Aprenda a alterar a qualidade de vídeo na Netflix e assistir em HD


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

A Netflix permite alterar a qualidade de vídeo através das configurações de conta dos usuários. O processo pode ser realizado tanto no celular quanto no PC e ajuda a economizar no consumo de dados da internet.

O serviço de streaming oferece quatro opções de qualidade de exibição de conteúdo, de acordo com o uso de dados por tela. Há a automática (predefinida, assim como o uso de dados), básica (com o uso de até 0,3GB por hora) e padrão (com o uso de no máximo 0,7GB por hora).

Há ainda o modo de visualização em melhor qualidade, que gasta 3GB por hora com o HD ativado, e 7GB por hora com o Full HD. No entanto, só têm acesso a conteúdos em alta definição os assinantes dos planos Standard, que contempla o uso de duas telas, e Premium, que permite quatro dispositivos simultaneamente.

Confira a seguir como é fácil alterar a qualidade de vídeo na Netflix no computador e no celular. Descubra ainda por que a resolução entregue não é a prometida e os possíveis motivos para que o HD não esteja funcionando em seu aparelho.

Como alterar a qualidade do vídeo na Netflix no PC

1. Acesse o site da Netflix;

2. Caso não esteja logado, faça o login inserindo seus dados de acesso;

3. Na tela inicial, toque no ícone de uma seta para baixo, situada no canto superior direito, ao lado da sua imagem de perfil;

4. No menu que abrir, clique em Conta;

Netflix no computador

5. Role a tela até o final, e clique em Configurações de reprodução;

6. Agora, é o momento de selecionar a qualidade do vídeo, de acordo com o uso de dados por tela. As opções disponíveis são: Automático, Baixo, Médio e Alto;

  • Os modos Baixo e Médio são ideais para quem usa pacotes de dados móveis ou internet com largura de banda limitada para assistir aos vídeos. Ao ativá-los, é possível evitar o gasto excessivo dos dados.

7. Confirme sua escolha em Salvar.

Netfix no PC

Como alterar a qualidade do vídeo na Netflix no celular

Caso ainda não tenha, baixe e instale o app da Netflix em seu dispositivo Android ou iOS. Depois, basta seguir os passos abaixo:

1. Abra o app da Netflix;

2. Acesse a aba Mais;

Alterar qualidade Netflix no celular

3. No menu que abrir, vá em Configurações do aplicativo;

4. Toque em Uso de dados da rede celular;

5. Um menu surgirá na tela. Para personalizar, é necessário desativar a chave Automático. Em seguida, selecione uma das opções entre Somente Wi-Fi, Salvar dados e Máximo de dados;

  • Na opção Automático, o serviço de streaming procura o equilíbrio entre o uso de dados e a qualidade do vídeo.
  • Já em Somente Wi-Fi, como o próprio nome sugere, só permite a reprodução caso o aparelho esteja conectado a uma rede do tipo.
  • Se optar por Salvar Dados, é possível assistir a até seis horas de conteúdo consumindo somente 1GB.
  • Por fim, o item Máximo de dados é recomendado apenas a quem tem pacote ilimitado de dados. Com o objetivo de oferecer a melhor qualidade de vídeo possível, pode consumir 1GB a cada 20 minutos.

6. Confirme sua escolha em OK.

Alterar qualidade Netflix no celular

Problemas para assistir aos vídeos da Netflix em HD? Entenda

Caso esteja tendo dificuldades para assistir a seus filmes e séries favoritos em HD, a própria Netflix explica os possíveis motivos. Primeiramente, é necessário ser assinante dos planos Standard, com suporte a 2 telas, ou Premium, compatível com 4 dispositivos simultâneos.

A conexão com a internet também é imprescindível para que o streaming apresente a qualidade prometida. Para assistir em alta resolução, é necessário que a conexão entregue, pelo menos, 5Mb (megabit) por segundo. Já para Full HD, são requisitados 25Mb por segundo. Confira abaixo o que é recomendado pela Netflix:

  • 0,5 megabits por segundo – Velocidade de conexão de banda larga necessária
  • 1,5 megabits por segundo – Velocidade de conexão de banda larga recomendada
  • 3,0 megabits por segundo – Recomendada para qualidade SD
  • 5,0 megabits por segundo – Recomendada para qualidade HD
  • 25 Megabits por segundo – Recomendada para qualidade Ultra HD

É fundamental ainda confirmar se o aparelho usado é compatível com a exibição de conteúdo em HD (com qualidade igual a 720p ou superior). Para isso, a empresa recomenda consultar o site do fabricante ou manual do produto.

Também é aconselhado checar se o aparelho está configurado para a exibição de vídeos em alta definição. Segundo o serviço, o ideal é conferir se o dispositivo está conectado a uma saída de vídeo compatível, como HDMI ou Componente de vídeo.

Vídeos com a imagem ruim ou distorcida: veja o que fazer

Se após seguir as orientações acima, o vídeo for exibido com a qualidade inferior à esperada, é possível recorrer a alguns truques. As dicas são dadas pela própria Netflix.

1. Pare a exibição do conteúdo durante um minuto e retome;

2. Confira as definições de reprodução de vídeo;

3. Confirme se a sua rede suporta a exibição de vídeos em streaming - algo que é restrito em muitas redes de Wi-Fi públicas;

4. Cheque a velocidade de ligação da internet;

5. Reinicie o aparelho;

6. Saia de sua conta da Netflix e entre novamente;

7. Reinicie a conexão com a internet, caso esteja utilizando uma rede doméstica;

8. Ligue o equipamento diretamente ao modem, através de cabo;

9. Melhore o sinal do Wi-Fi ao mudar o roteador de lugar, deixando-o longe de dispositivos que possam causar interferência (como micro-ondas e telefones sem fio). Outra dica é não deixá-lo ao nível do chão, mas sempre em uma mesa ou estante.

Se apesar de todas essas dicas, você não quiser mais ser assinante do serviço, veja como cancelar a assinatura da Netflix. Para além da plataforma de streaming mais famosa do mundo, temos uma lista dedicada aos viciados em filmes e séries para quem não quer perder nenhuma novidade ou lançamento.

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.