Como ativar o modo escuro do Instagram e deixar o app preto


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Ativar o modo noturno do Instagram é bastante simples. No Android, é possível configurar o modo escuro diretamente no aplicativo da rede social. Já no iPhone, é preciso alterar as configurações do sistema para obter o visual preto.

O recurso promete economia de bateria e mais conforto aos olhos em ambientes com pouca luz. Confira como usar!

Como ativar o modo escuro do Instagram no Android

1. Abra o app do Instagram e toque sobre a foto de perfil, no canto inferior direito da tela;

Como ativar modo escuro do Instagram no Android

2. Em seguida, toque sobre o ícone formado por três linhas, no topo da tela à direita;

3. No menu que abrir, vá em Configurações;

4. Agora, opte por Tema;

5. Marque a caixinha ao lado de Escuro.

  • Se optar por Padrão do sistema, o Instagram ativará o modo escuro somente quando o mesmo estiver ativado no Android. O recurso, no entanto, só funciona para usuários do Android 10.

Como ativar o modo escuro no Android

Quem tem o Android 10 instalado, pode ativar o modo escuro em todo o sistema e, automaticamente, aplicá-lo em app compatíveis com a funcionalidade. Se preferir automatizar o procedimento, basta seguir os passos abaixo.

1. Abra o app Configurar do Android;

2. Vá em Tela;

Modo escuro instagram

3. Ative a chave relativa à opção Tema escuro.

Pronto! No mesmo instante notará que as cores do sistema ficaram escuras. Assim, ao abrir o Instagram e outros apps compatíveis como o modo noturno também têm o layout escurecido.

modo escuro instagram

Como ativar o modo noturno do Instagram no iPhone

Os usuários do iPhone precisam ter o iOS 13 instalado no aparelho para que o modo escuro seja ativado no Instagram.

1. Vá em Ajustes;

2. Em seguida, toque em Tela e brilho;

3. Na tela seguinte, marque a caixinha relativa à opção Escura para ativar o modo escuro.

modo escuro instagram

O sistema ganhará tons mais escuros na hora, assim como os apps que oferecem a funcionalidade, como é o caso do Instagram.

Como tirar o Instagram do modo noturno

Testou o modo escuro do Instagram e notou que prefere o tradicional? Sem problemas. No Android, basta repetir o passo a passo indicado acima, em Tema, optar por Claro.

Já no iPhone, é preciso desativar o tema escuro em todo o sistema. Nessa caso, também deve refazer o processo explicado acima e em, Tela e Brilho, marcar a caixa abaixo de Clara.

Como descobrir a versão do sistema do celular

Como dissemos, para ser capaz de usar o modo noturno do sistema, é necessário ter o Android 10 ou o iOS 13 instalados em seu aparelho. Se não sabe qual é a versão do sistema operacional que tem instalado, não se preocupe. O AppGeek mostra como é simples.

  • Android: app Configurar → Sistema → Avançado. Em Atualização de sistema, é exibida a versão do sistema operacional. Caso queira checar se há alguma atualização disponível, toque sobre Atualização do sistema. Se não abrir, toque duas vezes rapidamente sobre a opção. Automaticamente, a busca por atualizações é feita
  • iOS: Ajustes → Geral → Sobre. Em Versão do Software, você tem a informação de qual delas tem instalada em seu iPhone. Quando há alguma atualização disponível, o usuário é notificado com um alerta de upgrade na tela Geral.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.