Como limpar o cache do Chrome no celular e no PC


Ao limpar o cache do Google Chrome, o usuário consegue acessar seus sites preferidos com menos riscos de travamentos. Toda vez que alguém acessa uma página da web pelo navegador, certas informações são armazenadas em uma memória temporária.

O objetivo é agilizar o download dos dados caso haja um próximo acesso ao mesmo site. No entanto, o excesso de dados salvos pode saturar a memória cache e piorar a performance do browser. Para resolver o problema, é só limpar os dados de navegação, seja no celular Android ou iPhone ou no computador.

Como limpar cache do Chrome no celular

O passo a passo a seguir serve tanto para aparelhos com sistema Android quanto iPhone.

1. Abra o Chrome e toque sobre o ícone de três pontinhos. No Android, fica no canto superior da tela, enquanto no iPhone, na parte inferior;

2. No menu que abrir, vá em Histórico;

Confirgurações para limpeza de cache no Chrome para Android

3. Na tela seguinte, toque em Limpar dados de navegação:

4. Selecione a caixa ao lado das opções que deseja apagar;

Tela de configuração do Chrome no Android para limpar cache

  • Na aba Básico, é possível optar para deletar o Histórico de navegação, Cookies e dados do site e Imagens e arquivos armazenados em cache.
  • Na aba Avançado, além dessas opções, há ainda Senhas salvas, Preenchimento automático de dados de formulário e Configurações do site.

5. Em Período, indique se deseja limpar os dados gerados na última hora, nas últimas 24 horas, sete dias ou quatro semanas. Se quiser apagar desde sempre, escolha o item Todo o período;

6. Conclua ao processo em Limpar dados.

Limpar cache do Chrome no PC

O método a seguir está disponível para a versão do Chrome para computadores, seja com Windows ou macOS.

1. Abra o Google Chrome;
2. No canto superior direito, clique nos três pontinhos para Mais;
3. Vá até Mais Ferramentas;

Limpar cache do Google Chrome


4. Clique em Limpar dados de navegação;
5. Para excluir tudo, selecione Todo o período.

  • Se não quiser eliminar tudo, em vez de selecionar “Todo o período”, na parte superior da tela, escolha um intervalo de tempo.

6. Marque as opções Cookies e outros dados do site e Imagens e arquivos armazenados em cache.

  • Caso já queira excluir o Histórico do navegador, marque também esta opção.

Limpar cache do Google Chrome


7. Finalize ao clicar em Limpar dados.

Pronto! Após esse processo, algumas informações e configurações criadas pelos sites são excluídas. Um exemplo são os logins salvos no computador. Depois de excluir o cache, será necessário que faça o login manualmente.

A princípio, alguns sites podem parecer mais lentos, já que os arquivos com as informações salvas anteriormente não estarão mais disponíveis. No caso, o cache precisará criar novos arquivos para cada página que visitar.

Pode parecer contraditório, mas fazer esse processo frequentemente pode ajudá-lo a ter uma melhor experiência na internet, aumentando a velocidade de navegação.

Caso não faça uma “limpeza” frequente, os dados em cache podem ficar acumulados e, em vez de ajudá-lo a navegar pela internet rapidamente, pode deixar o Chrome sobrecarregado. Isto pode tornar tudo mais lento.

Qual o atalho para limpar o cache do Chrome?

logo do Google Chrome desenhado em estilo rascunho

Como limpar cache de aplicativos no iPhone e liberar espaço

O Chrome conta com vários atalhos de teclado que buscam tornar mais rápidas determinadas ações. Entre elas está, sim, a opção de limpar o cache do navegador.

Para isso, pressione as teclas Ctrl + Shift + Del ao mesmo tempo. Automaticamente, será aberta a janela com a opção Limpar dados de navegação. Depois, basta seguir as instruções a partir do passo 5 do tutorial acima.

Visitar uma página específica sem cache

Caso você não queira excluir todo o cache do Google Chrome por enquanto, mas apenas ver determinado conteúdo sem os dados salvos pelo navegador, há uma forma muito simples de fazer isso.

Aqui, o objetivo é utilizar um endereço URL diferente para abrir a mesma página. Por isso, ao acessar o site, após o endereço, insira " ? " e algo qualquer em seguida.

Exemplo 1:
https://www.appgeek.com.br/dicas-instagram-stories/

Para visualizar a mesma página sem cache:
https://www.appgeek.com.br/dicas-instagram-stories/?kjss

Exemplo 2:
https://www.appgeek.com.br/descobrir-senha-wifi/

Para visualizar a mesma página sem cache:
https://www.appgeek.com.br/descobrir-senha-wifi/?lluv

Assim, você consegue ter uma visão geral do conteúdo sem que as informações salvas pelo navegador anteriormente sejam carregadas. Ótimo para quem quer saber como uma página é acessada pela primeira vez, sem ter que excluir todos os dados do cache no Google Chrome.

AppGeek recomenda: