Como instalar fontes no Windows, macOS e Google Docs


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Instalar fontes no Windows ou no macOS amplia a variedade de letras disponíveis no computador. Uma vez instalada no sistema, a família tipográfica fica disponível em diferentes programas, como o Word, Photoshop, Paint, entre outros.

Para isso, é preciso fazer o download da fonte em um dos vários sites especializados, como DaFont, Google Fonts e o BeFonts. Ao baixar, fique atento se está instalando fontes para desktop e não fontes para web.

Em geral, são disponibilizados pacotes de letras, que costumam vir compactados. Portanto, antes de instalar, é necessário usar um app descompactador para extrair o arquivo.

Como instalar fontes no Windows

A forma de instalar fontes no Windows pode variar de acordo com a versão do sistema operacional. Após fazer o download, não se esqueça de extrair o arquivo compactado.

O sistema suporta fontes nos formatos TrueType (extensão de arquivo .ttf) e OpenType (.otf).

Windows 10, 8, 7 e Vista

Tela de instalação de fonte no Windows
Reprodução/ Microsoft

Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo e vá em Instalar. Se, por acaso, surgir uma caixa de confirmação, clique em Sim. Pronto, depois, é só abrir o programa no qual deseja usar a letra e procurar por ela nas fontes disponíveis.

Todas as versões do Windows

Pasta Fonts do  Windows

Abra o Explorador de arquivos ou alguma pasta, digite C:\Windows\Fonts na barra de endereços e pressione a tecla Enter. Agora, arraste a fonte baixada e extraída do compactador de arquivos para a pasta. O sistema fará a instalação automaticamente.

Windows 10

Além de baixar fontes de sites especializados, usuários do Windows 10 podem obter letras diferentes daquelas que vêm no sistema através da Microsoft Store.

Digite a palavra Fonte na caixa de pesquisa da barra de ferramentas e clique sobre a opção Definições do tipo de letra, que aparecerá no resultado. Na janela que abrir, clique em Baixe mais fontes da Microsoft Store.

Opções de fontes para o Windows 10 disponíveis na Microsoft Store

A loja de apps será aberta. Note que há opções de letras pagas e gratuitas. Selecione aquela que deseja instalar e, então, vá em Obter. Pronto, a fonte será baixada e instalada automaticamente.

Como instalar fontes no macOS

Dependendo da sua versão do macOS, é possível fazer o download de novas letras através do Catálogo de Fontes do sistema ou baixando em sites especializados. Independente da forma, é necessário descompactar o arquivo antes de instalá-lo.

A Apple recomenda arquivos nos formatos TrueType (.ttf), Variable TrueType (.ttf), TrueType Collection (.ttc), OpenType (.otf) e OpenType Collection (.ttc).

macOS X 10.3 ou superior

Há duas formas de instalar fontes nas versões mais atuais do macOS.

  • Fontes externas
Tela de instalação de fonte no Catálogo de Fontes do macOS
Reprodução/ Apple

Clique duas vezes sobre o arquivo da fonte baixada no Finder. Será aberta uma janela de pré-visualização. Clique em Instalar fonte. O sistema irá validar a fonte e disponibilizá-la no Catálogo de Fontes. Depois disso, poderá ser utilizada em qualquer programa.

  • Catálogo de Fontes

Abra o Catálogo de Fontes. Uma forma de encontrar o aplicativo é buscá-lo no Spotlight (atalho command + barra de espaço). Caso não ache, tente a pesquisa do nome em inglês do programa, Font Book.

tela do Catálogo de Fontes do macOS
Reprodução/ Apple

Clique em Todas as Fontes, no menu lateral à esquerda. Aquelas que aparecem como Inativas são opções adicionais disponíveis para os usuários, mas que ainda não estão instaladas na máquina. Se gostar de alguma, basta clicar sobre e, depois, ir em Transferir.

Qualquer versão do macOS

Esta forma de instalar fontes é compatível com todas as versões do sistema da Apple. Basta arrastar o arquivo da fonte baixado e descompactado para a pasta /Library/Fonts/.

Se quiser disponibilizá-la apenas para o seu usuário, insira o arquivo na pasta /Users/seunomedeusuário/Library/Fonts. Onde está escrito seunomedeusuário deverá, claro, ser substituído pelo seu usuário no macOS.

Como instalar fontes no Google Docs

Se prefere usar o editor de texto online do Google, saiba que também é possível ampliar o número de fontes à sua disposição. Para isso, clique sobre o tipo de fonte que está usando e, no menu que abrir, opte por Mais fontes.

Opção de fontes do Google Docs

Na coluna à direita da janela que abrir, é possível visualizar as opções que já estão em uso por você. Na coluna principal, estão os tipos de letras disponíveis para serem usados. Se gostar de alguma, clique sobre ela.

Note que aparecerá um ícone de check ao lado e o nome surge automaticamente na coluna das fontes instaladas. Finalize o processo em OK.

Mais opções de fontes

Vale destacar que o Google Docs não suporta fontes externas. A única forma de “burlar” esse impedimento é utilizando o complemento Extensis Font. O add-on dá acesso a todo o catálogo de mais de 900 tipos de letras do Google.

Captura do app Extensis Fonts na loja do GSuite

Para isso, vá em Complementos → Instalar complementos. Digite Extensis Font no campo de pesquisa, aperte a tecla Enter e clique sobre o app. Conclua o processo em Instalar.

Para usar as fontes, basta seguir o processo indicado acima, através do recurso Mais Fontes do Docs.

Sites para baixar fontes

Quer dar uma inovada nas fontes, mas não sabe onde encontrar? Listamos a seguir algumas das melhores opções de sites com bancos de letras gratuitos. De qualquer modo, antes de utilizá-las, fique atento à licença associada e aos direitos de uso.

  • DaFont

Um dos sites mais conhecidos do gênero, o DaFont oferece mais de 50 mil modelos de letras. Gratuitas, estão disponíveis sob licenças freeware, shareware, versões demo ou de domínio público.

  • Google Fonts

O Google Fonts disponibiliza mais de 900 famílias de letras gratuitamente. São as mesmas que podem ser utilizadas no Docs ao baixar o complemento Extensis Font, mas em programas instalados em seu PC.

  • 1001 Free Fonts

O 1001 Free Fonts conta com centenas de letras de diversos estilos. A grande maioria está disponível gratuitamente para uso pessoal.

  • BeFonts

O BeFonts tem uma pegada mais voltada para fontes artísticas, que costumam ser usadas em banners e outros tipos de peças digitais. Não faltam opções cheias de estilo, das quais, muitas delas, podem ser usadas gratuitamente mesmo de forma comercial.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.