Confira os 10 melhores aplicativos para iPhone da atualidade


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Os melhores aplicativos para iPhone são divulgados anualmente pela Apple. Durante a WWDC, o evento oficial da empresa, são apresentados aqueles que se distinguem pelo design, tecnologia ou inovação. Já ao final do ano, seleciona aqueles que foram tendência, além do melhor do ano.

Em 2019, se destacaram os aplicativos voltados para a produção de conteúdo, que ajudam a contar histórias. Seja sob a forma de foto, vídeo, áudio ou texto, a criatividade impera. Confira a seguir quais são os melhores apps para iPhone, segundo a Apple.

Melhores aplicativos para iPhone

1. Spectre Camera

Melhores apps iphone spectre camera

Spectre Camera foi eleito pela Apple como o melhor app de 2019. O aplicativo usa inteligência artificial para criar imagens de longa exposição com aspecto profissional. Ou seja, permite fazer aquelas fotos com efeito de luz borrado ou carros como borrões nas estradas.

A “magia” funciona graças a um obturador inteligente, que capta centenas de imagens em poucos segundos. O conteúdo é salvo como uma foto em movimento. O usuário pode optar por usar apenas um frame ou o resultado da imagem com o efeito de longa exposição.

O app se adapta automaticamente de acordo com a mudança da claridade, de modo que não seja preciso se preocupar com quantidade de luz captada para obter a foto perfeita. O programa também conta com a tecnologia de autoestabilização e de detecção de cena.

Spectre Camera é pago.

2. Anchor

melhores aplicativos iphone anchor

Anchor permite criar e hospedar gratuitamente episódios de seu podcast. No que diz respeito à criação, o aplicativo oferece funcionalidades como gravação de entrevistas remotamente, ferramentas de corte e edição e trilha sonora.

O app é ideal para quem almeja ser ouvido. Afinal, além de hospedar os programas, permite compartilhá-los facilmente em outras plataformas de streaming, como o Spotify. Quem acredita no potencial do seu conteúdo também pode buscar por anunciantes dentro da plataforma e, assim, ganhar dinheiro com o podcast.

Todos os recursos do Anchor estão disponíveis gratuitamente.

3. Canva: Stories & Video Make

melhores aplicativos para iPhone Canva

O Canva: Stories & Video Make é um editor de imagens ideal para quem deseja se destacar nas redes sociais. O app oferece recursos específicos para fazer Stories do Instagram e Status do WhatsApp, miniatura do YouTube e muito mais.

Entre eles estão centenas templates para as fotos e vídeos, criação de quizzes e diversas fontes para criar posts em texto. O app também pode ser perfeito para montar um convite, criar um logo ou a capa de um livro, mesmo sem dominar técnicas de design.

Há ainda a ferramenta para a edição de vídeos. O artifício permite cortar e colar filmes para o YouTube e, assim, aumentar o número de seguidores de seu canal.

O Canva é um app gratuito que oferece mais de 60 mil templates grátis e pagos.

4. Spark Camera

melhores aplicativos iphone spark camera

Spark Camera é o app que permite criar vídeos que parecem profissionais através do iPhone. O programa garante a captura em qualidade 4K, inclusão de trilha sonora e gravação de vídeos com as câmeras frontal e traseira simultaneamente.

O aplicativo conta com um editor intuitivo, capaz de ser usado por pessoas sem experiência de edição. É possível gravar através do próprio software e também incluir gravações feitas no celular.

Para tornar o conteúdo mais interessante, há 20 filtros disponíveis, a recursos como o super slow motion e narração com apenas um toque.

O Spark Camera é gratuito, mas oferece compras dentro do app.

5. Flow by Moleskine

aplicativos para iPhone

Flow by Moleskine é um aplicativo desenvolvido pela famosa marca de cadernos com o objetivo de mudar a maneira de desenhar. A ideia é oferecer páginas infinitas e não limitar mais a criatividade de ninguém.

A aplicação disponibiliza diferentes tipos de papel, escuros e claros, com estilos quadrados, alinhados ou em branco. O usuário pode montar seu estojo de ferramentas personalizado, com as cores, formatos e espessuras de sua preferência.

De acordo com os criadores, proprietários da Apple Pencil podem ter uma experiência tão realista quanto desenhar em um papel de verdade.

Flow by Moleskine pode ser testado gratuitamente por duas semanas. Depois desse período, requer assinatura paga, que inclui armazenamento dos trabalhos na nuvem em tempo real.

6. Wattpad

melhores aplicativos iPhone wattpad

Whattpad é o app da plataforma de histórias, ideal para quem gosta de escrever e ler conteúdos inéditos. De acordo com os criadores, o serviço reúne mais de 80 milhões de pessoas.

Escritores podem compartilhar seus textos com a comunidade de leitores. Dependendo do número de fãs e popularidade de um conto, é possível virar um Wattpad Star e vê-lo virar livro, filme ou série. É o caso do sucesso Barraca do Beijo, que virou um longa lançado em 2018 pela Netflix.

Quem gosta apenas de ler, tem à disposição 10 milhões de livros e histórias gratuitas, de todos os gêneros, incluindo fanfics. Além disso, é possível se conectar com outros milhões de apaixonados pela leitura ao redor do mundo, através do fórum do serviço.

Whattpad é gratuito, mas oferece plano premium livre de publicidade.

7. Unfold

Aplicativos para ipHone Unfold

Unfold é um aplicativo pensado para os contadores de história explorarem ao máximo a sua criatividade. Sob forma de foto, vídeo ou texto, com o visual mais atraente que puder. O serviço disponibiliza 25 modelos de templates gratuitamente e 75 pagos.

Dispõe ainda de uma ferramenta de edição de textos avançada com 5 tipos de fontes diferentes. Se a captura for feita com a Unfold Camera, é possível aplicar um dos 10 filtros especiais.

O app não requer assinatura para usar os itens gratuitos.

8. Steller

Melhores aplicativos ios

O Steller é mais um app para quem gosta de se expressar através de imagens, com a possibilidade de se conectar pessoas de todo o mundo. O serviço permite compartilhar histórias, dicas e experiências da cidade onde se encontra.

Esse conteúdo pode ser compartilhado através de fotos, vídeos e textos inseridos em temas, layouts e fontes cheios de estilo. Os posts são marcados com geotag. Por isso, são relacionadas quando alguém faz uma pesquisa sobre aquele determinado local.

Além de compartilhar com a comunidade Steller, o usuário pode publicar também nos Stories do Instagram e Facebook, bem como através do WhatsApp.

Steller é gratuito, com compras dentro do app.

9. Over

O Over é um aplicativo pensado nos profissionais e empresas que querem se destacar nos conteúdos visuais. O app promete ferramentas fáceis de usar e que permitem criar a identidade visual da marca sem esforços. Para isso, oferece centenas de templates, 350 opções de fontes e um grande catálogo de imagens de fundo.

É possível criar o logo da companhia, flyers, cartões de visitas e posts em formatos específicos para cada rede social. A ferramenta de edição permite fazer alterações com cara profissional, como remoção de parte da imagem e aplicação de efeitos.

Over é um app pago que oferece sete dias de teste gratuito.

10. HomeCourt - The Basketball App

aplicativos para ios

HomeCourt - The Basketball App é um aplicativo desenvolvido para ajudar atletas e amadores a melhorarem no basquete. Inovador, o programa analisa vídeos com movimentos do jogador. Para isso, utiliza inteligência artificial associada à tecnologia de visão computadorizada.

Não é necessário usar sensores ou equipamentos especiais. Apenas a câmera do iPhone é o suficiente.

A análise em tempo real dos movimentos é combinada a um esquema de treino e jogo desenvolvido pelos criadores do app. A performance de cada treino fica registrada e é comparada com às práticas seguintes.

HomeCourt - The Basketball App tem uma versão gratuita limitada e uma paga, que permite incluir até 3 usuários.

Como baixar um aplicativo no iPhone

Para baixar um aplicativo no iPhone e é necessário ter uma Apple ID, conta usada para acessar os serviços da Apple. Caso não tenha, é necessário criar uma. Se já tiver, basta abrir o aplicativo da App Store, pesquisar sobre o app que deseja na barra de buscas e tocar sobre ele.

Se estiver escrito Obter, significa que o aplicativo é gratis. Se houver um valor, indica quanto o usuário deve pagar para baixar aquele app. No entanto, se vir o ícone de uma nuvem com raio significa que já possui o programa instalado e poderá fazer o download novamente.

Caso decida baixar uma aplicação paga, poderá pagar com o cartão de crédito. Ou através do saldo disponível no Apple ID, adquirido através de cartão de presente.

Como pedir reembolso de um app

Quem compra um app, mas não fica satisfeito não tem com o que se preocupar. É possível solicitar o reembolso do valor pago facilmente, caso seja uma aquisição recente.

Basta acessar o site Report a Problem e fazer o login em sua Apple ID. Em seguida, procure pelo app na lista e toque em Comunicar ou Comunicar problema. Siga as instruções para explicar o motivo pelo qual deseja o reembolso e conclua o pedido.

Caso a solicitação não seja aceita, é possível que a cobrança ainda esteja pendente. Quando for efetivada, tente novamente pedir o reembolso.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.