Saiba como rastrear seu celular Android perdido ou roubado em 2019


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Ter o celular perdido ou roubado é um grande inconveniente. Por isso, saber como localizar o Android pode ser crucial. No sistema, com a integração entre os serviços do Google, dá para descobrir e rastrear o paradeiro do dispositivo em segundos, com o Encontre meu dispositivo Android.

No entanto, é importante seguir algumas recomendações antes de qualquer incidente. Primeiramente, é preciso deixar o telefone visível para o Google. Isto para que a ferramenta seja eficaz.

Para isso, siga os seguintes passos:

Ative a função “Encontre meu dispositivo”

  1. No celular, vá às Configurações;
  2. Clique na opção Google;
  3. Toque em Segurança;
  4. Escolha a opção Encontre meu dispositivo;
  5. Ative a chave da função.

AtivarEncontreMeuDispositivo

  • Importante: mantenha o serviço de localização (GPS) do celular sempre ativado. Não apenas para que encontre o dispositivo em caso de perda ou roubo, mas para que seus dados no aparelho também sejam acessados de maneira remota.

Com esse simples procedimento, a localização do seu celular ficará disponível para o Google, que conseguirá encontrá-lo em questão de segundos.

Como rastrear o seu celular Android

1. Em um navegador de internet, acesse a página Encontre meu dispositivo;

2. Faça o login com a sua conta do Google;

3. Após o login, no lado esquerdo da tela, aparecerão todos os dispositivos em que sua conta do Google está ativa;

4. Selecione o aparelho que deseja localizar;

EncontreMeuDispositivo

5. Pronto! Basta esperar que o Google tente a conexão com o celular e mostre sua localização na tela.

Após terminar o passo a passo acima, deverá ter na tela várias informações sobre o dispositivo, como a última vez online, o nível de bateria e se está ligado a alguma conexão com a internet. Caso positivo, qual o nome da rede utilizada.

No mapa, você tem a localização mais exata possível do smartphone, dependendo da precisão do seu GPS.

Vale lembrar: se o celular foi roubado, é importante fazer um Boletim de Ocorrência (BO). Após, siga as orientações dos agentes de segurança antes de qualquer atitude.

Abaixo do dispositivo escolhido, você tem disponíveis três ações:

  • Reproduzir som: mesmo no modo silencioso, o celular soará um alarme por 5 minutos.
  • Proteger dispositivo: você pode bloquear seu aparelho, assim como sair da sua conta do Google. Também é possível exibir uma mensagem ou número de telefone na tela de bloqueio, avisando quem estiver com o smartphone que entre em contato com o proprietário.
  • Limpar dispositivo: esta é uma ação sem volta, pois uma vez que você selecione a limpeza do celular, todos os dados armazenados no aparelho serão deletados, tornando-o de volta às configurações de fábrica. Não é possível rastreá-lo caso a sua conta do Google não seja utilizada novamente no mesmo celular.

Com os tutoriais acima, você consegue rastrear facilmente o seu celular Android. Mas caso queira algo mais, temos outras opções!

5 apps para rastrear seu celular Android

Se você quer instalar um aplicativo para ter opções de segurança diversas, o AppGeek separou alguns apps que podem servir vários propósitos. Veja o melhor para o que está procurando!

1. Whistle Me

WhistleMe

Esse é um aplicativo para quem está sempre perdendo o celular dentro de casa. Com o Whistle Me, você pode fazer o seu dispositivo soar um alarme com um simples assobio. Apesar de ser necessário, obviamente, saber assobiar, é muito criativo poder encontrar o aparelho dessa maneira.

Muito leve e de fácil configuração, o Whistle Me é atrativo para quem sempre deixa o celular escorregar pela beira do sofá ou esquece embaixo do travesseiro.

Para baixar o Whistle Me, clique aqui.

2. Lost Android

LostAndroid

O Lost Android é um app completo para quem está preocupado com a perda ou o roubo do celular. Com funções complexas de segurança, como:

  • Limpeza remota do cartão SD
  • Acesso a mensagens enviadas e recebidas
  • Instalação de aplicativos
  • Avisos em pop-up
  • Iniciar ou desligar conexões com a internet

Todas essas opções têm o objetivo de fazer com que você não apenas encontre o seu celular, mas também quem estiver com ele e o uso que foi feito do aparelho. Muito útil para quem procura mais complexidade nas suas ações de segurança.

Para baixar o Android Lost, clique aqui.

3. Where’s My Droid

WheresMyDroid

Um aplicativo muito simples para o rastreio do celular Android, o Where’s My Droid tem uma interface agradável e intuitiva. As funções são muitas e satisfazem quem quer se precaver quando perder o celular no aeroporto ou num bar.

Com um alarme que soa por até 5 minutos, mesmo com o dispositivo no modo silencioso, fica fácil localizar o aparelho.

Outro ponto interessante é a possibilidade de fotos remotas e de se criar uma senha para o dispositivo. Essa opção é importante para o caso de outra pessoa encontrar o seu celular, pois impede o uso e mudanças nas configurações do Android. Vale a pena para quem procura um rastreador simples, mas eficaz.

Para baixar o Where’s My Droid, clique aqui.

4. Cerberus

Cerberus

O Cerberus é conhecido por ser um “aplicativo espião”. E não é para menos: é um dos apps com a maior gama de opções quando o assunto é segurança. Com ele, você aumenta a sua proteção contra perda, furto e roubo de uma maneira considerável, pois há um leque de funções que podem ser ativadas remotamente.

Com o Cerberus, dá para mudar senhas, enviar mensagens, tocar alarme, desabilitar ou ativar procedimentos no celular, como a utilização de internet. Também é possível bloquear recursos nos cartões SD inseridos no aparelho.

Há ainda a opção de ver exatamente o que foi feito no dispositivo em uma linha do tempo. Perfeito para saber o que quem pegou seu celular anda fazendo!

Para baixar o Cerberus, clique aqui.

5. Avast Mobile Security & Antivirus

Avast!

O Avast é uma poderosa opção para quem quer proteção total. Não somente contra ameaças e vírus online, mas contra perda e furto. Com um sistema antirroubo embutido no app, o Avast consegue localizar seu celular onde estiver, assim como enviar comandos ao dispositivo por SMS.

Funcionando mesmo sem conexão com a internet, o Avast permite desligar o telefone e até mesmo formatar completamente o celular. Isso fornece proteção a mais para que seus dados não caiam em mãos mal-intencionadas.

Para baixar o Avast Mobile Security, clique aqui.

Se já está tranquilo sobre o que fazer em caso de perda ou roubo do Android, conheça os melhores antivírus gratuitos para proteger o celular. Mas se teve o smartphone perdido ou roubado, saiba como bloquear o celular para sempre!

Emerson Machado
Emerson Machado
Apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade, religião, entre vários assuntos. Sem falar nas nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, Game of Thrones, etc. e tal.