Veja como ativar o modo noturno do Instagram e deixar o app preto


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

O Instagram é um programa que conta com a opção de modo noturno. Mas diferente do que se possa imaginar, não é possível ativar o recurso, que deixa a tela preta, diretamente no app da rede social.

A funcionalidade é acionada automaticamente quando o usuário ativa o tema escuro nas configurações do celular. O visual promete economia de bateria e mais conforto aos olhos em ambientes com pouca luz.

Confira como mudar as definições necessárias para visualizar o Instagram com a tela preta em seu Android ou iPhone.

Como ativar o modo noturno do Instagram no Android

Para deixar o Instagram com o visual preto é necessário ter o Android 10 instalado no aparelho. Se seu smartphone usar uma versão mais antiga do sistema, o recurso não irá funcionar.

1. Abra o app Configurar do Android;

2. Vá em Tela;

Modo escuro instagram

3. Ative a chave relativa à opção Tema escuro.

Pronto! No mesmo instante notará que as cores do sistema ficaram escuras. Assim, ao abrir o Instagram e outros apps compatíveis como o modo noturno também têm o layout escurecido.

modo escuro instagram

Como ativar o modo noturno do Instagram no iPhone

Os usuários do iPhone precisam ter o iOS 13 instalado no aparelho para que o modo escuro seja ativado no Instagram.

1. Vá em Ajustes;

2. Em seguida, toque em Tela e brilho;

3. Na tela seguinte, marque a caixinha relativa à opção Escura para ativar o modo escuro.

modo escuro instagram

O sistema ganhará tons mais escuros na hora, assim como os apps que oferecem a funcionalidade, como é o caso do Instagram.

Como tirar o Instagram do modo noturno

Testou o modo escuro do Instagram e notou que prefere o tradicional? Saiba que, por enquanto, não há uma forma de desativar o layout preto da rede social de forma independente.

Ou seja, enquanto o tema escuro estiver ativado no Android ou iPhone, ele também será exibido no Instagram. Portanto, caso queira voltar ao modo de visualização original, precisará alterar as configurações do sistema.

Basta repetir os passos ensinados logo acima. No Android, terá que desativar a chave da opção Modo Escuro. Já no iPhone, é só marcar a caixa abaixo de Clara.

Como descobrir a versão do sistema do celular

Como dissemos, para ser capaz de usar o modo noturno do Instagram, é necessário ter o Android 10 ou o iOS 13 instalados em seu aparelho. Se não sabe qual é a versão do sistema operacional que tem instalado, não se preocupe. O AppGeek mostra como é simples.

  • Android: app Configurar → Sistema → Avançado. Em Atualização de sistema, é exibida a versão do sistema operacional. Caso queira checar se há alguma atualização disponível, toque sobre Atualização do sistema. Se não abrir, toque duas vezes rapidamente sobre a opção. Automaticamente, a busca por atualizações é feita.
  • iOS: Ajustes → Geral → Sobre. Em Versão do Software, você tem a informação de qual delas tem instalada em seu iPhone. Quando há alguma atualização disponível, o usuário é notificado com um alerta de upgrade na tela Geral.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.