Saiba como fazer repost de foto e vídeo no Instagram sem complicação


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Se você usa o Instagram, já deve ter percebido que as opções de compartilhamento não são muito amplas dentro do aplicativo. Fazer repost, dando o crédito para o autor da foto original por exemplo, é uma opção muito procurada. Por isso, o AppGeek explica como repostar com apps leves e simples.

Existem vários aplicativos leves e fáceis de usar que permitem fazer repost de conteúdos do Instagram. Podemos citar alguns dos mais populares:

Como fazer repost no Instagram

Por serem muito fáceis de utilizar e semelhantes no funcionamento, o AppGeek escolheu o Repost for Instagram, que é o mais conhecido, para o tutorial abaixo. Com o aplicativo, o repost de uma foto ou vídeo é feito em questão de segundos.

1. Baixe e instale o Repost for Instagram;

2. Abra o aplicativo do Instagram;

3. Ao encontrar o conteúdo que deseja repostar, clique nos três pontos no canto superior direito acima da foto ou vídeo;

4. Toque em Copiar link;

5. Abra o Repost for Instagram;

  • Automaticamente aparecerá o conteúdo que deseja compartilhar em uma lista chamada New;

6. Clique sobre o conteúdo;

Como fazer repost no Instagram

7. Escolha onde ficará a caixa com o crédito da imagem e selecione a cor;

  • Há a opção de repostar sem incluir o crédito, mas além de não ser recomendado, no Repost for Instagram só é possível selecionar esta opção se tiver o aplicativo na versão premium.

8. Toque em Respost;

  • Na tela, surgirá uma caixa de diálogo avisando que o texto da postagem original foi copiado para a área de transferência. Isto para facilitar caso queira usar a mesma legenda da publicação de origem para o repost.

9. Clique em Open Instagram;

Como fazer repost no Instagram

10. Na próxima tela, basta fazer o procedimento normal de postagem no Instagram.

Pronto! Não se esqueça de que a legenda original pode ser utilizada no repost, mas é possível escrever um novo texto antes de compartilhar o conteúdo no seu feed.

Tecnicamente, e baseado nas leis de direito autoral, as pessoas teriam que pedir permissão do autor para fazer um repost. É claro que muitos não fazem isso, mas se não se importar, envie uma mensagem privada para o autor e peça a permissão. Faça isso nos comentários da publicação, se preferir.

Mesmo que não obtenha uma resposta, já é um registro de que tentou informá-lo de que iria repostar o conteúdo.

Vale lembrar que no Instagram é possível compartilhar postagens com os seus amigos através de mensagens diretas, enviando para quem quiser aquela imagem incrível.

Também dá para enviar a postagem pelo WhatsApp e outros serviços de maneira prática pelo avião de papel.

Há pessoas que salvam as imagens que desejam no celular ou PC para fazer novas postagens. Porém, não contam com os créditos do autor original, o que não é recomendado. Por isso, seja precavido e escolha uma de nossas indicações!

Lembre-se de que o Instagram é uma rede social, mas não exímia das leis de direito autoral. Por isso, esteja sempre atento e evite baixar as imagens diretamente e repostá-las sem o crédito devido!

E se quer ficar mesmo craque no Instagram, temos 10 dicas para Stories mais atrativos. Também damos algumas dicas para criar uma biografia interessante e listamos as hashtags mais populares da rede social por categoria.

Mas se está investindo no Instagram para marketing, o AppGeek indica ações e apps para ganhar curtidas, além de 6 ferramentas para ganhar seguidores!

Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade, religião, entre vários assuntos. Sem falar nas nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, Game of Thrones, etc. e tal.