Ações para ganhar curtidas no Instagram e apps que podem ajudar!


Sabryna Esmeraldo

Uma das redes sociais de maior crescimento mundialmente, o Instagram se mantém ganhando força como uma plataforma para empresas das mais diferentes áreas. Mas como conseguir mais curtidas em suas publicações e alavancar seu negócio na Internet de forma legal?

Para acabar com as dúvidas sobre o assunto, confira abaixo os motivos pelos quais o aumento de seguidores não deve ser feito de forma descontrolada e sem critérios e como esse gerenciamento dos seguidores pode influenciar direto no engajamento da página (número de curtidas e comentários). Entenda também que ações podem ajudar nesse processo e que aplicativos podem auxiliar.

Por que não comprar seguidores e curtidas?

instagram curtidas

Porque não é apenas o número de seguidores que garante o sucesso do seu negócio no Instagram, mas também o engajamento desses usuários. Essa é uma das principais razões.

Aplicativos que compram seguidores realizam essa ação sem critérios. O número de followers pode até subir e deixar uma página inicial "bonita", a princípio. Mas de que adianta ter milhares de seguidores se poucos comentam, curtem e se envolvem com suas publicações? Você está atingindo seu público alvo dessa forma?

São os seguidores engajados que possibilitam viralizar publicações, aumentar número de acessos a sites e atrair novos seguidores de forma orgânica.

Precisa de mais motivos? Entre os seguidores comprados por esses apps, muitos são perfis falsos, reprovados pelo Instagram e frequentemente eliminados pela rede social. Ah, se sua conta tiver muitos fakes entre seus seguidores, você também poderá ser penalizado!

Tudo isso afeta ainda a credibilidade de sua empresa com seus seguidores reais.

Ações legais e efetivas

instagram computador

O que fazer, então, para atrair seguidores engajados de forma orgânica para seu Instagram? Relacione-se com eles, apresente-se e marque presença com usuários com potencial interesse no que você tem a oferecer.

Explicando melhor. Se você tem uma empresa de decoração, por exemplo, visite outros perfis de companhias do mesmo setor ou hashtags relacionadas aos temas de seu trabalho. Os seguidores dessas contas podem ter interesse no que você tem a mostrar.

Siga alguns deles, curta comentários, responda comentários, curta fotos (caso suas contas sejam abertas). Ou seja, faça com que percebam sua existência, mas sem ser insistente e inconveniente.

Sim, isso é um processo lento. Não tente seguir 100 pessoas no mesmo dia. O Instagram poderá te penalizar por isso, por exemplo.

Conheça abaixo alguns aplicativos que podem te ajudar nesse gerenciamento.

Aplicativos de análise de seguidores

instagram seguidores

Já que a apresentação da sua página e a prospecção de seguidores em potencial é feita seguindo outras contas no Instagram, é importante contar com ferramentas que ajudem a entender o comportamento de seus seguidores e a manter o número de "Seguidores" e "Seguindo" equilibrado, para evitar uma discrepância feia na página inicial.

Para tanto, já existem apps que organizam informações como pessoas que você segue e não te seguem de volta, número de likes e comentários por post, mídias mais populares, melhores horários de publicação, seguidores mais engajados, seguidores inativos (os chamados Ghost Followers) e outros dados que auxiliam a compreender o padrão de engajamento dos seus seguidores.

E já listamos 9 deles no artigo abaixo:

9 apps de Unfollow para monitorar seguidores no Instagram e no Twitter

Com essas informações tanto será possível avaliar e organizar melhor suas postagens, como também dar unfollow (deixar de seguir) perfis que não seguem sua conta ou perfis falsos. Ah, muitos unfollows em um mesmo dia também poderá levar a penalizações do Instagram, então faça tudo com moderação.

Aplicativos para gerenciamento de Hashtags

aplicativos hashtags

É trabalhoso elaborar todo o post, escolher a foto e ainda ter que analisar quais as melhores hashtags para aquela publicação. Mas a escolha correta das hashtags pode ser fundamental para o aumento do engajamento em seus posts (principalmente agora que o Instagram já permite seguir hashtags específicas!).

Conheça abaixo 3 aplicativos que podem te auxiliar no momento de selecionar as hashtags:

1. Leetags - Melhores Hashtags pro Instagram

Um dos aplicativos mais populares para ajudar a escolher hashtags, o Leetags faz buscas em tempo real de hashtags mais relevantes para o assunto de sua escolha. Caso o usuário prefira, também é possível pesquisar nas hashtags já selecionadas pelo app e organizadas em centenas de categorias. O Leetags está disponível para Android e iOS.

2. Best HashTags for Instagram

Com funções similares, este aplicativo permite que o usuário pesquise as hashtags mais relevantes (mais pesquisadas, mais seguidas, etc), copie e cole as palavras em sua publicação de forma prática e efetiva. A ferramenta ainda permite salvar grupos de hashtags para usos futuros. O Best HashTags for Instagram está disponível para Android.

3. Hashtag Expert for IG

Este app traz uma proposta um pouco diferente, mas com o mesmo objetivo. Com ele, o usuário escreve as hashtags base, aquelas que já pensava usar em sua publicação. Em seguida, o aplicativo sugere várias outras similares e com relevância analisada e certificada para serem usadas no post. O Hashtag Expert for IG está disponível para iOS.

Ferramentas para ganhar seguidores

instagram seguidores

Sim, o trabalho é muito e precisa ser contínuo. Para aqueles que ainda precisam de uma ajuda com todo esse gerenciamento das contas do Instagram, há algumas empresas que oferecem plataformas de automatização desse processo.

Análise de seguidores e sua prospecção, avaliação do engajamento de cada publicação, relatórios de desempenho da conta são algumas das informações que essas ferramentas usam para seguir, deixar de seguir, mandar mensagens automáticas (escolhidas pelos usuários) e algumas outras ações.

E já elencamos 6 delas na matéria abaixo:

6 ferramentas para ganhar seguidores no Instagram (sem comprá-los!)

Vale ressaltar, contudo, que todos os dias o Instagram traz novidades e faz uma análise cada vez mais criteriosa dos perfis, fazendo com que a melhor forma de gerenciamento dos IGs ainda seja a manual e pessoal, seguidor por seguidor. O próprio Instagram traz informações sobre o perfil de seus seguidores, melhores horários para publicar, entre outros dados.

Ah, manter o conteúdo relevante, com certeza, é a estratégia mais efetiva para conseguir mais curtidas. E isso depende apenas do proprietário da conta.

................

Agora que já sabe como conseguir mais curtidas, conheça 7 apps de montagem de fotos para deixar suas postagens ainda mais interessantes! E se quiser saber como ganhar seguidores no Twitter, conheça 5 ferramentas e aplicativos para a tarefa!

Sabryna Esmeraldo
Cearense com muito orgulho, graduou-se em Jornalismo, em 2012, pela Universidade de Fortaleza e, atualmente, é Mestranda em Comunicação, Arte e Cultura na Universidade do Minho, em Portugal. Trabalha como repórter desde 2010, mas é nerd de carteirinha desde criança.