Aprenda a ativar o modo escuro no Google Chrome para relaxar a vista


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

O modo escuro do Google Chrome está disponível tanto para computadores com Windows 10 quanto para aqueles com MacOS Mojave. O recurso promete uma leitura mais confortável em ambientes de pouca luz e ainda uma redução no consumo de energia.

Para usuários da Apple, a funcionalidade só está disponível a partir da versão 73 do browser. Já para os adeptos da Microsoft, é necessário ter, ao menos, a edição 74 instalada na máquina.

Confira a seguir como ativar o modo escuro no Chrome e ainda como atualizar o programa. Veja também como usar o dark mode na versão experimental do navegador no Android.

Como ativar o modo escuro no Google Chrome para PC

Não é possível ativar a opção diretamente no navegador do Google. O programa segue a configuração de cor determinada pelo sistema operacional. Para que o modo escuro funcione no Chrome, é necessário alterar o padrão de cores do Windows 10.

1. Clique sobre o ícone do Windows para abrir o menu de opções;

Como ativar o modo escuro no Chrome

2. Em seguida, vá no ícone de engrenagem para acessar as configurações;

3. Agora, clique em Personalização;

4. Na tela que abrir, escolha a opção Cores, situada no menu do lado esquerdo;

Como ativar o modo escuro no Google Chrome

5. Role a tela e marque Escuro no item Escolher o modo de aplicativo padrão;

6. Imediatamente, o modo escuro do Chrome será ativado.

Como ativar o modo escuro no Google Chrome para MacOS

Assim como no sistema da Microsoft, também é necessário alterar o modo escuro do MacOS Mojave para ativá-lo no navegador.

1. Clique sobre o ícone da maçã;

2. Em seguida, acesse a opção Preferências do Sistema;

3. Agora, clique em Geral;

4. No item Aparência, localizado na parte superior da tela, opte por Escura;

5. Imediatamente, o modo escuro do Chrome será ativado.

Como atualizar o Chrome

O modo escuro só está disponível para computadores com sistema Windows 10 a partir da versão 74 do Chrome. Já no MacOS Mojave, o recurso funciona a partir da edição 73 do navegador.

Confira abaixo como descobrir a versão do seu browser, atualizar para a mais recente e tornar-se apto para usar o modo noturno.

1. Abra o Chrome;

2. Clique no ícone de três pontinhos, no canto superior direito do navegador;

Como ativar o modo escuro no Google Chrome

3. No menu que abrir, vá em Ajuda;

4. Agora, clique em Sobre o Chrome;

5. Na tela seguinte, é exibida a versão do navegador. Caso não seja a mais recente, o programa iniciará a atualização automaticamente;

6. Conclua a atualização em no botão Reiniciar;

Como ativar o modo escuro no Google Chrome

7. Em seguida, o Chrome será encerrado e reiniciado após alguns segundos. Após isso, a atualização terá sido concluída.

Como usar o modo escuro no Chrome para Android

O modo escuro ainda não está disponível para a versão final do Chrome para Android. Entretanto, quem estiver disposto a usar a edição de testes do app, poderá aproveitar a funcionalidade.

Vale lembrar que as edições Beta de programas trazem novidades que podem vir a ser implementadas no futuro. Entretanto, tendem a ser mais instáveis e apresentar erros que não ocorrem na versão final.

1. Baixe e instale o Chrome Beta em seu celular Android;

2. Concluído o download, abra o app;

3. Digite chrome://flags na barra de endereços para acessar a página de recursos experimentais do navegador;

4. Busque por Dark, na barra de pesquisas do site;

Como usar o modo escuro no Chrome

5. Toque em Default, abaixo do item Android web contents dark mode (conteúdo da web em modo escuro no Android, em português);

6. Na caixa que abrir, toque em Enable;

7. Repita o processo no item Android Chrome UI dark mode (Interface do Usuário do Chrome no Android em modo escuro, em português) ;

8. Agora, vá em Relaunch Now para reiniciar o navegador e ativar a funcionalidade;

9. O app fechará e, ao reiniciar, já terá o modo escuro ativado.

Vantagens do modo escuro

O modo escuro é uma das principais tendências atuais no que se refere a softwares. Há quem defenda que o recurso seja benéfico tanto para a vida útil do aparelho quanto para a saúde dos usuários.

Ao optar por usá-lo, a pessoa reduz a exposição à luz azul emitida pelos smartphones. Segundo estudos, esta luz emite sinais que fazem com que o cérebro fique desperto e tem efeito semelhante a uma xícara de café.

A luminosidade mais baixa pode também reduzir sintomas como olhos ressecados e alta pressão na vista. Além disso, pesquisadores da Universidade de Toledo, na Espanha, descobriram que a luz azul pode danificar as células fotorreceptoras em casos de uso extremo e a redução pode vir a minimizar danos na retina.

O smartphone também pode ser beneficiado pelo dark mode. O próprio Google divulgou, durante a conferência para desenvolvedores Android Dev Summit, que o modo de uso no modo claro pode consumir seis vezes mais energia do que o escuro, quando ambos usam a luminosidade máxima.

Se o seu objetivo é manter a navegação na internet mais dinâmica e veloz, veja como limpar o cache do Chrome sem complicações. Mas se está pensando em alternativas para o programa do Google, confira a lista dos melhores navegadores do mercado.

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.