9 dicas para liberar espaço no PC facilmente


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Liberar espaço no computador pode a solução para melhorar o desempenho do PC ou instalar um programa pesado. Os 9 simples passos listados a abaixo podem ser feitos por qualquer um e devem disponibilizar o suficiente para normalizar a situação.

Quando a falta de espaço é crítica, o sistema envia mensagens para alertá-lo. Nesses casos, o ideal é realizar os procedimentos a seguir o quanto para evitar problemas futuros.

As dicas a seguir se aplicam ao Windows 10, mas várias delas podem ser realizadas em outras versões do sistema. Confira!

1. Confira quanto espaço tem no disco rígido

O sistema permite checar o quanto seus arquivos, jogos e programas ocupam de seu HD. Assim, fica mais fácil de compreender a situação e ter uma ideia do que deverá liberar.

1. Clique sobre o ícone do Windows na barra de ferramentas para abrir o menu Iniciar. Em seguida, vá no ícone de engrenagem (⚙️) para acessar as configurações;

2. Vá em Sistema;

3. No menu lateral à esquerda, clique em Armazenamento. Logo, verá o quanto de espaço tem em uso e a quantidade de GB livres.

iberar espaço no PC

A ferramenta detalha o quanto diferentes seções e tipos de arquivos podem estar ocupando no sistema. Se quiser ver tudo, clique em Mostrar mais categorias.

2. Desinstale programas desnecessários

Ao realizar a verificação de armazenamento, verá que há dados sobre o consumo de espaço em categorias distintas. Ao clicar sobre cada uma delas, verá que é possível editá-las.

Em Apps e recursos, terá acesso a todos os aplicativos instalados no computador. Se preferir, pode listar os programas por ordem alfabética (Nome), tamanho ou data de instalação. Ao localizar um que queira deletar, clique sobre o nome.

liberar espaço no PC

Então, vá em Desinstalar e confirme sua escolha em Desinstalar. Dependendo do software, pode ser que apareçam outras solicitações de confirmação de desinstalação.

Repita o processo com os demais programas que considere inúteis ou não essenciais no momento.

3. Limpe a Área de trabalho

Ainda durante a verificação da capacidade do HD, explicado na etapa 1, clique na categoria Área de trabalho. Na tela seguinte, vá em Exibir Área de trabalho.

Todos os itens disponíveis no desktop serão listados e, se quiser, é possível filtrar também pelo tamanho. Assim, fica mais fácil de visualizar arquivos e atalhos que não são usados ou não fazem mais sentido estarem em destaque e excluí-los de vez.

Liberar espaço no PC

4. Esvazie a lixeira

Liberar espaço no PC

Todos os arquivos excluídos do seu computador continuam ocupando espaço na máquina. Por padrão, são armazenados na Lixeira até que o usuário decida excluí-los permanentemente.

Para esvaziá-la, acesse a Área de trabalho e clique sobre o ícone da Lixeira com o botão direito do mouse. No menu que abrir, vá em Esvaziar Lixeira.

5. Ative o sensor de armazenamento

O Sensor de Armazenamento é um recurso do Windows 10 criado para liberar arquivos desnecessários periodicamente. Estão incluídos nessa categoria arquivos temporários e itens da Lixeira.

A funcionalidade é ativada automaticamente quando há pouco espaço no disco. Mas você pode ativá-la para que seja executada todo dia, semana ou mês. Para alterar, basta seguir os passos abaixo.

1. Clique sobre o ícone do Windows na barra de tarefas e vá no ícone de engrenagem (⚙️) para acessar as configurações;

2. Opte por Sistema;

3. No menu lateral, vá em Armazenamento. No lado direito da tela, clique em Configurar o Sensor de Armazenamento ou executá-lo agora;

4. Na seção Sensor de Armazenamento, ative a chave. Logo abaixo, indique a periodicidade na qual quer que o escaneamento seja feito. A partir de então, o sistema fará uma varredura por arquivos desnecessário de acordo com o intervalo indicado.

Liberar espaço no PC

6. Limpe a pasta de Arquivos Temporários

Se não quer automatizar a exclusão de itens considerados temporários, mas tem dificuldade em tornar a limpeza da Lixeira um hábito, há outra solução. É possível programar para que os arquivos deletados por você sejam excluídos automaticamente.

1. Clique sobre o ícone do Windows na barra de tarefas e vá no ícone de engrenagem (⚙️) para acessar as configurações;

2. Opte por Sistema;

3. No menu lateral, vá em Armazenamento. No lado direito da tela, clique em Configurar o Sensor de Armazenamento ou executá-lo agora;

4. Na seção Arquivos temporários, marque a caixa ao lado de Excluir arquivos temporários que meus aplicativos não usam;

Liberar espaço no PC

5. Então, abaixo de Excluir arquivos da minha Lixeira se eles estiverem lá por mais de, selecione o período. Escolha uma opção entre Nunca, 1 dia, 14, 30 ou 60 dias;

  • Isso significa que os arquivos deletados serão mantidos na Lixeira somente até o período indicado. Depois disso, o sistema os deletará automaticamente.

6. Se quiser, faça o mesmo abaixo de Excluir arquivos na pasta Meus Downloads se eles estiverem lá por mais de.

  • Nesse caso, é importante lembrar de remover da pasta Meus Downloads itens que deseja manter em sua máquina. A opção é ideal para quem baixa muitos arquivos ou simplesmente não quer mais ocupar espaço desnecessário no HD.

7. Faça a limpeza do disco

Caso tenha urgência em excluir os arquivos temporários, pode optar pela ferramenta de Limpeza de Disco do Windows. O modo mais fácil de acessá-la é digitando o termo limpeza de disco na caixa de pesquisa da barra de tarefas. Em seguida, clique sobre o resultado desejado.

liberar espaço pc

Para ver mais opções, vá em Limpar arquivos do sistema. Marque a caixa ao lado dos tipos de arquivos que deseja excluir e vá em OK. Confirme sua decisão em Excluir arquivos. O processo pode levar alguns minutos para ser concluído.

8. Salve seus arquivos na nuvem

liberar espaço no pc

São vários os serviços que oferecem armazenamento de arquivos na nuvem de forma gratuita. A maioria deles disponibiliza a quantidade de espaço o suficiente para salvar fotos, vídeos, filmes, documentos, entre outros itens.

Uma vez na nuvem, podem ser excluídos do PC e, assim, aliviar um pouco o HD. Algumas dessas plataformas contam com software para Windows que fazem a integração com o serviço automaticamente. A ferramenta pode ser ideal para quem tem espaço sobrando e precisa fazer backups constantemente.

Se esse não for o seu caso, vale mais fazer o upload na nuvem manualmente. Afinal, o software seria mais um programa para ocupar o disco rígido. Além disso, o processo de automatização pode demandar da memória RAM, tornando o computador ainda mais lento.

9. Recorra ao armazenamento externo

liberar espaço no pc

Se prefere as mídias físicas às virtuais, pode optar pelos tradicionais equipamentos de armazenamento. É preciso apenas que seu computador tenha entrada compatível com as unidades.

Entre as opções disponíveis estão os cartões SD, Mini SD e MicroSD, pen drive, HD externo e, ainda, CD ou DVD. Cabe a cada usuário ver qual recurso melhor atende às suas necessidades.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.