Aprenda a ativar o modo noturno do YouTube e deixar o fundo preto


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

O YouTube conta com recurso de modo noturno, que torna o fundo da tela preto, com a promessa de uma utilização mais confortável em ambientes com pouca luz. Chamada oficialmente de Tema escuro, a função está disponível tanto para a versão web quanto para os apps para Android e iOS do serviço.

Empresas, como o Google, defendem que o modo é capaz de reduzir o consumo de bateria em até seis vezes. O contraste dos elementos com o fundo permite diminuir a luminosidade da tela do aparelho e, consequentemente, economia de energia.

Além disso, a redução da exposição à luz azul da tela também pode trazer benefícios à saúde do usuário. Entre eles estão o abrandamento de sintomas como olhos ressecados e pressão alta na vista.

Confira a seguir como ativar o modo dark do YouTube no celular e no PC e aproveitar os seus benefícios.

Como ativar o modo noturno do YouTube no celular

Para realizar o processo abaixo, é necessário ter o app do serviço instalado no celular. Por padrão, ele já vem instalado em dispositivos com o sistema operacional do Google. Mas caso não o tenha, baixe o YouTube em seu Android ou iPhone.

1. Abra o app do Youtube;

2. Toque sobre a imagem de sua foto e perfil, no canto superior direito da tela;

3. Em seguida, toque em Configurações;

Modo noturno YouTube

4. Caso esteja usando um smartphone Android, escolha a opção Geral. Se tiver realizando o tutorial em um iPhone, pule para o passo 5;

5. Agora, toque sobre a chave referente à opção Tema Escuro para ativá-lo.

Modo escuro Youtube

Pronto, o modo noturno já está ativado.

Como ativar o modo noturno do YouTube no PC

Para realizar o passo a passo abaixo basta acessar o site do serviço do navegador de sua preferência.

1. Acesse o site do YouTube;

2. Clique sobre a imagem de sua foto de perfil, no canto superior direito da tela.

Modo escuro YouTube

  • Caso não esteja logado em sua conta do Google, clique sobre um ícone de três pontinhos, ao lado da caixa Fazer login;

3. Note que no menu que abre há a opção Tema escuro: desativado. Toque sobre ela;

4. Na janela que surgir, ative a chave referente ao tema escuro e pronto!

Modo escuro YouTube

Quanto tempo você passa no Youtube? Descubra

O YouTube conta com um recurso que permite que os usuários monitorem e controlem quanto tempo passam no serviço. A função foi anunciada em 2018 pelo Google, com o objetivo de promover o equilíbrio e “bem-estar digital”.

Para saber quantos minutos (ou horas) você gasta por dia assistindo a vídeos, abra o app e vá no ícone com sua foto de perfil, no canto superior direito da tela. No menu que abrir, opte por Tempo de visualização.

É contabilizado o tempo de uso no serviço, independente de qual dispositivo, contanto que esteja conectado à sua conta do Google. O app exibe o tempo de visualização de hoje, ontem, nos últimos sete dias e sua média diária.

Caso se assuste com a quantidade de horas que passa assistindo aos vídeos, o YouTube também pode ajudar. Ainda dentro do item Tempo de visualização, ative a chave relativa à opção Lembrete para fazer uma pausa.

Em seguida, é possível configurar a frequência para receber esses avisos. O intervalo mínimo é de 5 minutos. Mesmo ativando a partir do app, o alerta aparece também em outros aparelhos, desde que esteja logado.

Gostou da dica? Então confira também como ativar o modo escuro no Chrome e como usar o modo nortuno no Messenger para economizar a bateria do celular.

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.