7 melhores antivírus para Android gratuitos em 2020


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Na hora de decidir qual antivírus usar no Android, é possível que o usuário fique em dúvida diante da quantidade de apps de segurança existentes na Play Store. Afinal, será que os programas mais conhecidos são mesmo os melhores?

O instituto alemão de pesquisas de segurança de tecnologia da informação, AV-Test, realiza periodicamente avaliações e comparações de aplicativos do gênero. Para isso, leva em conta os aspectos de proteção, performance e usabilidade.

A lista abaixo reúne as opções que gabaritaram e atingiram a pontuação máxima nas três categorias, em testes feitos em julho de 2020.

1. Avira Antivirus Security

Imagem de divulgação do app Avira Antivirus Security para Android

O Avira Antivirus Security oferece proteção contra vírus, spyware, malwares, ransomware entre outras ameaças. Para isso, executa um processo de varredura não só do aparelho, mas também da rede, verificando quais outros dispositivos estão conectados a ela.

Repleto de funcionalidades extras, conta ainda com VPN integrado (com limite de tráfego de 100 MB/dia) e solução de bloqueio de apps por senha. Além disso, dispõe também de ferramenta antifurto de rastreio do smartphone.

O app ainda promete melhorar o desempenho do celular. O antivírus carrega um otimizador de memória, sistema e apps que garantem navegação mais rápida e evita travamentos e superaquecimentos.

  • Avira (grátis, com opção de plano pago com recursos extras): Android

2. Bitdefender Antivírus Free

Imagem de divulgação do app de segurança para Android Bitdefender Antivírus Free

Apesar de não apresentar muitas ferramentas adicionais, o BitDefender é considerado uma das melhores soluções de segurança para smartphones. A fim de manter o aparelho protegido, app checa na nuvem as atualizações mais recentes sobre malwares.

O antivírus confere todos os apps baixados logo após a instalação, a fim de eliminar qualquer possível ameaça. Além das varreduras periódicas automáticas, o usuário pode solicitar para que o programa escaneie o celular sempre que quiser. Tudo isso sem perda de desempenho e baixo impacto no consumo de bateria.

  • Bitdefender Antivírus Free (grátis, com opção de plano pago com recursos extras): Android

3. ESET Mobile Security & Antivirus

Imagem de divulgação do app ESET Mobile Security & Antivirus

O ESET Mobile Security & Antivirus promete defender o celular de ransomware, adware e outros malwares através do escaneamento em tempo real. Mas também é possível solicitar o rastreamento sempre que desejar.

O usuário é mantido em segurança enquanto utiliza o e-mail ou navega na internet. Se, por acaso, for furtado ou perder o aparelho pode ativer o bloqueio remoto gratuitamente.

Ao baixar o app, o usuário tem acesso gratuito durante 30 dias à versão premium, que dispõe de mais recursos. Passado o período experimental, basta informar se deseja assinar o plano pago ou permanecer com o grátis.

  • ESET Mobile Security & Antivirus (grátis, com opção de plano pago com recursos extras): Android

4. F‑Secure SAFE

Imagem de divulgação do app de segurança para Android F‑Secure SAFE

O F‑Secure SAFE promete proteção em tempo real contra vírus, cavalos de Troia, spywares e ransomwares. O app garante ainda a varredura agendada do aparelho e verificação de apps baixados, a fim de evitar a instalação de malwares.

O programa conta com um navegador seguro integrado. O recurso é ideal para realizar transações bancárias e acessar a internet livre da ameaça de sites perigosos e golpes de phishing.

Também oferece o serviço de rastreamento do celular, em caso de perdas ou roubo. A funcionalidade permite chamar o dispositivo, bloquear a tela ou limpar todos os dados do smartphone remotamente.

  • F‑Secure SAFE (grátis, com opção de plano pago com recursos extras): Android

5. Kaspersky Internet Security

Imagem de divulgação do app de segurança para Android Kaspersky Internet Security

Apps para esconder fotos e garantir mais privacidade no celular

O Kaspersky Internet Security oferece ferramentas de antispyware, antirroubo e antivírus. A versão gratuita conta apenas com varredura manual, ou seja, feita sempre sob demanda.

O app dispõe ainda de recurso antifurto, através do qual é possível operar o aparelho remotamente. Assim, o proprietário consegue descobrir a localização, bloquear a tela e apagar dados importante. Caso alguém tente invadir seu dispositivo, o programa tira foto do possível invasor.

  • Kaspersky Internet Security (grátis, com opção de plano pago com recursos extras): Android

6. McAfee Mobile Security

Imagem de divulgação do aplicativo de segurança para Android McAfee Mobile Security

Como rastrear seu celular Android perdido ou roubado

O McAfee Mobile Security promete proteger o smartphone de ameaças ao escanear a rede Wi-Fi, aplicativos baixados e arquivos executados no aparelho. O app oferece vários recursos extras, entre elas, a ferramenta Antirroubo.

Com ela, é possível rastrear o dispositivo, bloqueá-lo e até fotografar quem errar a senha de acesso depois de três tentativas. Há ainda verificação de apps que podem expor sua privacidade. O aplicativo indica ainda a presença de redes Wi-Fi não seguras, com opção de VPN integrada para não deixar rastros de navegação.

Por fim, o programa ainda disponibiliza funcionalidades de otimização. Eles prometem aumentar a duração da bateria e desativar apps em segundo plano, liberando a memória RAM.

  • McAfee Mobile Security (grátis, com opção de plano pago com recursos extras): Android

7. TotalAV

Imagens de divulgação do app antivírus para Android  TotalAV

Apesar de não estar entre os aplicativos de segurança mais conhecidos, o TotalAV oferece proteção contra malwares e vírus. O app conta com um navegador integrado para acessar os sites da internet em segurança, sem risco de ter os dados rastreados.

O recurso de otimização promete melhorar o desempenho e a velocidade do celular. Ao liberar a memória RAM, excluir arquivos duplicados e gerenciar aqueles indesejados.

  • TotalAV (grátis, com opção de plano pago com recursos extras): Android

Preciso mesmo usar antivírus no celular?

Smartphone na mão com ponto de interrogação na tela

Segundo a empresa de soluções de segurança Panda Security, aparelhos com sistema Android apresentam certa vulnerabilidade porque rodam um software de código aberto. Isso garante mais liberdade para o usuário configurar o smartphone com quiser.

Esse código, no entanto, também é disponibilizado para desenvolvedores de aplicativo. O que pode acabar expondo brechas para pessoas mal intencionadas explorarem

Para evitar sujeitar os usuários a possíveis falhas, o Google libera atualizações do sistema com correções de segurança constantemente. Mas nem todos as recebem ao mesmo tempo. O motivo se dá pela grande variedade de marcas e modelos que usam o Android.

Pessoas que adiam ao máximo fazer uma atualização, podem ficar ainda mais vulneráveis. Portanto, a instalação de um antivírus inclui uma camada extra de proteção. Eles escaneiam todos os apps baixados no aparelho, inclusive aqueles não provenientes da loja oficial de aplicativos do Google.

Além disso, diversos programas oferecem segurança também na navegação na internet, protegendo de cliques em links maliciosos e evitando golpes de phishing.

Por fim, algumas soluções entregam ainda recursos extras, como gerenciadores de senha, VPN, gerenciador de Wi-Fi, entre outros. Logo, baixar um app de segurança em seu smartphone pode ser uma boa pedida para deixar seus dados mais protegidos. E, assim, ficar com a consciência mais tranquila.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.