Quiz dos Irmãos do Instagram: onde encontrar o filtro e como jogar


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

O Quiz dos Irmãos é mais um jogo criado pela sensação do Instagram Nathália Diniz. A influencer é responsável por outros filtros com games que viralizaram nos stories. Entre eles, os populares Quiz do casal, Jogo das Perguntas e 1 Palavra 1 Música.

Confira a seguir como achar e fazer o Quiz dos Irmão em seus stories do Instagram. O AppGeek mostra ainda como encontrar outras brincadeiras de perguntas para se divertir na rede social.

Como fazer o Quiz dos Irmãos do instagram

1. Do celular Android ou iPhone, acesse a página do filtro Game de irmãos e opte por Abrir no Instagram;

quiz dos irmãos instagram

2. O Quiz dos Irmãos então será aberto nos seus stories. Convoque seu(s) irmão(s) para participar;

  • Se quiser manter o filtro salvo em sua conta do Instagram, toque então sobre o ícone com uma seta para baixo. Assim, o game estará sempre disponível quando abrir a câmera dos stories, ideal para quem deseja usá-lo várias vezes.

3. A brincadeira por si só já é divertida, mas fica ainda mais se for compartilhada. Por isso, não esqueça de gravar o vídeo. Para isso, toque sobre o círculo situado no centro da tela e mantenha-o pressionado. Largue o botão apenas quando quiser encerrar a filmagem;

4. Como botão de filmar, pressionado, toque na tela para fazer o sorteio das perguntas. Toque novamente para parar em uma questão. Há tópicos como O que gostam mais um no outro, Quem é o mais chorão, Quem é mais alto, entre outros;

  • Se depois, quiser responder a outras perguntas, basta tocar na tela para sortear e tocar novamente para parar. Repita o processo quantas vezes quiserem.

5. Quando terminar, solte o botão de gravação;

6. Então, faça as edições que desejar no vídeo. Se quiser, inclua texto, desenhos à mão, figurinhas, GIFs ou qualquer outro recurso disponível nos stories do Instagram;

7. Compartilhe o vídeo em Seu story.

Como achar filtros de brincadeiras no Instagram

O Instagram conta com diversos filtros, desenvolvidos pela própria rede social ou por usuários da plataforma. Há opções de embelezamento, com efeitos para fotos, que inserem pintas ou piercings e, claro, os famosos jogos de perguntas.

Por enquanto, a Galeria de Efeitos ainda não conta com ferramenta de buscas. Portanto, para encontrar um específico, é necessário explorar a biblioteca de filtros ou “roubar” de alguém que tenha usado.

Outra opção é visitar os perfis dos influencers conhecidos por criar filtros e fazer o mesmo processo que ensinamos para encontrar o Quiz dos Irmãos. Entre eles estão: @felipezimmermann, @igor.zhurba, @vitulox, @anonamister e a própria @nathaliardiniz.

1. Abra o app do Instagram e vá no ícone da lupa, no canto inferior esquerdo da tela;

Quiz dos irmãos

2. Na barra de pesquisa, digite o @ do criador que quer acessar e, quando aparecer no resultado, toque sobre o nome;

3. Na página do perfil, vá no ícone de uma carinha, situado acima do feed, para acessar os filtros criados por ela;

4. Role a tela até encontrar o filtro quer deseja usar. Toque sobre ele para abrir;

5. Para usar, vá em Experimentar para brincar apenas uma vez. Ou toque no ícone de uma seta para baixo para salvá-lo e encontrá-lo facilmente em seus stories.

Depois, é só publicar seus stories como costuma fazer.

Posso criar meu próprio filtro do Instagram?

Filtros instagram
Reprodução/ Instagram

A resposta é sim. Inclusive, a maior parte dos filtros disponíveis nos stories do Instagram é criado por usuários da rede. No entanto, isso não significa que o processo seja rápido.

Para fazer o filtro, é preciso baixar o programa Spark AR Studio, disponível para Mac OS e Windows. É possível produzir efeitos com distorção de rosto, simulação de partículas e luzes, máscaras, rastreamento de movimentos, entre outros.

O site do programa, desenvolvido pelo Facebook, conta com tutoriais que explicam como usar e criar filtros e efeitos diferenciados. Depois, é hora de enviar o produto final para aprovação no site Spark AR Hub.

Para isso, é necessário fazer o login em uma conta do Instagram ou Facebook e decidir em qual plataforma deseja postar. O filtro ficará disponível para testes durante uma hora. O objetivo é que corrija possíveis erros ou falhas antes que seja avaliado.

A aprovação ou não é informada em um período que varia de um dia útil a uma semana.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.