O que é limpar cache: entenda por que e quando fazer


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Quem nunca ouviu que deveria limpar cache do navegador, do app ou do celular? Mas, afinal, o que é esse tal de cache e o que significa limpá-lo? Para sanar as dúvidas, o AppGeek explica tudo sobre o assunto e mostra se há benefícios em realizar o procedimento com regularidade. Confira!

O que são dados em cache?

limpar cache

De um modo genérico, cache é como é chamado um programa ou hardware que tem como função guardar dados temporariamente. Tem como objetivo acelerar o acesso a informações recentes ou usadas frequentemente. Normalmente, é utilizado por aplicativos, navegadores da web e sistemas operacionais.

O que é e como funciona cache de aplicativo?

limpar cache

Para facilitar a compreensão, vamos usar como exemplo o funcionamento em um navegador. Ao acessar um site, o programa precisa fazer o download de todas as informações nela contidas: texto, imagens, links, logo, ícones etc.

Geralmente, esses dados de navegação são armazenados de forma temporária no disco rígido ou na memória ROM. Quando o usuário visitar novamente a mesma página, o smartphone ou PC usa os dados guardados em vez de baixá-los novamente.

Uma vez que não precisam baixar novos dados constantemente, os softwares rodam mais rápido e oferecem melhor desempenho. O mesmo ocorre com programas de computador e aplicativos de celular.

O Spotify, por exemplo, pode armazenar as músicas que o usuário mais escuta em cache, para não precisar baixá-las novamente. Assim como o Instagram pode guardar pesquisas por usuários ou hashtags feitas recentemente.

O que significa limpar cache?

Limpar cache significa apagar todos os dados temporários guardados pelos programas. Essas informações costumam ser geridas automaticamente pelo sistema operacional e excluídas periodicamente.

A limpeza manual é recomendada apenas em casos específicos. Caso contrário, a eficiência dos apps pode ser afetada, por terem que fazer o download de novas informações sempre que forem abertos.

Quando devo limpar o cache?

O cache existe por um motivo. Por isso, a limpeza manual dessas informações é recomendada apenas em alguns casos. São eles:

Pouco espaço de armazenamento

limpar cache

Normalmente, o sistema operacional apaga automaticamente os dados em cache que não são utilizados. No entanto, essas informações são substituídas por novas e, assim, permanecem ocupando espaço no smartphone ou PC.

Portanto, quem tem um celular com espaço limitado - e não pode ou quer excluir apps ou arquivos, como fotos e vídeos -, limpar o cache pode ser uma solução. No entanto, essa deve ser uma medida emergencial e não definitiva para liberar espaço.

Afinal, quando os aplicativos forem utilizados novamente, os dados temporários voltarão a ser armazenados.

Mau funcionamento de aplicativos

A limpeza também é indicada por especialistas quando há o mau funcionamento de um aplicativo. Não necessariamente o problema é do cache, mas arquivos antigos corrompidos podem causar problemas.

Se um site que acessava normalmente não entra ou um app passa a travar do nada, pode ser que algum dos dados armazenados esteja interferindo.

Proteger sua privacidade

limpar cache

Aplicativos de segurança para garantir proteção e privacidade

Sites armazenados em cache pelo seu navegador podem conter informações pessoais e/ou sigilosas. Se uma pessoa não autorizada tiver acesso a esses dados em seu aparelho, pode facilmente roubá-los.

Qual a diferença entre apagar dados e limpar cache

limpar cache

Como limpar o cache no Android e deixar o celular mais rápido

Quando um usuário decide limpar o cache de um aplicativo no Android, vê ao lado a opção Limpar armazenamento ou Limpar dados. Assim como a limpeza do cache, a exclusão de dados pode ser útil para para liberar espaço, corrigir algum erro ou para eliminar informações.

A diferença é que a limpeza do armazenamento é, digamos, um pouco mais profunda. Ao apagar o cache, não há perda de qualquer informação significativa para usuário, apenas de algo que seria útil para otimizar o funcionamento do aplicativo.

Se uma pessoa decide limpar os dados de um programa, irá deletar informações mais importantes. Itens como arquivos relacionados, configurações do app, progresso em jogos, contas, dados, entre outros serão excluídos.

O software será zerado e, da próxima vez que for usado, será como se tivesse acabado de ser baixado.

Limpar cache apaga fotos e conversas?

limpar cache

Não, limpar cache apaga apenas arquivos temporários. Por isso, suas fotos e conversas são mantidos quando a ação é realizada.

De qualquer modo, se teme perder arquivos importantes, uma solução é manter o backup em dia. Sempre que possível, faça uma cópia de segurança em um serviço de armazenamento na nuvem.

Como limpar cache

A limpeza do cache varia de acordo com o dispositivo e sistema operacional. No caso dos navegadores, é possível limpar o cache dentro do próprio programa. O AppGeek oferece o passo a passo de como limpar o cache para diferentes situações. Confira:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.