Como gravar a tela de celular Android e iPhone em tempo real


Para criar um tutorial, para salvar aquela conversa em vídeos com os amigos, ou ainda para gravar seu desempenho em jogos. A função de gravar a tela do seu celular pode ser muito útil. E vamos te ensinar como fazer isso, seja seu smartphone um iPhone ou um Android.

Para usuários de Android

Para Android, a maior parte dos celulares ainda não trazem a função de gravação de tela, há vários aplicativos que resolvem isso para o usuário. Confira abaixo alguns deles:

1. AirDroid

airdroid

Um aplicativo muito famoso entre os usuários de Android, o AirDroid tem várias funcionalidades muito úteis. Este app conecta seu telefone ao computador (se o usuário desejar). 

Dessa forma, não apenas a transferência de arquivos fica muito mais rápida e prática, mas também será possível acessar notificações e responder mensagens SMS e até ligações. A função AirMirror, por sua vez, espelha por completo a tela do celular no computador do usuário, permitindo total controle dos aplicativos do smartphone. 

Mas o assunto aqui é gravação de tela, algo que este app também faz. Na opção "Ferramentas", no menu do aplicativo, o usuário vai encontrar várias funções, entre elas a de "Tela de Gravação". O aplicativo ainda disponibiliza função de edição dos vídeos capturados, permitindo fazer cortes no conteúdo.

Para baixar o AirDroid, clique aqui.

2. REC: Screen Recorder, Video Editor & Screenshot

REC screen recorder

Mais uma ferramenta criada para a gravação da tela de smartphones Android, este app permite que o usuário grave facilmente chamadas de vídeo, o desempenho em um jogo ou até programas ao vivo em live streaming.

Oferece gravação em resoluções variadas, incluindo a HD, de 1080p. De fácil usabilidade, disponibiliza janelas flutuantes ou barras de notificação pelas quais é possível pausar ou finalizar a gravação.

Outra ferramenta bem interessantes é o Facecam Recorder, que permite a gravação da câmera frontal simultaneamente à gravação da tela. A função é bem útil para captar reações do espectador a vídeos ou jogos.

Para baixar o REC: Screen Recorder, Video Editor & Screenshot, clique aqui.

3. DU Recorder

DU Recorder

Assim como outros gravadores de tela, este app oferece uma interface simples e intuitiva, criando um menu lateral, quando ativo, que traz opções como Gravar, Vídeos, Ferramentas de Gravação e Criador de Live.

O aplicativo disponibiliza ainda um editor de vídeos que permite fazer cortes e mesclar diferentes gravações, adicionar músicas, ajustar volume, adicionar legendas, adicionar imagem de fundo e até converter o vídeo em um GIF.

A ferramenta de pincel permite ainda que o usuário desenhe na tela durante a gravação, para destacar algum ponto específico.

Para baixar o DU Recorder, clique aqui.

4. AZ Gravador de Tela

AZ gravador de tela

Este app permite gravar a tela do seu smartphone Android com vídeos FullHD, sem marca d'água, livre de anúncios, sem limite de tempo. Assim como os demais indicados, permite a captura em vídeo do que você está fazendo em tempo real no telefone, com gravação de áudio externo.

A ferramenta ainda traz recursos como escolha de resolução do vídeo, temporizador de contagem regressiva, texto e logo, efeitos de time-lapse (câmera lenta ou rápida), Facecam, conversor de GIF, entre outros.

Para baixar o AZ Gravador de Tela, clique aqui.

Para usuários de iPhone

Ainda é possível encontrarmos algumas sugestões de aplicativos para gravação do ecrã do celular pela Internet. O difícil, contudo, é achar o link dessas ferramentas para a app store da Apple; além de ser comum que estes apps, embora ainda existam, já não tragam mais esta função específica.

Por quê? Porque o iOS 11 já traz essa função, sem a necessidade de instalação de nenhum aplicativo extra! E como proceder, então? Se liga no passo a passo abaixo:

gravar tela iphone

1. Adicione a Gravação de tela à Central de Controle. Para tanto, acesse o menu Definições. Em seguida, clique em Central de Controle, depois em Personalizar Controle. Neste momento, procure a função Gravação da Tela/Ecrã e clique no sinal de "+" que aparece ao seu lado.

2. Pronto. A partir daí, a função já fará parte da Central de Controle do seu iPhone. Portanto, para ativá-la, basta acessar a Central de Controle e clicar (segure por três segundos) no ícone de gravação (uma bolinha vermelha) que aparece a partir de agora. 

3. Para que a gravação também capte o som, selecione a opção "Áudio de microfone ativo", na janela que aparece quando você clica para iniciar uma gravação.

gravar tela iphone

4. Para finalizar a gravação, há dois caminhos. Tanto o usuário pode abrir a Central de Controle mais uma vez e tocar no ícone de gravação, como ele pode simplesmente clicar na barra vermelha que fica na parte superior da tela enquanto a gravação está acontecendo. Depois é só selecionar a opção "Parar", na janela que vai aparecer.

5. A gravação realizada ficará salva na pasta Fotografias.

Agora que você já sabe como gravar a tela do seu smartphone, confira também 10 aplicativos que transformam seu iPhone em um controle remoto.