‘Photoshop’ online: melhores alternativas grátis ao editor de fotos


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Os editores de imagem começaram a viralizar com a popularização das redes sociais. O programa do gênero mais famoso, entretanto, é pago e pode ser muito pesado para computadores com hardware limitado. Para ajudar, o AppGeek reuniu 6 alternativas ao Photoshop, online e gratuitas, que não vão deixá-lo na mão.

Os serviços selecionados funcionam perfeitamente para quem deseja fazer edições mais básicas, como recorte, uso de filtros e bordas, redimensionar, entre outras opções. E o melhor: sem precisar baixar nada. Confira!

1. Pixlr

Photoshop online

O Pixlr é um editor de imagens online com visual e recursos bastante parecidos com os do Photoshop. Após selecionar a foto que irá alterar, é só acessar as ferramentas disponíveis no menu lateral esquerdo.

Há opções para cortar, redimensionar, selecionar partes específicas da imagem, bem como realizar ajustes de cor e iluminação. O serviço oferece ainda filtros personalizados que podem ser sobrepostos. Estão disponíveis ainda dezenas de efeitos de imagem gratuitos, que dão um ar moderno ideal para as redes sociais.

Os usuários também têm à disposição ferramentas de reparo, de desenho à mão livre e inclusão de texto. Há ainda bordas, elementos gráficos e adesivos divertidos.

Concluído o trabalho de edição, basta clicar em Save para guardar a imagem em seu computador. Na hora de salvar, é possível optar pelos formatos JPEG ou PNG, bem como selecionar a qualidade como baixa, média ou alta.

O melhor de tudo é que não é necessário pagar para usar qualquer item. Está tudo disponível gratuitamente.

2. Fotoram!o

Photoshop Online

O Fotoram!o oferece três opções de ferramentas: edição, colagem e estilo artístico. Em Edit, o usuário pode escolher uma foto do PC ou do Facebook e, então, cortar, redimensionar, alterar aspectos de saturação e cor.

Há também a possibilidade de aplicar estilo borrado (bokeh), ruído e sombreado. Também dá para aplicar bordas, efeitos diversos e texturas para estilizar a imagem. Os usuários conseguem ainda incluir texto e aplicar adesivos divertidos.

Em Collage, deve escolher o modelo, de acordo com a quantidade de fotos que deseja usar. Então, o usuário pode personalizar da forma como preferir. Entre os recursos estão: alterar a cor ou o padrão do fundo, espessura das bordas, bem como incluir textos e adesivos.

Por fim, quem clicar em Art Style, pode se divertir ao aplicar nas fotos filtros no estilo de pinturas e desenhos. São dezenas de opções inspiradas em estilos artísticos e quadros famosos, como O Grito, de Edvard Munch, e Musa, de Pablo Picasso.

Veja também 7 aplicativos para transformar suas fotos em desenhos!

3. Be Funky

Photoshop online Be Funky

O Be Funky é um editor de imagens online gratuito, com alguns elementos pagos, e pode ser usado mesmo por quem não tem qualquer experiência em programas do gênero. Após acessar o site, vá em Comece a usar.

Depois, selecione o tipo de ação que deseja fazer: Editar foto, Criar colagem ou Criar design. Ao optar por Editar Foto, basta escolher uma imagem do PC, Drive ou webcam para fazer a edição.

Em seguida, é possível fazer edições clássicas, como cortar, redimensionar, alterar cores e exposição e incluir efeito borrado.

Itens de retoque de imagem, como correção de imperfeições da pele e olhos vermelhos e aplicação de blush, também estão disponíveis.

A ferramenta permite ainda aplicar filtros e efeitos e incluir bordas, elementos gráficos, textos e texturas.

Em Criar colagem, deve escolher uma entre dezenas de opções de layouts de montagem e personalizá-los. O Be Funky permite alterar espessura das bordas, bem como as cores, além de arredondar as pontas, se quiser. Inclusão de textos e de elementos gráficos também estão disponíveis.

Por fim, caso prefira Criar design, basta escolher um modelo e editar todos os aspectos, como conteúdo, formato do texto, cor de fundo e imagem. A maioria, entretanto, está disponível apenas para usuários da versão paga.

4. Canva

Photoshop online Canva

O Canva é um editor de imagens online, gratuito e bastante completo. Permite a criação de layouts a partir de modelos prontos já disponíveis. Para usar o serviço, é necessário fazer um breve registro com sua conta do Facebook, Google ou e-mail.

Depois, é só colocar a mão na massa. Todos os seus trabalhos ficarão salvos online, associados a seu perfil no serviço. Vá em Criar Design para escolher o tipo de trabalho que deseja fazer.

Entre as opções disponíveis estão: montagem de fotos, cartaz, redes sociais, posts para Instagram, capa para Facebook, currículo, infográfico, entre muitas outras. Todas funcionam de forma parecida.

Primeiro, é necessário escolher o template, ou seja, o modelo a ser usado. Boa parte deles pode ser usada gratuitamente, apesar de haver itens pagos.

O modelo pode ser totalmente personalizado, incluindo texto e elementos como grades, gráficos, linhas, ilustrações, ícones e mais. As fotos usadas podem ser do próprio usuário ou alguma das disponibilizadas pelo serviço.

É possível salvar o trabalho como imagem, arquivo de PowerPoint, link para incorporar em sites, compartilhar em redes sociais, etc.

5. Fotor

Fotor

Mais uma opção online gratuita com diversas ferramentas fáceis de usar. O Fotor é ideal para quem não domina a arte da edição de imagens. Assim como o Be Funky, oferece três opções de serviços: edição de fotos, colagem e criar um design.

Em Edit a Photo, basta abrir uma imagem do computador, do Fotor Cloud, Dropbox ou Facebook e começar os trabalhos. Na lateral, estão os pacotes de ferramenta. No recurso Básico, é possível melhorar a foto com um clique, recortar em diferentes formatos, alterar cor, brilho, contrastes, entre outros aspectos.

Já em Beleza, há ações como correção de manchas, removedor de rugas e redução de peso. Também é possível aplicar maquiagem nos olhos e nos lábios. Estão disponíveis ainda bordas, adesivos e efeitos. Entre eles os clássicos cut out (imagem em preto e branco e somente uma cor em destaque) e bokeh (que desfoca apenas o fundo da imagem).

Quem optar por Make a collage, precisa escolher, primeiramente, um estilo de colagem. Há clássico, artístico, descolado ou com bordas como pontos de costura. Depois, é necessário decidir o modelo e, então, incluir as imagens nos espaços em branco.

Dentre os itens de edição estão texto, adesivos e alteração das cores de fundo. Por fim, em Create a Design, estão à disposição dezenas de modelos de layout, separados de acordo com o tipo de uso, como flyers, cartazes, convites, etc.

Ao finalizar, o usuário pode fazer o download do trabalho ou compartilhá-lo facilmente em suas redes sociais.

6. I love IMG

I love IMG

O I love IMG, na realidade, é um site que reúne uma série de serviços independentes relacionados a imagens. Há opções como conversores, compressores, inclusão de marca d'água, gerador de memes e, claro, o editor de imagens.

O editor de imagens I love IMG é um pouco mais simples do que os demais exibidos nesta lista. No entanto, pode ser uma boa escolha para iniciantes e quem precisa de alterações menos elaboradas nas fotos.

O serviço garante a aplicação de filtros, redimensionamento e desenho à mão. Também é possível inserir texto, figuras geométricas, adesivos, aplicar bordas e arredondar os cantos.

A imagem editada pode ser salva em PNG ou JPG.

Photoshop gratuito é real?

A Adobe oferece uma versão básica e gratuita do editor de imagens, no entanto, não é online. O Photoshop Express está disponível para download em Android, iOS e Windows e é bem mais limitada que a versão paga do software.

Photoshop express

No entanto, pode ser o suficiente para quem deseja realizar edições básicas. Estão disponíveis uma grande variedade de filtros e bordas, que garantem ainda mais estilo às fotos.

Ferramentas de recorte em vários tamanhos-padrão e de edição de componentes de luz, cor, desfoque, também estão disponíveis. É possível ainda incluir melhorias como remoção de manchas na pele e de olhos vermelhos.

Gosta de efeitos divertidos nas suas postagens? Então confira nossa lista de apps incríveis que vão te envelhecer nas fotos. Veja também 7 apps de montagem de fotos que você precisa conhecer!

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.