Aprenda a ativar o modo escuro no Messenger e economizar bateria


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

O Facebook Messenger liberou a opção de modo escuro em seu aplicativo para Android e iOS. A funcionalidade, que vem ganhando adesão de diferentes desenvolvedores, promete mais conforto na leitura em ambientes de pouca luz e redução no consumo da bateria.

O dark mode foi testado pela companhia durante meses e, para ativá-lo, era necessário enviar um emoji de lua para algum contato. Agora, o recurso é oficial e está disponível nas configurações do mensageiro.

Confira como ativar o modo escuro no Facebook Messenger no iOS e no Android.

Como ativar o modo escuro no Facebook Messenger

1. Abra o Facebook Messenger;

2. Toque sobre a sua foto de perfil, no canto superior esquerdo, para acessar as configurações do app;

Ativar Facebook Messenger

3. Ative a chave relativa à opção Modo escuro;

Logo em seguida, o modo noturno do Facebook Messenger é ativado.

Ativar modo escuro do Facebook Messenger

Aprenda também a baixar áudios do Messenger e enviá-los pelos WhatsApp.

Benefícios do modo escuro

O modo escuro, também chamado de modo noturno, é considerado por especialistas como benéfico tanto para o aparelho quanto para o usuário.

Em uma conferência para desenvolvedores, o Google divulgou que o modo claro pode consumir até seis vezes mais bateria que o escuro, quando a luminosidade máxima está ativada.

Já a redução da emissão da luz azul, emitida pelo dispositivo, pode reduzir alguns riscos à saúde. Estudos apontam que essa luz emite sinais que despertam o cérebro e podem prejudicar o sono. Além disso, a restrição pode prevenir olhos ressecados, pressão ocular alta e danos na retina.

Outros apps que aderiram ao modo escuro

O dark mode é uma das últimas tendências no universo dos softwares. Os sistemas operacionais Windows 10 e MacOS Mojave já oferecem essa opção a seus usuários.

Dentre os aplicativos para dispositivos móveis que aderiram estão o Twitter, Telegram, Kindle e Reddit. Já o Google, apresenta uma série de apps que já contam com a função, como o Youtube, Google Maps, Gboard, Google Notícias, Gmail na web, entre outros.

O navegador da empresa também tem o recurso e permite aos usuários visitar sites sem cansar a vista. Confira como ativar o modo escuro no Chrome. Mas, se estiver pensando em mudar de browser, descubra os melhores navegadores do mercado.

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.