROCV, no entanto, deve ser usado para pesquisar itens horizontalmente.=PROCH(102;C4:C7;4; FALSO)
CORRESP: encontra algo especificado em um intervalo de células e informa sua posição relativa naquele intervalo. No exemplo, a função informa qual a posição do número 45, se ele existir, no intervalo entre as células C5 e C10.=CORRESP(45,C5:C10,0)
ÍNDICE: serve para encontrar um valor na interseção de uma linha com uma coluna. No exemplo, buscamos o valor na interseção da segunda linha com a segunda coluna no intervalo C2:L3.

=ÍNDICE(C2:L3;2;2)

Contas

Função

Fórmula

Contagem de valores: conta as células não vazias em determinado intervalo. No exemplo, conta a quantidade de células não vazias no intervalo entre C2 e C6.

=CONT.VALORES(C2:C6)
Contagem de números: conta todas as células que contêm números em determinado intervalo.=CONT.NÚM(C2:C6)
Contagem condicional: permite contar apenas as células que atendem a critério determinado na fórmula. No exemplo, contabiliza quantas células correspondem à palavra sim no intervalo entre C2 e C6.=CONT.SE(C2:C6;SIM)

Funções predefinidas e de fácil acesso no Excel

Existem algumas funções que podem ser acessadas com um simples apertar de botão, sem necessidade de memorizar fórmulas. Usá-las é bastante simples. Primeiramente, deixe a tabela na aba Página Inicial do programa.

Em seguida, selecione as células da tabela que deseja calcular. Para selecionar múltiplas, mantenha a tecla Shift pressionada enquanto clica sobre as células. Então, clique sobre a seta ao lado do símbolo de soma (Σ), situado na parte superior direita do aplicativo.

Fórmulas Excel

Então, escolha se deseja realizar a soma, calcular a média entre os valores, contar o número de células, encontrar o valor máximo (mais alto) ou mínimo (mais baixo). O resultado é exibido logo na célula abaixo ou ao lado da última selecionada.

Agora que você já domina as fórmulas, que tal conferir nossa dica de como fazer gráfico no Excel no celular e no PC. Descubra também como converter um documento PDF em um Excel totalmente editável.

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.