7 aplicativos de receitas para todos os gostos


Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

Para aqueles que curtem aprender novas receitas, conhecer pratos e ingredientes, encontrar opções saudáveis ou de uma culinária específica, os aplicativos de receitas já são muitos e miram em públicos de todos os gêneros, respeitando restrições alimentares e gostos.

Conheça 7 opções e escolha a melhor (ou as melhores!) para o seu dia a dia.

1. Tastemade

Tastemade

Um dos aplicativos de receitas mais famosos, o Tastemade traz uma plataforma completa para quem deseja acompanhar o passo-a-passo de receitas variadas em vídeo, além da lista de ingredientes e outras informações necessárias.

Entre as opções para os usuários, estão salgados, doces, receitas simples, receitas com ingredientes específicos, pratos para pessoas com restrições alimentares, receitas fit, comidas estranhas, receitas de filmes, passeios por diferentes países, entre outros.

Entre os programas originais do Tastemade, os usuários podem conferir o Comida de Cinema, A Doce Cozinha de Dani Noce, Prato do Dia, Praias e Pratos, Maravilloso no Uruguay, Chocosnap, Coisas que Nunca Comi, Partiu Rio e Rendez-vous à Paris.

O Tastemade está disponível para Android e iOS.

2. TudoGostoso Receitas

TudoGostoso

Este app conta com mais de 170 mil receitas, divididas em categorias como: Bolos e tortas doces, Carnes, Aves, Peixes e frutos do mar, Saladas, molhos e acompanhamentos, Sopas, Massas e Bebidas.

Além disso, traz receitas rápidas para aqueles momentos que exigem uma maior praticidade. Já para quem busca mais opções de pratos para sua dieta, a categoria Light é uma das quais se voltam para receitas mais saudáveis.

O usuário pode ainda pesquisar receitas por ingredientes, e criar seu livro de receitas composto por seus pratos favoritos.

O TudoGostoso Receitas está disponível para Android e iOS.

3. Petitchef: Receitas culinárias

petitchef

O Petitchef permite que o usuário pesquise os pratos, entre as milhares de receitas disponíveis, por nome, ingrediente, tipo (entrada, prato principal, sobremesa), entre outras categorias.

Um dos diferenciais desta ferramenta é o fato de disponibilizar as informações nutricionais de cada prato, incluindo quantidade de calorias, açúcar, gordura, proteínas, fibras, etc.

Caso o usuário deseje, o app pode enviar diariamente um novo menu, para facilitar a rotina diária. Também é possível salvar suas receitas favoritas.

O Petitchef: Receitas culinárias está disponível para Android e iOS.

4. Receitas Light

receitas light

Voltado especificamente para aqueles que desejam receitas mais leves e com ingredientes mais saudáveis, este app traz uma grande diversidade de pratos divididos em categorias.

Aperitivos, Carnes, Cremes e sopas, Doces e bolos, Frangos, Frutos do mar, Massas, Ovos, Saladas, Pizzas e tortas, Sanduíches e sucos são algumas das categorias.

O usuário pode salvar suas receitas favoritas, além de conferir receitas novas adicionadas semanalmente e edições especiais de datas comemorativas.

O Receitas Light está disponível para Android e iOS.

5. Nhac GNT

nhac GNT

É fã de carteirinha dos programas de culinária da GNT? Este aplicativo deixa as receitas ensinadas na grade de programação do canal a apenas alguns cliques no smartphone.

Bela Gil, Claude Troisgros, Felipe Bronze, Raíza Costa e Rodrigo Hilbert são alguns dos nomes cujos pratos o usuário poderá encontrar no app. A pesquisa, portanto, pode ser feita por meio do nome do chef, mas também por ingredientes e outras palavras-chave.

Ao todo, são mais de 8.000 receitas que podem ser salvas nos favoritos do app. Além disso, o usuário pode programar para receber notificações quando seus chefs preferidos publicarem novos menus.

O Nhac GNT está disponível para Android e iOS.

6. Kitchen Stories

kitchen stories

Trazer um mundo de culinária para seu bolso, esta é a proposta deste aplicativo. Receitas com fotos, vídeos de passo-a-passo e outras instruções proporcionam uma ferramenta de fácil usabilidade.

O app traz vários pacotes temáticos, como: Clássicos de todos os tempos, Massas Variadas e Pratos de 20 minutos. Todos eles incluem opções veganas e sem glúten.

Recursos especiais incluem a possibilidade de adicionar listas de compras e lembretes para planejar um jantar, por exemplo; a opção de salvar suas receitas favoritas; e um prático conversor de medidas.

O Kitchen Stories está disponível para Android e iOS.

7. Cozinha Fit & Fat

FIT&FAT

O Conceito FIT&FAT prega que a alimentação deve preservar a saúde, nutrir o organismo, saciar a fome e dar prazer. Com base nesse conceito, este aplicativo busca proporcionar uma  alimentação saudável e equilibrada, disponibilizando receitas, ensinamentos transmitidos em palestras e workshops.

A ideia aqui é oferecer opções saudáveis, mas que respeitem as escolhas de cada pessoa, os gostos alimentares e as restrições. Para facilitar sua preparação, cada receita vem com os ingredientes, o passo-a-passo, o tempo médio de preparo, o tempo médio de cozimento e o rendimento aproximado do prato.

O aplicativo ainda traz informações sobre cuidados com a saúde, entrevistas com profissionais, dicas de bem-estar e uma plataforma de bate-papo.

O Cozinha Fit & Fat está disponível para Android e iOS.

...................................

Agora que você já conhece 7 aplicativos de receitas, confira também 10 apps de dieta para emagrecer e ter uma alimentação saudável!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Cearense com muito orgulho, graduou-se em Jornalismo, em 2012, pela Universidade de Fortaleza e, atualmente, é Mestranda em Comunicação, Arte e Cultura na Universidade do Minho, em Portugal. Trabalha como repórter desde 2010, mas é nerd de carteirinha desde criança.