Aprenda a recuperar uma conta do Gmail e usar os serviços do Google


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Recuperar a sua conta do Gmail significa também reaver o acesso serviços do Google, como YouTube, Drive, Play Store, entre outros. O impedimento de realizar o login pode acontecer por esquecimento da senha ou mesmo do endereço de email.

Existe ainda a possibilidade de invasão à sua conta, na qual o criminoso tenha alterado seus dados de acesso. Se por acaso está passando por alguma dessas situações, o AppGeek ajuda!

Confira a seguir como recuperar sua conta do Gmail.

Como recuperar a conta do Gmail caso tenha esquecido a senha

1. Acesse a página de Recuperação de Conta do Google;

2. Insira o seu endereço de email e clique em Próxima;

Recuperar conta do Gmail

3. Em seguida, digite a senha mais recente de qual se recorda para acessar o serviço e vá em Próxima novamente;

4. Se o serviço entender que você é realmente quem diz ser, será encaminhado para a etapa seguinte. Agora, será necessário digitar o endereço de email de recuperação que cadastrou quando criou a conta e apertar Enviar;

  • Se não lembrar qual foi o endereço cadastrado, confira que o Google dá uma dica, informando as duas primeiras letras e o domínio.

5. Um código de verificação será encaminhado para esse email de recuperação. Em uma nova aba, acesse a conta, abra a mensagem do Google e copie os números;

Recuperar conta Gmail

6. Volte à aba do serviço de recuperação do Google e cole o código recebido. Confirme a opção em Próxima;

7. Agora é hora de criar uma nova senha de, pelo menos, 8 caracteres. É importante que seja forte, mas, ao mesmo tempo, seja lembrada facilmente. Confirme a senha no campo abaixo e clique em Próxima;

8. Na tela seguinte, vá em Continuar e, pronto, já terá novamente acesso à sua conta no serviço.

Não consigo me lembrar da minha senha mais recente ou do email de recuperação. E agora?

Se não se lembra de sua senha mais recente, após o passo 2, vá em Tentar de outro jeito. A companhia enviará um código de acesso para o email de recuperação cadastrado. Então, basta seguir o tutorial acima a partir do passo 5.

Pode acontecer também de o usuário ter criado sua conta no Google há muitos anos e indicado um endereço que já não utiliza mais. Então, no passo 4, clique em Tentar de outro jeito.

Recuperar conta gmail

Você precisará responder à sua pergunta de segurança corretamente. Depois informe o mês e o ano no qual a conta foi criada (o que pode ser um pouco complicado). Se não souber, o Google informará que precisa de um tempo para analisar a solicitação e pede para que indique um email para contato.

Como recuperar a conta do Gmail caso tenha esquecido o email de login

1. Acesse a página Localize seu e-mail do Google;

2. Insira seu número de celular cadastrado no Google ou o email de recuperação registrado no momento de criação da conta;

Recuperar

3. Em seguida, digite o nome e sobrenome usados em sua conta do Google;

4. Caso tenha inserido o email de recuperação, pule para o passo 7. Se informou o número do celular, o Google irá solicitar o envio de uma mensagem para o fornecimento de informações que possam auxiliar na recuperação. A empresa informa que, pelo serviço, são cobradas “taxas padrão”. Clique em Enviar;

5. Logo, você receberá, no celular, uma mensagem com um código de verificação. Na página de recuperação de email, digite o código e siga em Próxima;

6. Na página seguinte, será exibido o seu endereço de email no serviço;

7. Se tiver informado seu email de recuperação, o Google solicitará o envio de um código de verificação para esse endereço. Para isso, vá em Enviar;

Recuperar conta do Gmail

8. Em uma nova aba, acesse essa conta, abra a mensagem enviada pelo Google e copie os números;

9. Volte à aba do serviço de localização de email e cole o código recebido. Confirme a opção em Próxima;

10. Na página seguinte, será exibido o seu endereço de email no serviço.

Recuperar uma conta do Gmail que foi invadida

Se suspeita que sua conta do Gmail foi invadida, o Google dá algumas dicas de como recuperá-la. De acordo com a empresa, alguns sinais de que há outra pessoa usando seu email são:

  • Parar de receber emails;
  • Enviar mensagens estranhas ou de spam para amigos;
  • Ter o nome de usuário alterado;
  • Ter emails da caixa de entrada excluídos e não encontrá-los na Lixeira.

Além disso, é provável que o invasor tenha alterado a sua senha. Por isso, o primeiro passo a seguir é acessar a página de Recuperação de Conta do Google e seguir o passo a passo de como recuperar o acesso se tiver esquecido a senha.

Depois disso, a empresa recomenda conferir se há alguma atividade suspeita nas suas configurações. Para isso, basta acessar a página para Revisar os eventos de segurança recentes.

Recuperar conta gmail

Também é recomendável gerenciar quais dispositivos acessaram a sua conta, na seção de segurança Dispositivos usados recentemente. Assim, conseguirá identificar algum pelo qual não tenha realizado o login e remover seu acesso.

Como criar uma senha forte e se manter protegido

Criar uma senha que mantenha as informações pessoais seguras e, ao mesmo tempo, seja fácil de lembrar, pode não ser uma missão simples. Para ajudar, o Google disponibiliza algumas orientações sobre o tema.

De acordo com a empresa, o ideal é escolher uma senha diferente para cada conta. Por exemplo, uma para o Gmail, outra para o Facebook, uma terceira para o e-mail profissional e assim por diante.

Além disso, as senhas mais longas são mais difíceis de serem descobertas. Ao mesmo tempo, é importante que seja algo possível de ser lembrado. Algumas soluções seriam usar o verso de uma música, a fala de um filme ou o trecho de um livro.

Outras alternativas seriam uma sequência de termos que têm um significado para você ou uma abreviação, usando a primeira letra de cada palavra que forma uma frase.

Também é importante ficar atento para não escolher senhas fracas ou muito óbvias, como seu nome e sobrenome, nome12345, sua data de aniversário ou de parentes. Outra dica é não começar ou finalizar uma senha com um espaço em branco ou que já tenha sido usada anteriormente em sua conta.

Caso seu problema não seja a conta no Gmail, mas, sim, conversas perdidas, confira como recuperar mensagens no WhatsApp. Veja também como recuperar fotos excluídas no Android rapidamente.

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, já trabalhou com assessoria de imprensa, comunicação interna e há sete anos escreve sobre tecnologia - sua verdadeira paixão. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.