Saiba como limpar o cache do Google Chrome sem complicações


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Sempre que você acessa algum site pelo navegador do Google, as informações do site e da navegação ficam salvas no Chrome. Esses dados ficam armazenados no cache, que é uma forma de o browser acessar o mesmo site de forma mais rápida caso volte a visitar a página. Mas de vez em quando é importante limpar tudo isso!

Caso não faça uma “limpeza” frequente, os dados em cache podem ficar acumulados e, em vez de ajudá-lo a navegar pela internet rapidamente, pode deixar o Chrome sobrecarregado. Isto pode tornar tudo mais lento. E ninguém gosta de lentidão na web, certo?

Por isso, o AppGeek explica no tutorial abaixo como limpar o cache do Google Chrome. Assim, você mantém uma navegação de qualidade, com velocidade e sem riscos de ter o browser travado pelo excesso de dados salvos na memória! Confira:

Limpar cache do Chrome em 7 passos

1. Abra o Google Chrome;
2. No canto superior direito, clique nos três pontinhos para Mais;
3. Vá até Mais Ferramentas;

Limpar cache do Google Chrome


4. Clique em Limpar dados de navegação;
5. Para excluir tudo, selecione Todo o período.

  • Se não quiser eliminar tudo, em vez de selecionar “Todo o período”, na parte superior da tela, escolha um intervalo de tempo.

6. Marque as opções Cookies e outros dados do site e Imagens e arquivos armazenados em cache.

  • Caso já queira excluir o Histórico do navegador, marque também esta opção.

Limpar cache do Google Chrome


7. Finalize ao clicar em Limpar dados.

Pronto! Após esse processo, algumas informações e configurações criadas pelos sites são excluídas. Um exemplo são os logins salvos no computador. Depois de excluir o cache, será necessário que faça o login manualmente.

A princípio, alguns sites podem parecer mais lentos, já que os arquivos com as informações salvas anteriormente não estarão mais disponíveis. No caso, o cache precisará criar novos arquivos para cada página que visitar.

Pode parecer contraditório, mas fazer esse processo frequentemente pode ajudá-lo a ter uma melhor experiência na internet, aumentando a velocidade de navegação!

Visitar uma página específica sem cache

Caso você não queira excluir todo o cache do Google Chrome por enquanto, mas apenas ver determinado conteúdo sem os dados salvos pelo navegador, há uma forma muito simples de fazer isso.

Aqui, o objetivo é utilizar um endereço URL diferente para abrir a mesma página. Por isso, ao acessar o site, após o endereço, insira " ? " e algo qualquer em seguida.

Exemplo 1:
https://www.appgeek.com.br/dicas-instagram-stories/

Para visualizar a mesma página sem cache:
https://www.appgeek.com.br/dicas-instagram-stories/?kjss

Exemplo 2:
https://www.appgeek.com.br/descobrir-senha-wifi/

Para visualizar a mesma página sem cache:
https://www.appgeek.com.br/descobrir-senha-wifi/?lluv

Assim, você consegue ter uma visão geral do conteúdo sem que as informações salvas pelo navegador anteriormente sejam carregadas. Ótimo para quem quer saber como uma página é acessada pela primeira vez, sem ter que excluir todos os dados do cache no Google Chrome.

Agora que já sabe como deixar o Chrome livre de dados desnecessários, veja como limpar o cache no Android e deixar o celular mais rápido! Conheça também 6 aplicativos de limpeza para ajudá-lo a organizar o celular.

Mas se está cansado do navegador e quer descobrir boas alternativas, veja os 8 melhores navegadores da atualidade!

Emerson Machado
Emerson Machado
Apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade, religião, entre vários assuntos. Sem falar nas nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, Game of Thrones, etc. e tal.