Veja como limpar o cache no Android e deixar o celular mais rápido


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Limpar o cache no seu dispositivo Android traz vários benefícios: o mais importante deles é melhorar o desempenho do seu aparelho! Apesar de o cache ser usado para que você tenha acesso mais rápido e facilitado a determinados conteúdos, fazer essa limpeza de vez em quando é fundamental.

Sempre que você acessa algum site pelo navegador ou abre um aplicativo no smartphone, informações e dados ficam salvos na memória do celular. Esses arquivos ficam armazenados no cache, que é uma forma de o dispositivo acessar o mesmo conteúdo de forma mais rápida.

Mas ter um cache sobrecarregado pode prejudicar o telefone. Por isso, o AppGeek explica como fazer uma limpeza no tutorial abaixo!

Limpar o cache do Android em 5 passos

Apesar de os passos não serem totalmente iguais nas diferentes versões do Android, o processo é bem semelhante na maioria dos dispositivos, sendo fácil limpar o cache do navegador e de aplicativos. Veja:

1. Acesse as Configurações do smartphone;
2. Vá para Armazenamento e USB;
3. Toque em Interno;

Como limpar o cache no Android


4. Encontre a opção Dados em cache e clique;
5. Automaticamente, o Android já irá perguntar se deseja Limpar os dados em cache. Toque em OK.

Pronto! Em poucos segundos você já terá excluído todo o cache do celular. Sejam dados e informações nos navegadores ou nos aplicativos, tudo será eliminado.

Isto liberará mais espaço no telefone, permitindo que salve outros arquivos e reinicie o processo de armazenamento em cache. Não é necessário que faça isso diariamente, mas com certa frequência, uma vez que dados e arquivos acumulados podem deixar seu Android mais lento ou até mesmo travar ao abrir certos apps.

Visitar uma página da internet sem cache

Caso você não queira acessar uma página da internet pelo celular ou pelo computador sem recorrer ao uso de cache (mas sem precisar excluir todo o cache do navegador), há uma forma muito simples de fazer isso.

Aqui, o objetivo é utilizar um endereço URL diferente para abrir a mesma página. Por isso, ao abrir o navegador no seu celular e acessar o site desejado, após o endereço, insira " ? " e algo qualquer em seguida.

Exemplo 1:
https://www.appgeek.com.br/dicas-instagram-stories/

Para visualizar a mesma página sem cache:
https://www.appgeek.com.br/dicas-instagram-stories/?kjss

Exemplo 2:
https://www.appgeek.com.br/descobrir-senha-wifi/

Para visualizar a mesma página sem cache:
https://www.appgeek.com.br/descobrir-senha-wifi/?lluv

Assim, você consegue ter uma visão geral do conteúdo sem que as informações salvas pelo navegador sejam carregadas. Ótimo para quem quer saber como uma página é acessada pela primeira vez, sem ter que excluir todos os dados do cache!

Agora que já sabe como deixar o celular limpinho de dados desnecessários, veja como limpar o cache do Chrome! E aqui estão 6 apps de limpeza para ajudar na organização do smartphone.

E se quiser recomeçar tudo do zero, veja como restaurar as configurações de fábrica no Android e no iPhone!

Emerson Machado
Emerson Machado
Apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade, religião, entre vários assuntos. Sem falar nas nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, Game of Thrones, etc. e tal.