iCasei: como fazer um site de casamento com lista de presentes


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

O iCasei é um serviço de criação de sites e lista de casamento personalizados, sem que os noivos precisem ter qualquer conhecimento de programação ou web design. Para isso, oferece planos com diferentes valores e tipos de serviços, para caber nos diferentes orçamentos.

Todos os pacotes contam com serviço de confirmação de presença e lista de presentes online. Há também aplicativo para smartphone, mapa de como chegar ao local, publicação do álbum da festa e muito mais.

Confira a seguir como testar o serviço gratuitamente e criar o site de casamento dos seus sonhos.

Como funciona o iCasei?

O iCasei permite testar todos os serviços gratuitamente durante 15 dias. Assim, o casal pode conhecer e decidir qual é o melhor pacote para o seu evento. Para isso, é necessário realizar um breve cadastro, que não requer informar o número do cartão de crédito.

Caso decida contratar um dos pacotes, tudo o que foi feito no período de testes é mantido. A não ser que o serviço não esteja incluído em seu plano. Veja como é simples realizar o cadastro:

1. Acesse a página Criar site de casamento e faça o cadastro através de seu perfil do Facebook ou informando seus dados manualmente. No segundo caso, ao concluir a inserção das informações, marque a caixa Não sou um robô. Em seguida, clique em Quero criar meu site;

icasei

2. Na tela seguinte, informe o nome e email do parceiro ou parceira e vá em Continuar;

3. Então, indique a data do casamento e defina o endereço da página do casal. A URL pode ser alterada futuramente, caso queiram;

4. Imediatamente, você será direcionado ao painel de controle, onde poderá começar a criar seu site de casamento.

Como fazer um site de casamento no iCasei

icasei

Agora é o momento de criar o seu site de casamento. Os serviços disponíveis variam de acordo com o plano que o casal decide aderir. Em todos, é oferecida uma grande variedade de templates personalizáveis que acompanham o app para dispositivos móveis.

O conteúdo é todo pensado e inserido pelos noivos. Para realizar a personalização, é necessário ter feito o cadastro no serviço e acessar o painel de controle do iCasei. Então, basta seguir os passos abaixo, acessando os recursos através do menu lateral esquerdo do dashboard.

1. Preencha as informações sobre o casal

No menu lateral, na opção Informações do casal, inclua uma imagem e um texto com uma breve história de vocês. Se quiser, é aqui também onde pode alterar a data do casamento e o endereço do site.

2. Personalize o layout

iCasei

Em Personalizar layout, é preciso escolher um template que os agrade. Na página de personalização, clique em Mudar, ao lado do item Template atual, para visualizar os demais.

Escolhido o tema preferido, é a hora de personalizá-lo. Em Cores, selecione o tom da fonte usada, do menu, botões e cor de fundo. Já em Fontes, como o nome sugere, escolha os tipos de letra usados em diversas áreas do site.

No item Página inicial, é necessário decidir se deseja incluir os recursos de RSVP, Mensagens e fotos recentes na página principal. Por fim, a opção Avançado deve ser usada somente por quem domina a programação. A seção permite editar o site através de código CSS.

Note ainda que, no topo da tela, estão presentes imagens de dispositivos eletrônicos. Ao clicar sobre eles, é possível conferir como é a aparência do seu site de casamento em computadores, tablet e celular. Todos os layouts são responsivos, ou seja, se adaptam aos diferentes formatos de telas.

3. Adicione slideshow

É o momento de incluir as fotos que estamparão o seu site. Podem ser imagens de ensaio do casal, de momentos descontraídos com os amigos, o que mais tiver a ver com o perfil de vocês e do layout selecionado.

A galeria pode ser incluída em diferentes páginas do site, como Página Inicial, Mensagem aos noivos, Padrinhos, entre outros.

4. Informe o local da cerimônia

icasei

É possível criar um texto personalizado com informações sobre a cerimônia religiosa, local da festa ou o que mais desejar. O conteúdo pode incluir fotos, vídeo, mapas explicando como chegar, galeria de imagens e enquete.

5. Crie a lista de presentes virtuais

Na opção Presente em dinheiro, é preciso montar a lista do que deseja pedir para os seus convidados e que estará disponível em seu site. Os noivos podem optar por uma pré-montada pelo próprio iCasei ou criar do zero.

Já em Link para loja externa, como o próprio nome indica, é possível incluir as listas criadas em sites de lojas virtuais. Nesse caso, a forma como os presentes serão entregues é definida pelas regras do vendedor e não do iCasei.

6. Configure as páginas do seu site

Na seção Páginas, o usuário pode alterar a ordem de exibição das páginas e editar o conteúdo. Além de textos (personalizáveis através de um editor integrado), os noivos conseguem adicionar foto, vídeo, mapa, enquete, tabela e slideshow.

No caso dos assinantes dos planos Classic e Black, é possível ainda adicionar novas páginas e alterar o nome daquelas predefinidas.

7. Adicione música

Quer que a música do casal seja a trilha sonora da página? Então basta encontrá-la na biblioteca do serviço, em Músicas. Então, vá em Adicionar músicas e acesse uma das categorias de canções disponíveis.

Ao encontrar a ideal, clique sobre o ícone de + para selecioná-la. A quantidade de títulos que podem ser incluídos varia de acordo com o plano adquirido.

Principais recursos do iCasei

O site do iCasei oferece recursos variados que podem facilitar a vida dos noivos e convidados. O serviço disponibiliza lista de casamento, opção de confirmação de presença, app para dispositivos móvies, entre outros. Confira:

1. Lista de casamento

iCasei

5 apps para decorar a casa e deixá-la como em seus sonhos!

A lista ou as listas de presente ficam disponíveis aos convidados no site do casal. Os noivos podem criar o catálogo pelo próprio site ou incluir o link da loja de sua preferência. Se optar pela lista do iCasei, os assinantes não receberão o presente em si, mas o valor relativo a ele.

Os noivos têm liberdade para estipular os supostos valores e até mesmo dividir um item em cotas, para que várias pessoas possam arcar com a despesa. É cobrada uma tarifa que varia de 4,19% a 3,99% sobre o valor de cada item. O percentual depende da quantia final arrecadada e do plano aderido.

Cabe aos noivos definirem, nas configurações da lista, quem arcará com essa despesa: eles ou os convidados. O casal tem até três meses para solicitar o dinheiro, que recebem em até dois dias úteis. A primeira solicitação de saque é grátis, mas, a partir da segunda, é cobrada uma taxa.

2. Confirmação de presença (RSVP)

O iCasei permite que os convidados confirmem a presença na cerimônia e/ou festa através do próprio site. Se o casal for aderente dos pacotes Classic ou Black, as pessoas também podem dizer se comparecerão via telefone.

O casal de noivos consegue acompanhar quem estará no grande dia em tempo real, através do painel de controle ou do app do serviço.

3. Aplicativo para noivos e convidados

iCasei

O serviço conta com um aplicativo, disponível para Android e iOS, que pode ser usado tanto pelos noivos quanto pelos convidados. O casal pode editar o conteúdo do site em um formato feito especialmente para dispositivos móveis.

Isso significa criar álbuns, interagir com convidados, editar a lista de presentes e muito mais. Já os convidados podem enviar mensagens, comprar presentes, confirmar presença, entre outros recursos, através da aplicação.

4. Gravata iCasei

icasei

Conhece a tradição de cortar a gravata do noivo e vender os pedaços para quem está na festa? A ideia é conseguir arrecadar dinheiro para ajudar o casal a arcar com as despesas na lua de mel.

Acontece que, em um casamento, nem todo mundo está com dinheiro disponível. Com isso, os recém-casados perdem colaborações. Para mudar essa situação, os clientes do serviço têm direito ao Gravata iCasei, uma versão moderna da brincadeira.

O iCasei cria etiquetas de mesa personalizadas com um QR Code único de cada casal. Cabe aos noivos imprimirem e disponibilizarem.

Ao acessarem o código através do celular, os convidados são direcionados para a página do Gravata iCasei. Lá, podem doar o valor que quiserem, através do cartão de crédito, parcelando em até 6 vezes.

Planos do iCasei: qual é o melhor?

O iCasei oferece três tipos de planos: iCasei Smart, iCasei Classic e iCasei Black. Os valores variam de acordo com a quantidade e tipo de serviços oferecidos, bem como com o tempo em que será utilizado. Esse período pode variar de 3 a 12 meses e o preço pode ser parcelado em até 6 vezes.

O iCasei Smart é a opção mais básica e oferece, entre outros recursos:

  • Site mais simples com 11 páginas fixas com recursos importantes (não é possível mudar o nome ou a função);
  • RSPV somente online;
  • App para noivos e convidados;
  • Taxa sobre a lista de casamento de 4,19% a 4,09% (tarifa diminui conforme quantidade de presentes);
  • 1 opção de música de fundo;
  • Álbum de fotos de 90 MB;
  • Save the Date;
  • Mapas;
  • Enquetes.

O iCasei Classic conta com:

  • Todos os recursos do plano Smart mais RSVP passivo telefônico;
  • Até 10 músicas de fundo;
  • Edição do nome das páginas;
  • Possibilidade de criação de páginas adicionais;
  • Taxa sobre a lista de casamento de 4,15% a 4,05% (tarifa diminui conforme quantidade de presentes);
  • Álbum de fotos de 150 MB.

Já o iCasei Black oferece:

  • Todos os recursos da plataforma;
  • Quantidade ilimitada de músicas de fundo;
  • Introdução do site animada;
  • Taxa sobre a lista de casamento de 4,09% a 3,99% (tarifa diminui conforme quantidade de presentes);
  • Álbum de fotos com capacidade ilimitada;
  • Atendimento preferencial tanto para noivos quanto convidados;
  • Site com domínio personalizado incluído (nos demais pacotes, é necessário pagar taxa extra);
  • Grupo de noivas exclusivo no WhatsApp;
  • Download de recordação do conteúdo do site (nos demais pacotes, é necessário pagar taxa extra);
  • Telão interativo com fotos e mensagens do seu site durante o evento.

Decidir qual plano é melhor cabe ao casal. Afinal, é preciso levar em conta o quanto do orçamento desejam gastar com o site e quais itens considera fundamental ter.

Ansiosos para o grande dia? Então confira 10 aplicativos de contagem regressiva que você precisa conhecer! Se além do fotógrafo, quer você mesmo fazer registros da festa? Veja os 7 melhores apps de câmera para tirar fotos incríveis!

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.