Confira as 12 melhores extensões para o Google Chrome em 2019


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

O Google Chrome conta com uma série de programas que permitem facilitar a navegação e a execução de ações no navegador. As extensões podem ajudar na produtividade, na segurança e até mesmo a ganhar seguidores nas redes sociais. O AppGeek reuniu as 12 melhores extensões para o Chrome em 2019.

Também chamados de adds-on ou plugins, esses aplicativos adicionam novas funcionalidades aos recursos nativos do browser. Estão disponíveis na loja oficial Chrome Web Store. Para adicionar uma extensão, basta acessar sua página na loja de apps, clicar em Add to Chrome.

A loja oferece uma variedade de categorias, como diversão, fotos, ferramentas para desenvolvedores e produtividade. Há ainda opções de apps para melhorar a comunicação, fazer compras, administrar blogs, facilitar pesquisas, entre outros.

Confira a seguir a lista com as melhores extensões para o Google Chrome em 2019.

1. Fair AdBlocker

Esse adblocker promete bloquear anúncios, pop-ups, malwares e até as publicidades exibidas antes dos vídeos no YouTube. O Fair AdBlocker oferece também o rastreio de preferências feito por ferramentas de busca, Facebook e e-mail.

Assim que realiza o download do programa, o usuário é direcionado para uma página de configurações. Para desabilitar cada um dos itens, basta ativar a chave relacionada a cada uma das opções apresentadas e confirmar em Save settings.

Fair AdBlocker

Se desejar alterar alguma das escolhas posteriormente, é só clicar no ícone da extensão, que fica localizada no canto superior direito da tela. Ali, é possível configurar o add-on para bloquear pop-ups e selecionar elementos da página em que está navegando que deseja não visualizar.

Durante os testes feitos, os anúncios dos vídeos do YouTube, de fato, foram bloqueados, como prometido. Também desapareceram dos sites navegados. A única exceção foram os resultados de pesquisa patrocinados no Google, mas só aparecem no topo da tela e são claramente indicados como itens pagos.

Confira ainda como desativar o AdBlock em 4 passos.

2. RiteTag

Quer ganhar mais seguidores no Twitter, Instagram, Pinterest ou qualquer outra rede social? O RiteTag pode ajudar. A extensão auxiliar na escolha das melhores hashtags para imagens e textos a serem publicados.

Para conferir qual hashtag usar, é necessário estar logado em sua conta no serviço. Então, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem ou texto selecionado e vá em Generate hashtags.

RiteTag

As tags aparecem com uma espécie de legenda. Em verde, estão aquelas que devem ser usadas por quem quer ser visto no momento. Já as em azul são para quem deseja ser localizado a longo prazo.

O sinal vermelho indica para que o termo não seja usado porque irá desaparecer na multidão e, cinza, para nunca usar, porque quase ninguém segue.

Veja também quais ações e apps podem ajudá-lo a ganhar curtidas no Instagram.

3. Convertio

Quem nunca precisou converter um arquivo para um diferente formato? O Convertio promete suporte a mais de 2.500 tipos de extensão, como de PDF para JPG ou MP4 para MP3. Para usar, basta fazer o download e clicar sobre o ícone do app, no canto superior direito do navegador.

No menu, estão disponíveis opções como conversor de vídeo, áudio, arquivo, apresentação e imagem. É possível escolher ainda conversor de tipos de letras, documentos e livro eletrônico.

Convertio

Clique sobre o que precisar e será direcionado automaticamente à seção do site que oferece o serviço desejado. Então, faça o upload do arquivo, selecione o formato para qual precisa fazer a conversão e clique em Converter.

Depois, é só baixar o conteúdo ou salvar em sua conta no Google Drive ou Dropbox.

4. Click&Clean

A navegação na internet parece não fluir bem. Os sites demoram a carregar ou não entram de forma alguma. Uma possível causa disso é que o navegador esteja com a memória de cache cheia.

Para ficar mais claro, o browser salva algumas informações de sites no cache e cookies. Esses dados são usados para agilizar o acesso em uma próxima vez, ao usar preferências, senhas e imagens já conhecidas.

Click&Clean

De acordo com o próprio Google, ao limpar esses dados, é possível corrigir alguns erros, como problemas de carregamento ou de formatação de um site. O Chrome até oferece a opção de excluir esse histórico, mas o Click&Clean, como o próprio nome sugere, faciita o procedimento.

Basta instalar, clicar no ícone do programa e optar por Cache ou Cookies. Mas não é só isso, o app é bastante completo e oferece outras funcionalidades. É possível ainda limpar o histórico de navegação e a lista de downloads feitos, bem como optar por encerrar o navegador de forma segura.

Aprenda também a limpar o cache no Android e deixar o celular mais rápido.

5. Save to Facebook

Extensão oficial do Facebook para o Chrome, Save to Facebook permite salvar qualquer site da internet para ler depois através da rede social. Para isso, basta baixar o app e, então, clicar sobre o ícone de marcador de livro quando quiser guardar um site.

Save to Facebook

Todos os itens ficam reunidos na seção Salvo, encontrada no menu lateral esquerdo da página inicial do Facebook. Simples assim.

6. Print Friendly & PDF

Imprimir uma página da internet pode não ser tão simples quanto parece. Afinal, junto com o conteúdo desejado, podem vir comentários, ícones de redes sociais, matérias relacionadas, publicidade, entre outros.

O Print Friendly & PDF promete a remoção de todos esses itens para uma impressão com menos desperdício de tinta e, claro, de papel. Mais uma vez, é só clicar sobre o ícone da extensão após acessar a página que deseja imprimir.

Print Friendly

Automaticamente, é exibida em uma nova janela contendo apenas o conteúdo principal. É possível ainda editar esse material, excluindo imagens e parágrafos, bem como aumentando ou diminuindo o tamanho do texto e das fotos.

O aplicativo permite ainda salvar a página no formato, digamos, mais “enxuto” como PDF e enviá-la por e-mail para quem quiser.

7. GIPHY for Chrome

As animações em GIF viraram febre nos mensageiros, redes sociais e até mesmo nos e-mails. Quem é fã do formato, precisa ter a extensão do site Giphy.com instalada no Chrome.

GIPHY for Chrome

O Giphy for Chrome oferece acesso rápido a uma vasta biblioteca de vídeos curtos que prometem deixar suas mensagens ou publicações mais divertidas. Ao acessar o ícone do app, são exibidas as figuras mais populares.

Mas também é possível pesquisar por palavra-chave ou conferir as seções predefinidas. Depois, é só clicar sobre a imagem e arrastar para a janela de bate-papo ou post da rede social na qual deseja compartilhar.

8. Web for Instagram

O Web for Instagram é uma extensão não oficial que permite acessar a rede social através do navegador, como se estivesse no app para smartphones. O plugin garante não apenas a visualização das publicações dos amigos, como também curtir e comentar as fotos e vídeos.

Web for Instagram

É possível fazer seus posts e stories e até mesmo adicionar pessoas. E mais: além de ver, o app permite fazer o download dos stories de terceiros, sem que eles saibam. Outra funcionalidade “extra” é o modo de exibição noturno, que também não existe no app oficial.

9. Email Tracking for Gmail - Mailtrack

As redes sociais e mensageiros nos deixaram mal acostumados e criamos a necessidade de saber sempre se uma mensagem enviada foi recebida ou lida. Mas, nativamente, a maioria dos serviços de e-mail não oferecem essa funcionalidade.

Email Tracking for Gmail - Mailtrack

Para isso, existe o Email Tracking for Gmail - Mailtrack. Depois que fizer o download do app, é necessário autorizar seu acesso à sua conta do Gmail. Depois, é só continuar a usar o e-mail normalmente.

Depois que fizer o envio, basta acessar a caixa dos itens enviados. Caso a mensagem tenha chegado ao receptor, um sinal de check ao lado do nome estará verde. Quando o conteúdo é visualizado, os dois sinais de check ficam verdes. Os ícones também são exibidos na própria mensagem enviada.

10. OneTab

É do tipo que abre várias abas ao mesmo tempo quando está na internet? E, claro, com isso, a navegação fica mais lenta. O OneTab promete a solução para os problemas ao reunir todos os sites abertos em forma de lista em uma única aba.

Onetab

De acordo com os desenvolvedores, a extensão reduz em até 95% o consumo da memória, além de dar uma organizada nos conteúdos. Para fazer a “mágica” acontecer, basta clicar no ícone do programa, no canto superior direito do navegador.

Quando quiser acessar algum dos sites reunidos na lista, clique sobre e ele será aberto em uma nova aba.

11. Google Translate

A extensão Google Translate pode ser de grande ajuda para quem está aprendendo um novo idioma. O app traduz um site inteiro, mantendo o formato, apenas ao colar o link. Há também a opção de traduzir toda página onde se está navegando.

Google Translate

Além disso, ao selecionar um texto, o ícone do tradutor aparece na tela. Ao clicar sobre ele, é aberta uma janela com a tradução, sem precisar sair da página. Simples, prático e eficaz.

12. StayFocusd

A extensão StayFocusd promete ajudar aqueles que costumam perder horas fazendo nada de produtivo na internet - quando deveriam estar trabalhando ou estudando. O app restringe a quantidade de tempo que se pode passar em determinados sites.

StayFocusd

O usuário pode adicionar páginas à lista de bloqueados e definir quanto tempo por dia é permitido permanecer neles. Há ainda a opção menos radical, de proibir o acesso aos serviços apenas por determinado número de horas.

Há extensões do Chrome para Android?

O Chrome para Android não é nativamente compatível com extensões, como em sua versão para PCs. Entretanto, alguns desenvolvedores criam versões em apps para Android desses adds-on.

Portanto, para usá-los, basta procurá-los na Play Store e baixá-los como qualquer outro aplicativo.

Corro algum risco ao instalar extensões do Chrome?

Em um levantamento feito em fevereiro de 2019, a empresa de software Duo descobriu que 85% dos aplicativos e extensões do Chrome não contam com uma política de privacidade. Assim, não asseguram a seus usuários a segurança e não utilização de seus dados pessoais.

Segundo a pesquisa, 35% dos 120 mil apps analisados são capazes de ler os dados em qualquer site que o usuário visita. Além disso, 77% deles sequer contam com uma página de suporte.

A principal dica a seguir para evitar cair em cilada é ficar atento às permissões dadas a esses programas. Para além, ferramentas como a CRXcavator, da Duo, escaneiam os links das extensões e indicam se são seguras ou não.

Vale destacar que o Google vem investindo em medidas para tornar a Chrome Web Store mais segura para seus usuários. A empresa já proibiu a instalação de apps de fora da loja de aplicativos e criou novas regras para aprimorar a privacidade e segurança.

E se ainda quer mais do navegador, descubra como ativar o modo escuro no Google Chrome e descansar a vista. Mas não quer mais usar o Chrome? Então confira nossa lista com os melhores e mais seguros navegadores de 2019.

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, já trabalhou com assessoria de imprensa, comunicação interna e há sete anos escreve sobre tecnologia - sua verdadeira paixão. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.