Como gravar a tela de celular Android e iPhone em tempo real


Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

Para criar um tutorial, para salvar aquela conversa em vídeos com os amigos, ou ainda para gravar seu desempenho em jogos. A função de gravar a tela do seu celular pode ser muito útil. E vamos te ensinar como fazer isso, seja seu smartphone um iPhone ou um Android.

Para usuários de Android

No Android, a maior parte dos celulares ainda não traz a função de gravação de tela. Mas há vários aplicativos que resolvem isso para o usuário facilmente. Confira abaixo alguns deles:

1. AirDroid

airdroid

Um aplicativo muito famoso entre os usuários de Android, o AirDroid tem várias funcionalidades. O app é bastante conhecido por permitir espelhar a tela do telefone no computador, mas também oferece a opção de gravação de tela do smartphone.

Na seção Ferramentas, no menu do aplicativo, o usuário encontra a função Tela de Gravação. O aplicativo ainda disponibiliza recurso de edição dos vídeos capturados, permitindo fazer cortes no conteúdo.

Para baixar o AirDroid, clique aqui.

2. REC: Screen Recorder, Video Editor & Screenshot

REC screen recorder

O REC permite que o usuário grave facilmente chamadas de vídeo, o desempenho em um jogo ou até programas ao vivo em live streaming. Oferece gravação em resoluções variadas, incluindo a HD, de 1080p.

De fácil usabilidade, disponibiliza janelas flutuantes ou barras de notificação através das quais é possível pausar ou finalizar a gravação.

Outra ferramenta interessante é o Facecam Recorder. O recurso permite a gravação da câmera frontal simultaneamente à captura da tela. A função é bem útil para obter reações do espectador a vídeos ou jogos.

Para baixar o REC: Screen Recorder, Video Editor & Screenshot, clique aqui.

3. Gravador de Tela

Gravador de tela

O Gravador de Tela da InShot conta com uma interface simples e intuitiva. Quando ativo, exibe um menu lateral, que traz opções como Gravar, Configurações e uso da câmera. De acordo com os criadores, suporta vídeos ao vivo para plataformas como YouTube, Twitch, Periscope, entre outras.

O programa permite gravar a tela enquanto a câmera frontal filma o rosto. O recurso é ideal para youtubers de games que gostam de exibir o jogo enquanto explicam como realizar as ações.

Uma das vantagens deste app está no fato de não inserir marca d'água no vídeo nem limitar o tempo de gravação. O conteúdo pode ser armazenado no próprio celular ou facilmente transferido para o cartão SD.

Para baixar o Gravador de tela, clique aqui.

4. AZ Gravador de Tela

AZ gravador de tela

Este app permite gravar a tela do celular em vídeos FullHD, sem marca d'água, livre de anúncios, sem limite de tempo. Assim como os demais indicados, garante a captura em vídeo do que você está fazendo em tempo real no telefone, com gravação de áudio externo.

A ferramenta ainda traz recursos como escolha de seleção da resoluçã e temporizador de contagem regressiva. Há ainda ferramentas de inserção de texto e logo, efeitos de time-lapse (câmera lenta ou rápida), conversor de GIF, entre outras.

Para baixar o AZ Gravador de Tela, clique aqui.

Para usuários de iPhone

Apesar de difícil, ainda é possível encontrar aplicativos para gravação de tela do iPhone na App Store. No entanto, eles estão obsoletos. Por quê? Porque o iOS 11 já traz essa função, sem a necessidade de instalação de nenhum aplicativo extra! E como proceder, então? Se liga no passo a passo abaixo:

gravar tela iphone

1. Adicione a Gravação de tela à Central de Controle. Para tanto, acesse o menu Definições. Em seguida, clique em Central de Controle, depois em Personalizar Controle. Neste momento, procure a função Gravação da Tela/Ecrã e clique no sinal de "+" que aparece ao seu lado.

2. Pronto. A partir daí, a função já fará parte da Central de Controle do seu iPhone. Portanto, para ativá-la, basta acessar a Central de Controle e clicar (segure por três segundos) no ícone de gravação (uma bolinha vermelha) que aparece a partir de agora.

3. Para que a gravação também capte o som, selecione a opção "Áudio de microfone ativo", na janela que aparece quando você clica para iniciar uma gravação.

gravar tela iphone

4. Para finalizar a gravação, há dois caminhos. Tanto o usuário pode abrir a Central de Controle mais uma vez e tocar no ícone de gravação, como ele pode simplesmente clicar na barra vermelha que fica na parte superior da tela enquanto a gravação está acontecendo. Depois é só selecionar a opção "Parar", na janela que vai aparecer.

5. A gravação realizada ficará salva na pasta Fotografias.

AppGeek recomenda:

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Cearense com muito orgulho, graduou-se em Jornalismo, em 2012, pela Universidade de Fortaleza e, atualmente, é Mestranda em Comunicação, Arte e Cultura na Universidade do Minho, em Portugal. Trabalha como repórter desde 2010, mas é nerd de carteirinha desde criança.