Veja como é fácil gravar vídeo em câmera lenta no Android


Gravar vídeo em câmera lenta no Android de forma nativa é possível em alguns aparelhos. Alguns fabricantes, como Motorola, Samsung, Sony e Huawei, oferecem o recurso, também conhecido como slow motion, em determinados modelos.

Se o seu aparelho não conta com a funcionalidade ou caso exista, mas seja muito limitada, basta recorrer a um dos aplicativos disponíveis na Google Play Store. Entre eles, destacamos os seguintes programas:

Tanto nos programas nativos das marcas de celular quanto nos apps terceiros, o processo de criação do filme é o mesmo. O primeiro passo é gravar um vídeo em velocidade normal.

Posteriormente, o software renderiza o conteúdo para alterar a velocidade. Alguns deles permitem que o usuário escolha qual trecho alterar e com qual velocidade.

Confira como gravar vídeo em câmera lenta e se destacar nas redes sociais.

Como gravar vídeo em câmera lenta no Android

Todos os apps listados acima possibilitam fazer filmagens em slow motion, cada um com sua especificidade. Neste tutorial, optamos pelo Efectum.

1. Baixe e instale o Efectum em seu smartphone Android;

2. Abra o app e vá na opção Slow;

3. Toque sobre o ícone de uma câmera para começar a gravação. Caso queira editar um vídeo já feito, basta selecioná-lo entre os que são exibidos na tela e pular para o passo 6;

gravar vídeo em câmera lenta no Android

4. Na tela que abrir, toque sobre o círculo vermelho para iniciar a gravação. Toque sobre ele novamente quando quiser finalizar;

5. Em seguida, são exibidas 3 opções: use a lixeira caso queira deletar o vídeo, o play para visualizá-lo e o símbolo de check (✓) para começar o processo de edição;

6. Agora, selecione a parte do filme que quer exibir. Para alterar o início, basta arrastar a barra rosa da esquerda para direita. Para encurtar o final, empurre a barra rosa da direita para esquerda;

gravar vídeo em câmera lenta no Android

7. Finalize em Avançar;

8. Agora, selecione a porção do vídeo que deseja que fiquem em câmera lenta, também arrastando as barras rosas;

9. Em seguida, determine a velocidade arrastando a barra com o círculo branco. Quanto mais para direita estiver o círculo, mais lento o trecho será exibido;

10. Aperte o play para testar as suas escolhas;

11. Continue o processo em Avançar;

12. Escolha a qualidade com a qual deseja salvar o vídeo, entre Alta, Média e Baixa;

13. Agora, vá em Aceitar;

14. Caso queira, é possível editar o conteúdo, removendo o áudio original e incluindo outro, aplicando bordas, filtros, efeitos, texto e adesivos. Conclua em Feito;

gravar vídeo em câmera lenta no Android

15. Agora, vá em Salvar na Galeria, para guardar o vídeo no celular, ou escolha uma rede social para compartilhar.

FPS, abertura, MP: entenda o que significam

Atualmente, todos os smartphones permitem gravar vídeos. Com isso, os usuários se deparam com palavras e siglas que antes não precisavam lidar e, muitas vezes, acabam confundindo. O AppGeek ajuda a entender o que cada uma deles significa.

FPS

É a sigla para Frames per Second (Quadros por Segundo, em português). Esta é a medida para quantas imagens únicas consecutivas uma câmera pode processar por segundo.

Não necessariamente quanto mais frames, melhor um vídeo. No entanto, quando apresentam a mesma qualidade, um filme de 30 FPS tende a ser mais fluido que um de 60 FPS, ou seja, com menos rastros entre um quadro e outro.

Em geral, produções cinematográficas adotam o padrão de 24 FPS, assim como a TV, mas isso pode variar de um filme ou programa para outro. Já os jogos de videogame podem usar a partir de 30 FPS, mas o recomendado é que uma frequência de 60 FPS.

A maioria das câmeras para smartphones permite filmar a 60 FPS, frequência mínima sugerida para um vídeo em slow motion com qualidade.

MP

É a sigla para megapíxel. Cada megapíxel reúne 1 milhão de píxels, que é a menor unidade de medida de uma imagem digital. Isto significa que, teoricamente, uma câmera com sensor de 30MP é melhor que uma de 20MP.

No entanto, o tamanho do receptor de luz do aparelho influencia na qualidade da imagem. Quanto maior o receptor, melhor a capacidade de medir com precisão a luz que entra pela lente e, por isso, um aparelho de 20MP pode produzir imagens melhores que uma de 30MP.

Abertura

Como o nome indica, é a abertura no diafragma da lente pela qual a luz entra na câmera. Costuma ser representada pela letra f seguida de números. Quanto menor o número, maior a abertura e, consequentemente, maior a exposição.

A abertura pode influenciar na profundidade da imagem e velocidade do obturador. Nesse caso, ao fazer uma foto, quanto menos luz entrando, mais tempo o obturador precisa ficar aberto. Assim, um movimento pode ser registrado e deixar um rastro borrado.

Se deseja realizar outras modificações, confira nossa lista com os 7 melhores editores de vídeo gratuitos para celular. Mas se quiser colocar em slow motion imagens tiradas das redes sociais, conheça 6 aplicativos para baixar vídeos do Instagram (e stories)