Descubra como recuperar fotos excluídas no Android rapidamente


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Deletar uma imagem do celular e depois se arrepender é bastante comum. No entanto, recuperar fotos excluídas do Android não é uma missão impossível.

Antes de se desesperar por acreditar que perdeu o arquivo de vez, uma dica é procurar na lixeira do Google Fotos. Os arquivos permanecem na pasta por 60 dias depois de deletados.

Caso realmente não encontre o que deseja, será necessário recorrer à instalação de um aplicativo. Entre os apps disponíveis na Google Play destacamos os seguintes:

Confira a seguir como recuperar suas fotos excluídas no Android e como evitar que isso ocorra no futuro.

Como recuperar fotos excluídas na Lixeira do Android

A Lixeira do Android armazena os arquivos excluídos por 60 dias. Confira como é simples procurar por uma foto deletada na pasta.

1. Abra o app de Google Fotos;

2. Toque no ícone formado por três linhas, localizado ao lado da barra de pesquisa da pasta;

Como recuperar fotos excluídas

3. No menu lateral que abrir, vá em Lixeira;

4. Dentro da Lixeira, você encontrará os últimos arquivos excluídos. Caso não encontre a imagem, é provável que a pasta esteja cheia. Nessa situação, o sistema exclui definitivamente as fotos;

5. Caso encontre a foto que procura, toque sobre ela;

6. Ao ser aberta, selecione a opção Restaurar;

Como recuperar fotos excluídas

7. Se quiser recuperar todas as imagens, basta tocar em Restaurar, situado no canto superior direito da pasta;

8. Confirme sua escolha em Restaurar.

Como recuperar fotos excluídas no Android com ajuda de um app

Caso não tenha encontrado a imagem que desejava ou a tenha excluído por um período superior a 60 dias, será necessário recorrer a um app de recuperação de arquivos. No tutorial, optamos pelo programa DigDeep Image Recovery.

1. Faça o download e instale o DigDeep Image Recovery no celular;

2. Depois de instalado, abra o app;

3. Conceda permissão para que o aplicativo acesse fotos, mídias e arquivos do dispositivo;

4. Aguarde até que o programa finalize o processo de recuperação. Isso pode levar alguns minutos;

5. Em seguida, toque em Yes, I agree para concordar com os termos do programa, que solicita que os usuários tenham mais de 16 anos;

Como recuperar fotos excluídas

6. Logo, o app exibirá todas as fotos separadas em pastas. Acesse as pastas para visualizar as imagens recuperadas;

7. Se encontrar aquela que deseja, toque sobre ela para selecioná-la;

8. Em seguida, vá em Restore.

  • As fotos recuperadas são salvas na pasta RestoredPictures, na galeria de imagens do smartphone.

Não consegui recuperar as fotos que eu queria. E agora?

Pode ser frustrante não conseguir recuperar uma foto que deseja muito, mas, infelizmente, isso pode acontecer. De acordo com o site do serviço especializado em recuperação de dados CBLTech, apesar da eficácia dos apps, eles não garantem o resgate de todas as fotos.

Dentre os motivos para que isso ocorra estão arquivos corrompidos e imagens excluídas há muito tempo, que não podem ser encontradas. Sendo assim, a melhor forma de evitar esse tipo de situação é se prevenir.

Como não perder mais nenhuma foto do celular

Atualmente, estão disponíveis diversos serviços de armazenamento na nuvem, muitos deles gratuitos. Além de liberar espaço da memória do aparelho, eles garantem que o usuário não perca seus arquivos quando são excluídos do celular ou caso algo ocorra com o dispositivo.

Mas, afinal, o que é isso de nuvem? O termo Cloud computing, que em inglês que significa computação na nuvem, diz respeito ao armazenamento e acesso de dados em um servidor na internet e não na memória do aparelho.

Entre as ferramentas mais conhecidas que oferecem esse tipo de serviço estão o Google Drive, o Dropbox, Onedrive, o iCloud (exclusivo para dispositivos da Apple e Windows) e o Box.

Por padrão, o Google Drive já vem instalado em dispositivos Android, sistema operacional desenvolvido pelo Google. Por isso, se optar por ele, pode configurar o backup automático, ou seja, fazer com que todas as fotos tiradas ou recebidas no celular sejam encaminhadas para sua conta na nuvem.

Para realizar o processo, basta entrar na pasta que deseja que os arquivos sejam salvos automaticamente na internet (como Câmera, WhatsApp Images, Instagram etc.) e ativar a chave ao lado da opção Backup e sincronização.

Quem gosta muito de fotos precisa conferir nossa lista com 7 apps de montagem imperdíveis! Mas, se além das imagens, você também perdeu seus registros de mensagens, veja como recuperar conversas apagadas no WhatsApp.

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, já trabalhou com assessoria de imprensa, comunicação interna e há sete anos escreve sobre tecnologia - sua verdadeira paixão. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.