Como recuperar contatos apagados do celular Android e do iPhone


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Recuperar contatos que foram excluídos do celular pode ser mais simples do que se imagina. Tanto nos smartphones Android quanto no iPhone, os usuários costumam ter uma conta vinculada ao aparelho. Através dela, é feito o backup de arquivos, apps e agenda telefônica constantemente.

Esses dados são mantidos na nuvem por um tempo, permitindo restaurar algumas informações que foram apagadas do dispositivo. Assim, é possível encontrar o número de telefone de um amigo que perdeu para falar no WhatsApp, por exemplo.

Como recuperar contatos excluídos do Android

Os contatos guardados em um celular Android habitualmente são salvos como um Contato do Google. A informação é sincronizada e pode ser acessada de qualquer dispositivo com acesso à internet conectado à mesma conta.

O passo a passo a seguir serve tanto para quem deseja resgatar um contato específico ou todos eles, no caso de perda ou dano do aparelho. Vale destacar que é possível desfazer todas as alterações feitas em um período de até 30 dias.

1. Abra o aplicativo Contatos e toque sobre o ícone formado por três linhas, no canto superior esquerdo da tela;

captura de tela do passo a passo de como recuperar contatos excluídos no Android

2. No menu que abrir, vá em Configurações;

3. Role a tela e toque na opção Desfazer alterações;

captura de tela do passo a passo de como recuperar contatos excluídos no Android

4. Na caixa Desfazer alterações, escolha o período de tempo ao qual deseja retornar as configurações da lista de contatos. Se não encontrar o tempo que precisa, vá em Personalizado e insira os dias, horas e minutos. Em seguida, vá em Confirmar.

Será exibido um recado de confirmação. Imediatamente, os contatos excluídos dentro do período selecionado voltarão a ser exibidos na agenda.

Caso não funcione, é possível que o contato tenha sido salvo no armazenamento do dispositivo ou que seu backup de contatos não esteja ativado. Para confirmar, vá em app Configurações → Contas → conta do Google → Sincronização da conta. Confira se a chave ao lado da opção Contato está ativada.

A companhia explica que o backup não está disponível para contas de crianças nem do GSuite.

Como recuperar contatos excluídos do iPhone

No iPhone, as informações de contatos, calendários e favoritos são salvos automaticamente na conta do iCloud do proprietário. Se, por acaso, deletou um número sem querer, é possível que consiga restaurá-lo em uma versão anterior salva.

1. Acesse o icloud.com e, caso não esteja conectado, insira seus dados de login;

2. Na tela que abrir, clique em Ajustes de conta, abaixo do seu nome;

captura de tela inicial do serviço icloud.com

3. Na seção Avançado, opte por Restaurar contatos;

captura de tela da recuperação de contatos no iPhone

4. Serão exibidas diversas versões de backup. Clique na opção Restaurar ao lado da data anterior àquela em que acredita que o contato foi excluído;

5. Clique novamente em Restaurar.

Pronto! Você deverá receber uma notificação no iCloud e por e-mail informando quando a restauração for concluída.

Como transferir contatos do iPhone para o Android

Como recuperar contatos excluídos do chip

Atualmente, com a opção do backup de contatos na nuvem, cada vez menos se armazena itens no chip SIM. No entanto, se você ainda uso essa mídia física para guardar números e excluiu algum que não desejava, saiba que há alguns programas prometem recuperar esses dados.

É comum, entretanto, que essas soluções podem não conseguir cumprir o prometido. muitas vezes, esses apps requerem ainda que o aparelho tenha root ou que sejam habilitadas opções que deixam o dispositivo vulnerável.

Já a Apple explica que o iPhone não salva contatos no cartão SIM. Portanto, a única forma de recuperá-los é realizando o procedimento via iCloud, como explicamos acima.

Se quiser fazer o caminho inverso, ou seja, transferir contatos salvos em um chip para o iPhone, é possível. Para isso, vá em Ajustes → Contatos → Importar Contatos SIM. Em seguida, informe onde quer guardá-los e aguarde a conclusão do processo.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.