Aprenda a ativar o modo escuro no Google Chrome para relaxar a vista


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

O modo escuro do Google Chrome está disponível tanto para computadores com Windows 10 quanto para aqueles com MacOS Mojave. O recurso promete uma leitura mais confortável em ambientes de pouca luz e ainda uma redução no consumo de energia.

Para usuários da Apple, a funcionalidade só está disponível a partir da versão 73 do browser. Já para os adeptos da Microsoft, é necessário ter, ao menos, a edição 74 instalada na máquina.

Confira a seguir como ativar o modo escuro no Chrome e ainda como atualizar o programa. Veja também como usar o dark mode na versão experimental do navegador no Android.

Como ativar o modo escuro no Google Chrome para PC

Não é possível ativar a opção diretamente no navegador do Google. O programa segue a configuração de cor determinada pelo sistema operacional. Para que o modo escuro funcione no Chrome, é necessário alterar o padrão de cores do Windows 10.

1. Clique sobre o ícone do Windows para abrir o menu de opções;

Como ativar o modo escuro no Chrome

2. Em seguida, vá no ícone de engrenagem para acessar as configurações;

3. Agora, clique em Personalização;

4. Na tela que abrir, escolha a opção Cores, situada no menu do lado esquerdo;

Como ativar o modo escuro no Google Chrome

5. Role a tela e marque Escuro no item Escolher o modo de aplicativo padrão;

6. Imediatamente, o modo escuro do Chrome será ativado.

Como ativar o modo escuro no Google Chrome para MacOS

Assim como no sistema da Microsoft, também é necessário alterar o modo escuro do MacOS Mojave para ativá-lo no navegador.

1. Clique sobre o ícone da maçã;

2. Em seguida, acesse a opção Preferências do Sistema;

3. Agora, clique em Geral;

4. No item Aparência, localizado na parte superior da tela, opte por Escura;

5. Imediatamente, o modo escuro do Chrome será ativado.

Como atualizar o Chrome

O modo escuro só está disponível para computadores com sistema Windows 10 a partir da versão 74 do Chrome. Já no MacOS Mojave, o recurso funciona a partir da edição 73 do navegador.

Confira abaixo como descobrir a versão do seu browser, atualizar para a mais recente e tornar-se apto para usar o modo noturno.

1. Abra o Chrome;

2. Clique no ícone de três pontinhos, no canto superior direito do navegador;

Como ativar o modo escuro no Google Chrome

3. No menu que abrir, vá em Ajuda;

4. Agora, clique em Sobre o Chrome;

5. Na tela seguinte, é exibida a versão do navegador. Caso não seja a mais recente, o programa iniciará a atualização automaticamente;

6. Conclua a atualização em no botão Reiniciar;

Como ativar o modo escuro no Google Chrome

7. Em seguida, o Chrome será encerrado e reiniciado após alguns segundos. Após isso, a atualização terá sido concluída.

Como usar o modo escuro no Chrome para Android

O modo escuro ainda não está disponível para a versão final do Chrome para Android. Entretanto, quem estiver disposto a usar a edição de testes do app, poderá aproveitar a funcionalidade.

Vale lembrar que as edições Beta de programas trazem novidades que podem vir a ser implementadas no futuro. Entretanto, tendem a ser mais instáveis e apresentar erros que não ocorrem na versão final.

1. Baixe e instale o Chrome Beta em seu celular Android;

2. Concluído o download, abra o app;

3. Digite chrome://flags na barra de endereços para acessar a página de recursos experimentais do navegador;

4. Busque por Dark, na barra de pesquisas do site;

Como usar o modo escuro no Chrome

5. Toque em Default, abaixo do item Android web contents dark mode (conteúdo da web em modo escuro no Android, em português);

6. Na caixa que abrir, toque em Enable;

7. Repita o processo no item Android Chrome UI dark mode (Interface do Usuário do Chrome no Android em modo escuro, em português) ;

8. Agora, vá em Relaunch Now para reiniciar o navegador e ativar a funcionalidade;

9. O app fechará e, ao reiniciar, já terá o modo escuro ativado.

Vantagens do modo escuro

O modo escuro é uma das principais tendências atuais no que se refere a softwares. Há quem defenda que o recurso seja benéfico tanto para a vida útil do aparelho quanto para a saúde dos usuários.

Ao optar por usá-lo, a pessoa reduz a exposição à luz azul emitida pelos smartphones. Segundo estudos, esta luz emite sinais que fazem com que o cérebro fique desperto e tem efeito semelhante a uma xícara de café.

A luminosidade mais baixa pode também reduzir sintomas como olhos ressecados e alta pressão na vista. Além disso, pesquisadores da Universidade de Toledo, na Espanha, descobriram que a luz azul pode danificar as células fotorreceptoras em casos de uso extremo e a redução pode vir a minimizar danos na retina.

O smartphone também pode ser beneficiado pelo dark mode. O próprio Google divulgou, durante a conferência para desenvolvedores Android Dev Summit, que o modo de uso no modo claro pode consumir seis vezes mais energia do que o escuro, quando ambos usam a luminosidade máxima.

Se o seu objetivo é manter a navegação na internet mais dinâmica e veloz, veja como limpar o cache do Chrome sem complicações. Mas se está pensando em alternativas para o programa do Google, confira a lista dos melhores navegadores do mercado.

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, já trabalhou com assessoria de imprensa, comunicação interna e há sete anos escreve sobre tecnologia - sua verdadeira paixão. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.